Marietinha tem contação de histórias e brincadeiras para crianças em um sábado por mês

A criançada tem um espaço pra lá de divertido no projeto Marieta: o programa Marietinha, que convida artistas e coletivos para comandar brincadeiras e contações de histórias. A atração acontece no centro cultural Marieta Rocha, no Bixiga, em um sábado por mês, das 10h às 12h, com entrada gratuita. Os próximos encontros estão previstos para 14 de setembro, 05 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro.

Na programação, artistas/coletivos exploram em suas atividades a presença do corpo e das palavras faladas e sinalizadas, em um ambiente que valoriza a diversidade e a inclusão. As histórias são contadas em duas línguas, ao mesmo tempo: em português e em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, com acessibilidade feita pelos próprios artistas de forma integrada.

Em sua primeira temporada, o Marietinha convida o mini público para um mergulho em mundos dedicados à fabulação, ao compartilhamento de diferentes formas de narrativa, da oralidade aos contos visuais, tudo permeado por sonoridades, texturas e encantamento: uma contação de histórias especialíssima.

Quem comanda a diversão nos dias 14 de setembro e 9 de novembro é o RamariaS, um coletivo de pessoas surdas e ouvintes que se entendem nas diversidades e se identificam enquanto mulheres. As artistas fincam suas raízes no que as aproxima e brotam ramas nos conflitos dos diferentes jeitos de ser e de falar. Os trabalhos do grupo mesclam o teatro, poesia, narração de histórias e interação performática com o público, sempre priorizando a comunicação e acessibilidade. As histórias têm o objetivo de criar laços, empoderar ideias e ramificar forças.

Já o gRUPO êBA, que também proporciona o encontro entre as culturas surda e ouvinte, é a grande atração do dia 5 de outubro. No trabalho do coletivo, criado em 2012, as histórias, brincadeiras e músicas, usando o corpo, a voz e as mãos, transformaram-se em instrumentos para chegar até as crianças, levando leitura, alegria e muita imaginação.

Atualmente, além dos espetáculos de teatro e contação de histórias bilíngues, o grupo também realiza intervenções culturais, oficinas, vivências e cursos livres de Libras, sempre com o intuito de democratizar o acesso do público surdo e sensibilizar o público ouvinte para essa língua de forma lúdica e criativa.

Por fim, para o dia 7 de dezembro, o Marietinha está preparando uma Edição Especial de Fim de Ano, com direito a muitas surpresas.

A ideia do projeto é criar um espaço de encontro e aprendizado para curumins e suas famílias, construindo experiências que incentivam a imaginação e a criatividade. Vale só reforçar que crianças e adultos de todas as idades são bem-vindas, mas menores de 14 anos devem sempre estar acompanhados de um adulto responsável. 

Além disso, não é permitido fotografar na sala sem o consentimento prévio da pessoa retratada e não é tolerada nenhuma forma de violência, desrespeito, preconceito ou discriminação no centro cultural.

Sábados Acessíveis

Marietinha faz parte do projeto “Sábados Acessíveis”, que busca oferecer momentos de integração entre públicos, com a oferta de programação gratuita com diferentes medidas de acessibilidade, para naturalizar o convívio inclusivo, sem barreiras ou espaços exclusivos, todo mundo junto e misturado, como a vida é! 

O projeto “Sábados Acessíveis” é realizado com apoio do edital estadual da Lei Paulo Gustavo  de manutenção de espaços culturais. As sessões de Modelo Vivo e Clube da Escuta também fazem parte desta proposta, venha conhecer! 

Projeto Marieta

O Marieta é um projeto cultural colaborativo, fundado em 2015 com a proposta de ser um espaço de pesquisa, difusão e produção de arte e conhecimento. Um lugar onde não apenas consumir cultura, mas fazer cultura!

Com o objetivo de difundir conhecimento e estimular a vida cultural da sociedade, o Marieta oferece à comunidade uma constante e variada programação pública: grupos de trabalho, cineclubes, exposições, cursos, seminários, entrevistas, debates e residências culturais, entre inúmeras outras atividades.

Entre os destaques da programação organizada pelo projeto, estão o Marieta Virtual (cursos e palestras feitas no Zoom voltadas para profissionais do audiovisual), os Grupos de Desenvolvimento (espaços de criação e acompanhamento de projetos que também acontecem no Marieta Virtual); sessões gratuitas de Modelo Vivo (sessões de três horas para desenhar, estudar e trocar em coletividade sobre desenho de observação), o Mesa-Vitrine (uma residência gratuita para artistas visuais) e o Cineclube Marieta.

Marietinha

Quando: 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro

Um sábado por mês, das 10h às 12h

Marieta Rocha – Rua Rocha, 274, Bixiga

Quanto: Grátis, basta chegar (limitado a 40 lugares)

Consulte a programação do Marieta no Instagram @projetomarieta e no site do centro cultural

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!