Japan House São Paulo traz a tradição japonesa do Daruma às ruas de São Paulo

Com o objetivo de disseminar um costume do Japão para além da sede localizada na Avenida Paulista, 52, a Japan House São Paulo promove a Campanha Daruma (#DARUMAJHSP) pelas ruas de São Paulo e no ambiente online, de 17 de janeiro a 31 de março. Muito reverenciado e popular no país nipônico, o Daruma é conhecido como um Amuleto da Sorte para a realização de desejos, bastando pintar o olho esquerdo ao fazer o pedido e o direito quando este é atendido, em um processo chamado de “O abrir dos Olhos”, indicando que o desejo foi realizado.

Posicionado em um roteiro com seis diferentes endereços na cidade até 27 de fevereiro, com a permanência de uma semana em cada local, o Daruma – de dois metros de altura – chega às ruas da cidade em uma proposta híbrida de interação que une o presencial com o digital. Para participar, o público deverá tirar uma foto do amuleto gigante usando um filtro do Instagram que permitirá pintar o olho direito do Daruma para fazer o pedido, além de poder customizar o design do talismã usando outras cores e desenhos. Um QR Code disponível no local trará orientações gerais e o link de acesso ao filtro, que traz possibilidades adicionais como o uso de gifs, desejos de prosperidade para o mundo, entre outras. Já no ambiente online, a #DARUMAJHSP se estende até o final de março com conteúdo especial sobre a história e curiosidades deste ícone da cultura japonesa nas redes sociais da instituição. A ação conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo (SPTuris) e Pilot Pen.

De cor preta e branca, o grande Daruma propõe disseminar um espírito positivo e de boa sorte pela cidade, em uma experiência que mescla a vivência presencial e digital. “A simbologia do Daruma é muito forte. Como talismã da sorte, pode alimentar a esperança em dias melhores, por meio de uma das mais bonitas tradições da cultura japonesa. Será um prazer trazer esta tradição a tantos pontos icônicos da cidade.”, comenta Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.

O roteiro terá início na Praça da Liberdade e, a partir deste endereço, o Daruma será levado para outras cinco localidades da cidade: Praça da República; Praça Silva Romero; Largo da Matriz da Freguesia do Ó; Largo da Batata, encerrando o tour em frente a Japan House São Paulo. Na semana do aniversário da capital paulista, comemorado em 25 de janeiro, o Daruma ocupará um lugar especial em celebração aos 468 anos da cidade.

O Daruma
Muito popular no Japão, sua história remonta ao século 6, quando o Budismo Zen chega ao Japão, junto com retratos e placas de madeira de seu fundador, o monge Bodhidharma. No século 18, retratando o monge Bodhidharma, surge o boneco Okiagari Koboshi, considerado o precursor do Daruma. Segundo crença popular, a roupa vermelha do Bodhidharma é um amuleto para evitar a varíola e, neste momento, as vendas do boneco explodem. No início do século 19, aparece o Me-ire Daruma, com olhos vazados para serem pintados e, a partir daí, se consolida como amuleto da sorte na cultura do Japão. Ao longo dos tempos, surgem muitas variantes deste ícone em outras opções de formatos, personagens e cores, que podem variar de acordo com o tipo do desejo como verde (saúde); preto (proteção); vermelho (segurança); amarelo (sorte) e azul (prosperidade). Com duração de um ano, mesmo que o pedido não tenha sido atendido, o Daruma deve ser incinerado ao final de cada ciclo em uma cerimônia chamada Otakiage, que acontece todo ano em templos budistas ou xintoístas. Atualmente, o Daruma possui diversas festas no Japão – sendo inclusive vendido nessas ocasiões – como o Grande Festival Nanakusa (Feira de Daruma em Takasaki) do templo Syorinzan, em Gumma; Festival Yakuyoke Ganzai Daishi (Feira de Daruma em Shindaiji), em Tóquio; Festival Bishamonten, em Shizuoka, entre outros, reunindo milhares de pessoas todos os anos. Resultado de sua popularidade, o Daruma é fonte de diversas brincadeiras infantis, além de ser representado de forma própria em diversas regiões.


Japan House São Paulo
Campanha #DARUMAJHSP
Nas ruas: de 17 de janeiro a 27 de fevereiro de 2022
Nas redes sociais da instituição: de 17 de janeiro a 31 de março de 2022
Mais informações e roteiro: https://daruma.japanhousesp.com.br/

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo:
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!