Mascote Duda Fuça visita a Casa de Portinari em dezembro

Em mais um episódio da websérie infantil da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, “Se é Cultura, a Duda Fuça”, a mascote visita o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, interior do estado. O roteiro foi reflexo da comemoração pelos 120 anos do artista, em 2 de dezembro deste ano. O episódio foi ao ar nesta quinta-feira (21), às 14h, e está disponível no canal @cultsp no YouTube.

Nesta edição, Duda conta um pouco da história de Cândido Portinari, um renomado artista brasileiro que, por meio de sua obra, transcende fronteiras e se destaca por sua representação ímpar da cultura e da sociedade brasileira. Nascido em Brodowski, em 1903, “Candinho”, como era chamado, viu sua cidade natal tornar-se um cenário inspirador e formativo para sua carreira artística. Hoje, uma de suas residências deu origem ao Museu Casa de Portinari, que pode ser visitado por todos de forma gratuita.

Este é um projeto inovador do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria, trazendo uma linguagem dinâmica e de fácil compreensão para as crianças, sobre a história e o patrimônio cultural de São Paulo. O objetivo é explorar as ricas histórias dos equipamentos culturais paulistas de forma dinâmica e lúdica.
 

Mais sobre o artista

Portinari emergiu em uma época em que a arte brasileira buscava identidade própria. Seu envolvimento com o movimento modernista brasileiro, liderado por figuras como Oswald de Andrade, o colocou na vanguarda da cena artística. Assim, a vida e a obra de Cândido Portinari são um testemunho duradouro da capacidade da arte e da cultura de transcender barreiras e inspirar reflexão. Mesmo após 60 anos de sua morte, seu impacto perdura, influenciando gerações de artistas e sendo referência para todos aqueles que apreciam a riqueza da expressão artística e cultural.
 

Se é Cultura, a Duda Fuça

A apresentadora da websérie, a personagem “Duda Fuça”, é inspirada em uma menina apaixonada por cultura e que quer conhecer a história de cada lugar. Por isso, ela vai levar as crianças para uma viagem de conhecimento e diversão pelos espaços icônicos e culturais de todo o Estado.

No primeiro episódio da websérie, “Duda Fuça” mostrou a história da icônica Sala São Paulo, um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista. O vídeo apresentou ainda uma entrevista com a secretária da Cultura, Marília Marton, que falou sobre o papel da pasta na gestão pública.

Já o segundo episódio contou com um passeio pelo Museu Catavento, com suas diversas áreas temáticas e atrativas. Por meio de experiências interativas, em sua maioria, o espaço busca expandir o conhecimento sobre ciência e tecnologia.

No terceiro episódio, a websérie mostrou o universo circense no Mundo do Circo SP, ressaltando a importância do espaço e suas atrações, O lugar foi criado para valorizar as experiências lúdicas e afetivas deste universo tão divertido e emocionante.

Por fim, no quarto episódio, a mascote esteve no Museu Afro Brasil Emanuel Araujo, compondo as ações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
 

Sobre o Museu Casa de Portinari

Fundado em 1970, o Museu Casa de Portinari é formado por um conjunto de imóveis que pertenceram à família do artista. A casa principal, onde moravam, exibe mobílias, objetos pessoais, fotografias, estudos e rascunhos de pinturas. Outros materiais podem ser encontrados na casa da Nonna e do Tio Beppe, que estão conectadas.

Há também a Capela construída por Portinari em homenagem para a avó. No templo católico, estão diversas pinturas murais, comentadas e analisadas por amigos, como Mario de Andrade e Gustavo Capanema, entre outros artistas contemporâneos de Portinari. As obras sacras são objeto de estudo contínuo pela equipe do museu e pesquisadores.
 

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).

Entrada: O acesso é gratuito, no entanto, o Museu adota o modelo de ingresso voluntário. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.

Expediente de fim de ano: Véspera do Natal – 24/12: aberto até às 13h; Natal – 25/12: fechado; Véspera do Ano Novo – 31/12: aberto até às 13h; Ano Novo – 01/01: fechado.

Mais informações no site.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!