Janeiro no Inhotim traz atividades diárias para toda a família 

Em janeiro, mais dias de visitação no Inhotim. O maior museu a céu aberto da América Latina estende o seu funcionamento também às terças-feiras, com uma programação especial desenvolvida pela equipe de Educação para o mês das férias escolares. Com atividades diárias, como a Visita Panorâmica e as oficinas artísticas, o Inhotim é um espaço de encontros e de conhecimento, combinação ideal para começar o ano em contato com arte, natureza e educação.

As quartas seguem gratuitas, além do último domingo do mês (em janeiro de 2025, dia 26). Confira o Guia Inhotim Gratuito para garantir sua entrada grátis no Instituto. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente pela Sympla. O Inhotim não tem atendimento ao público apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2024, e nos dias 1º e 25 de janeiro de 2025.

No dia 18 de janeiro, sábado, o Próxima Parada: Inhotim, programa quedisponibiliza o transporte coletivo gratuito saindo de regiões de Brumadinho para o Inhotim, convida as comunidades de Aroucas, Eixo Quebrado e Águas Claras para embarcarem em um dia de visitação no Inhotim.

Já o Ateliê Circulante traz seis edições para o mês de janeiro, com educadores e artistas: “Palavras de Verão” propõe uma atividade dentro da obra Piscina (2009), de Jorge Macchi, para construir palavras e frases que nos lembram sobre a importância do descanso; “Recriando Imagens e Narrativas: a arte da colagem manual”, com a artista Domitila de Paulo,convida à experimentação ao recortar e deslocar imagens de seus contextos originais, criando cenários e narrativas; “Aquarela das Plantas” incentiva a observação detalhada e a percepção da paisagem em um exercício que usa a aquarela; “O que você leva na bolsa?”, com a artista Juliana de Oliveira, reflete sobre como os objetos que carregamos mostram nossas histórias, personalidades e desejos por meio da técnica da escultura; “Desconstruindo limites” cria intervenções únicas em grades e telas, ressignificando as possibilidades de liberdade e superação; e “Transfigurando Jardins” se inspira nos elementos pictóricos apresentados por Carroll Dunham em sua obra Garden 1-5 (2008) e convida o público a criar elementos e seres que compõem um jardim, com sementes, folhas, galhos, linhas, lã, miçangas, sisal, materiais de modelagem e madeira.

De terça a domingo, às 10h30, a Visita Panorâmica convida as pessoas visitantes a participarem de um trajeto que apresenta destaques botânicos e artísticos, narrativas que remetem às origens do Inhotim e um panorama do que há para ser visto, hoje. Para participar, basta se inscrever na Recepção a partir das 10h.

Confira a programação completa de janeiro no Inhotim:

Ateliê Circulante 

Imagine encontrar um ateliê a céu aberto durante sua visita ao Inhotim. O Ateliê Circulante entende todos os espaços do museu e jardim botânico como lugares de vivência que envolvem diversas linguagens artísticas. A cada semana, nosso ateliê migra para um local diferente, investigando como cada espaço nos ajuda a descobrir formas de criar e experimentar a arte e natureza.

Palavras de Verão 

2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 e 10 de janeiro, às 14h

Por Filipe Camato

25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Jorge Macchi, Piscina (2009) [A15]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre

*Na ocorrência de chuvas, a atividade poderá ser cancelada. 

Na estação mais solar do ano, o público do Inhotim é convidado a pensar o lazer a partir do acervo do museu. O que fazemos quando não há nada para fazer? Dentro da obra Piscina (2009), de Jorge Macchi, serão construídas palavras e frases que nos lembram sobre a importância do descanso. Traga sua roupa de banho.

Recriando Imagens e Narrativas: a arte da colagem manual 

11 e 12 de janeiro, às 14h

Com Domitila de Paulo (MG)

25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Galeria Praça [G3]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre

*Na ocorrência de chuvas intensas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx. 

A colagem manual é um convite à experimentação: recortando e deslocando imagens de seus contextos originais, criamos cenários e narrativas, ressignificando o que vemos. Nesta oficina, conduzida pela artista Domitila de Paulo, vamos mergulhar nesse processo, experimentando o gesto de cortar para além dos formatos normativos e da obviedade, construindo significados inéditos.

Aquarela das Plantas 

14, 15, 16 e 17 de janeiro, às 14h

Por Daniela Brandão e Victória Brandão

25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Jardim Sombra e Água Fresca [J8]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre

*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx. 

Partindo do encontro entre arte e natureza, a equipe de Educação do Inhotim convida o público a investigar composições, formas, contrastes e diversos padrões de cores presentes nas espécies do Jardim Botânico. A atividade incentiva a observação detalhada e a percepção da paisagem em um exercício que usa a aquarela para inspirar quem participa a expressar e perceber o ambiente ao redor.

O que você leva na bolsa? 

18 e 19 de janeiro, às 14h

Com Juliana de Oliveira (MG)

25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Rirkrit Tiravanija, Palm Pavilion (2006 – 2008) [A18]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre

*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx. 

O que você carrega na bolsa, na carteira ou no bolso da calça todos os dias? Uma maquiagem, uma caneta ou um documento de identidade? Na oficina O que você leva na bolsa?, a artista Juliana de Oliveira nos convida a refletir sobre como os objetos que carregamos mostram nossas histórias, personalidades e desejos por meio da técnica da escultura.

Desconstruindo limites 

21, 22, 23, 24, 25 e 26 de janeiro, às 14h

Por Fernanda Morais

25 vagas I Duração: 2 horas | Local: Rommulo Vieira Conceição, O espaço físico pode ser um lugar complexo, abstrato e em construção (2021) [A25]* | Inscrições no local a partir das 10h30 | Classificação Indicativa: Livre

*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx. 

Na busca por novos significados, transformamos as grades em formas de expressão que nos levam a imaginar a vida para além dos limites. Ora como barreira física, ora como metáfora da vida, estão presentes em trabalhos de alguns artistas do acervo do Inhotim, como Dóris Salcedo, Cildo Meireles e Rommulo Vieira Conceição. Nesta oficina, cada participante vai criar intervenções únicas em grades e telas, ressignificando as possibilidades de liberdade e superação.

Transfigurando Jardins 

28, 29, 30 e 31 de janeiro, das 14h às 16h 

Por Paula Libertad

25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Carroll Dunham [G22]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre

*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx. 

Com inspiração nos elementos pictóricos apresentados por Carroll Dunham em sua obra Garden 1-5 (2008) e em estímulos do entorno da galeria, composta por paisagens planejadas e de vegetação espontânea, convidamos o público a criar elementos e seres que compõem um jardim. Para isso, serão utilizados sementes, folhas, galhos, linhas, lã, miçangas, sisal, materiais de modelagem e madeira.

Visita Panorâmica 

De terça a domingo, às 10h30

25 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Recepção | Inscrições no local a partir das 10h | Classificação Indicativa: Livre

Venha conhecer a história e as coleções do Inhotim. Na companhia de nossos educadores e educadoras, a pessoa visitante participa de um trajeto que apresenta destaques botânicos e artísticos, narrativas que remetem às origens do museu e um panorama do que há para ser visto, hoje.

Próxima Parada Inhotim 

Edição Edição Aroucas + Eixo Quebrado + Águas Claras 

18 de janeiro, às 9h30

40 vagas | Local: saída da Igreja de Sant’ana (Aroucas), com parada no Campo de Futebol do Eixo Quebrado (Rodovia José Silva Martins, 121) e na Igreja de Nossa Senhora do Belo Ramo (Águas Claras) | Retorno às 15h30 | Inscrições via formulário | Classificação Indicativa: Livre

Nas férias, o Próxima Parada convida as comunidades de Aroucas, Eixo Quebrado e Águas Claras para embarcarem em um dia de visitação no Inhotim. Não se esqueça de vir com roupas e calçados confortáveis, traga a sua garrafinha de água e participe de um dia repleto de programações e novidades no museu.

 
Exposições Temporárias 

Esconjuro, de Paulo Nazareth  

Curadoria de Beatriz Lemos e Lucas Menezes

Tendo como pontos de partida as relações entre história, território e deslocamentos, o artista Paulo Nazareth ocupa a Galeria Praça e outros espaços. A segunda estação de Esconjuro, a primavera, foi inaugurada em 23 de novembro de 2024 e chega com foco na transmutação e na transformação, nos trânsitos e nas migrações.

Galeria Praça [G3] 

Até fevereiro de 2026

Tangolomango, de Rivane Neuenschwander 

Curadoria de Beatriz Lemos, Douglas de Freitas e Júlia Rebouças

Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte, MG) exibe uma de suas maiores exposições individuais. Tangolomango (2024)apresenta temas que aparecem no conjunto de suas obras, como infância, medo, memória, política e linguagem. Deste modo, investiga a elaboração do medo e da infância como chave para discutir a política e instituições autoritárias.

Galeria Mata [G1]  

Até março de 2026

Apenas depois da chuva (2024), Rebeca Carapiá  

Curadoria de Beatriz Lemos e Deri Andrade

Lago True Rouge 

Até agosto de 2026

Rebeca Carapiá apresenta Apenas depois da chuva (2024), instalação escultórica comissionada composta por 20 peças, que reflete sobre a relação entre a água e o território, explorando a abstrata escrita encontrada nos seus desenhos e esculturas. A instalação é uma continuação da pesquisa de Carapiá sobre a interação de elementos naturais e escultóricos, formas e paisagens. 

Homo sapiens sapiens, Pipilotti Rist 

Curadoria de Douglas de Freitas e Lucas Menezes

Galeria Fonte [G4]  

Até agosto de 2026

A suíça Pipilotti Rist, referência da videoarte mundial, traz a obra imersiva Homo sapiens sapiens (2005), filmada há quase vinte anos nos jardins do Inhotim, originalmente apresentada na Bienal de Veneza. A instalação questiona e celebra a conexão entre o indivíduo e o universo, refletindo sobre temas como fantasia, sonho, humor, desejo e erotismo.

Ensaios sobre paisagem  

Curadoria de Douglas de Freitas e Deri Andrade

Galeria Lago [G6]  

Até julho de 2025

Por meio de pintura, desenho, fotografia e escultura, Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia ressignificam a paisagem. Os trabalhos atravessam a pauta global dedicada às discussões, à pesquisa e aos efeitos das mudanças climáticas, bem como ancestralidade, artificialidade, tempo, metamorfose e arqueologia.

Giro (2023), Luana Vitra 

Curadoria de Deri Andrade

Galeria Marcenaria [G9] 

Até fevereiro de 2026

A multiartista de Contagem (MG) carrega em seu trabalho a experiência das paisagens minerais e industriais do seu entorno e as referências familiares ligadas aos ofícios do seu pai, torneiro mecânico, e da sua mãe, professora, para elaborar um ambiente imersivo no qual gesto e forma encontram materiais como o cobre e o barro. Comissionado pelo Inhotim, o trabalho traz como elementos materiais vasos de cerâmica, pedras que integram os caminhos do Inhotim e peças em cobre, propostos para estabelecer questionamentos sobre as relações desenvolvidas com a paisagem, sobretudo a de Minas Gerais.

O Barco (2021), Grada Kilomba  

Curadoria de Júlia Rebouças e Marilia Loureiro

Galeria Galpão [G11]  

Até fevereiro de 2026

Com mais de cem blocos de madeira, Kilomba retrata o fundo das embarcações que levavam pelo oceano milhões de corpos africanos escravizados. Ao longo do deslocamento pelos blocos, o público depara-se com um poema escrito por ela e traduzido para seis línguas: yoruba, kimbundu, crioulo de Cabo Verde, português, inglês e árabe da Síria.

INFORMAÇÕES GERAIS 
INSTITUTO INHOTIM 

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO  

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim funciona também às terças.

ENTRADA 

Inteira: R$ 50,00* | Meia-entrada**: R$ 25,00.

*A partir de janeiro de 2025, valores atualizados: Inteira: R$ 60,00 | Meia-entrada: R$ 30,00.

**Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/  

ENTRADA GRATUITA

Inhotim Gratuito: acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim.

Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; Crianças de 0 a 5 anos.

Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;

Domingo Gratuito: último domingo do mês é gratuito;

LOCALIZAÇÃO  

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!