Livro infantil A grande invenção

O livro infantil A grande invenção parte da pergunta implícita “O que você quer ser quando crescer?” e, de um jeito criativo e espontâneo, apresenta profissões que, sob a ótica da infância, podem ganhar outros nomes. De maneira divertida, a autora Vanessa Barbara apresenta os sonhos de várias meninas. A Bianca, por exemplo, quer ser motorista de carrinho de pipoca; a Fernanda, provadora de colchões; a Helena, pedicure de centopeia; e a narradora protagonista, que diz já ser inventora. Assim, entre profissões e invenções, a imaginação ganha asas, e os anseios da infância se revelam. Nessa história não há limite, tudo é possível e permitido, principalmente a criança sonhar para tornar-se o que quiser.

A grande invenção, de Vanessa Barbara, da FTD

A infância é a fase das experimentações, de perceber e dar significado ao que vê em seu entorno, compreendendo e se identificando com os diferentes papéis sociais que integram a sociedade. Quando é dada à criança a chance de ser quem deseja ser, não há limites para o seu desenvolvimento, e sua trajetória torna-se algo possível e cheio de autoconfiança. Ilustrado em 3D e narrado em primeira pessoa, 

A grande invenção aborda essa questão com muita leveza, quebrando paradigmas e plantando uma semente no solo fértil da infância para ser disseminada na sociedade. Não há um modo mais profícuo de iniciar uma mudança senão pela literatura. E é isso que faz a autora Vanessa Barbara, inspirada em sua filha, uma grande inventora que, quando crescer, quer ser professora, astronauta e bióloga de saci-pererê. Assim, mãe e filha abrem espaço para as possibilidades e convidam o leitor a fazer o mesmo, em um universo em que não há barreiras.

Sobre a autora

Vanessa Barbaranasceu em São Paulo, em 1982. Quando criança, não sabia se queria ser jornalista ou escritora: na dúvida, acabou se tornando as duas coisas. Publicou nove livros de diferentes gêneros, de história em quadrinhos a livro de crônicas. É autora da obra infantil Mamãe está cansada (Companhia das Letrinhas, 2023) e dos romances Três camadas de noite (Fósforo, 2023), Noites de alface (Alfaguara, 2013), traduzido para seis idiomas e transformado em filme, e Operação impensável (Intrínseca, 2015). Ganhou o prêmio Jabuti pelo livro-reportagem O livro amarelo do terminal (CosacNaify, 2008). É colaboradora do jornal The New York Times e da revista piauí. As invenções deste livro são da filha dela, que, quando crescer, quer ser professora, astronauta, bióloga de saci-pererê ou o que mais ela quiser.

Sobre o ilustrador

Rafael Ramalhoé ilustrador e artista 3D. Nasceu em Curitiba (PR), onde sempre viveu. Trabalha com arte e ilustrações desde muito cedo. Estudou Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A grande invenção é o primeiro livro infantil que ilustra.   

Ficha técnica

TítuloA grande invenção

Autora: Vanessa Barbara

Ilustrador: Rafael Ramalho

Páginas: 40

Formato: 20,5 cm × 27,5 cm

ISBN: 9788596042406

Preço: R$ 65,00

Editora: FTD Educação

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!