O livro infantil A grande invenção parte da pergunta implícita “O que você quer ser quando crescer?” e, de um jeito criativo e espontâneo, apresenta profissões que, sob a ótica da infância, podem ganhar outros nomes. De maneira divertida, a autora Vanessa Barbara apresenta os sonhos de várias meninas. A Bianca, por exemplo, quer ser motorista de carrinho de pipoca; a Fernanda, provadora de colchões; a Helena, pedicure de centopeia; e a narradora protagonista, que diz já ser inventora. Assim, entre profissões e invenções, a imaginação ganha asas, e os anseios da infância se revelam. Nessa história não há limite, tudo é possível e permitido, principalmente a criança sonhar para tornar-se o que quiser.

A infância é a fase das experimentações, de perceber e dar significado ao que vê em seu entorno, compreendendo e se identificando com os diferentes papéis sociais que integram a sociedade. Quando é dada à criança a chance de ser quem deseja ser, não há limites para o seu desenvolvimento, e sua trajetória torna-se algo possível e cheio de autoconfiança. Ilustrado em 3D e narrado em primeira pessoa,
A grande invenção aborda essa questão com muita leveza, quebrando paradigmas e plantando uma semente no solo fértil da infância para ser disseminada na sociedade. Não há um modo mais profícuo de iniciar uma mudança senão pela literatura. E é isso que faz a autora Vanessa Barbara, inspirada em sua filha, uma grande inventora que, quando crescer, quer ser professora, astronauta e bióloga de saci-pererê. Assim, mãe e filha abrem espaço para as possibilidades e convidam o leitor a fazer o mesmo, em um universo em que não há barreiras.
Sobre a autora
Vanessa Barbaranasceu em São Paulo, em 1982. Quando criança, não sabia se queria ser jornalista ou escritora: na dúvida, acabou se tornando as duas coisas. Publicou nove livros de diferentes gêneros, de história em quadrinhos a livro de crônicas. É autora da obra infantil Mamãe está cansada (Companhia das Letrinhas, 2023) e dos romances Três camadas de noite (Fósforo, 2023), Noites de alface (Alfaguara, 2013), traduzido para seis idiomas e transformado em filme, e Operação impensável (Intrínseca, 2015). Ganhou o prêmio Jabuti pelo livro-reportagem O livro amarelo do terminal (CosacNaify, 2008). É colaboradora do jornal The New York Times e da revista piauí. As invenções deste livro são da filha dela, que, quando crescer, quer ser professora, astronauta, bióloga de saci-pererê ou o que mais ela quiser.
Sobre o ilustrador
Rafael Ramalhoé ilustrador e artista 3D. Nasceu em Curitiba (PR), onde sempre viveu. Trabalha com arte e ilustrações desde muito cedo. Estudou Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A grande invenção é o primeiro livro infantil que ilustra.
Ficha técnica
Título: A grande invenção
Autora: Vanessa Barbara
Ilustrador: Rafael Ramalho
Páginas: 40
Formato: 20,5 cm × 27,5 cm
ISBN: 9788596042406
Preço: R$ 65,00
Editora: FTD Educação