A hora do lanche dos pequenos pode ser um desafio e tanto! Nesse momento, os pais precisam abusar da criatividade para oferecer uma refeição saudável, nutritiva e que seja também atrativa para as crianças. Para a nutricionista Renata Monteiro, parceira da Campo Largo, além de pensar nos alimentos em si, algumas atitudes podem ajudar a tornar esse momento mais divertido para eles e, consequentemente, incentivá-los a comer melhor. Confira:
- Convide o pequeno para ajudar no preparo
“O contato com o alimento pode despertar curiosidades na criança. O alimento é uma ‘ferramenta’ de percepções sensoriais. Sensações como olfato, tato, paladar e visual refletem de forma positiva para aproximar a criança do alimento”, explica a profissional. O pequeno pode ficar responsável por descascar as frutas que não precisem de utensílios cortantes, lavar os vegetais ou separar as porções corretas.
- Faça refeições divertidas
“Opte por alimentos coloridos, crie figuras no prato ou lancheira usando as comidinhas, aposte em cortes variados, use acessórios diferentes, como garfos, facas e palitinhos de personagens. Nessa hora vale tudo para que a criança se interesse pela refeição. E torná-la mais divertida é um ótimo caminho”, sugere Renata.
- Inclua produtos nutritivos
“A alimentação infantil precisa de valor nutricional de diferentes grupos alimentares. É muito importante garantir que a refeição tenha uma fonte de proteína, uma fruta, um carboidrato e uma bebida para manter os níveis de hidratação adequados”, comenta a nutricionista e completa, “fuja de alimentos industrializados e sucos de saquinho. Prefira bebidas sem conservantes, sem adição de açúcares, sem corantes ou aromatizantes, como sucos integrais ou água de coco, que contam com sais minerais, vitaminas e antioxidantes. Hoje o mercado oferece diversas opções de sabores que são ricos em nutrientes e têm o tamanho ideal para as lancheiras.”
- Dê o exemplo
“Dar o exemplo faz com que a criança seja incentivada a conhecer os alimentos, dessa forma, ela tem mais chances de seguir com uma alimentação saudável. Nessa hora, os pais podem mostrar como está montando seu prato, contar uma história que envolve aqueles alimentos, além de explicar como, de fato, como aquelas comidinhas vão fazer bem para sua saúde.”