Mostra Suno – 25 anos de Palhaçada no Sesc Consolação

Nos meses de Setembro e Outubro, crianças de todas as idades poderão conferir o repertório da Cia Suno e comemorar com ela seus 25 anos de existência. Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a companhia foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas 0s espetáculos realizados pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

Hoje a Cia Suno tem 26 espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. 

Além de se dedicar à arte circense nestes anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008), Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e Rosas de Ouro (2019, 2020, 2022, 2023). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.

Confira a Mostra Suno – 25 Anos de Palhaçada

10/09 – 14H – COMPILAÇÃO SUNO

Em cena, uma seleção dos melhores números do repertório circense da Cia Suno, lapidados ao longo de centenas de apresentações no Brasil e no exterior. Duba Becker apresenta malabarismos com chapéu e claves, números de equilibrismos e rola-rola. Helena Figueira traz à cena números de contorção, ginástica rítmica com faixa e pirâmide humana, desafiando os presentes a participar dessa loucura. No número final, há ainda um duo acrobático de tirar o fôlego!!!! Duração: 45 minutos/ Classificação: livre.

17/09 – 14H – O BURACO

Uma palhaça acróbata vinda de uma tradicional família circense se vê no desafio de atravessar um buraco infinito andando em uma corda bamba. Toda sua família tentou e se deu mal: seu avô, seu bisavô, seu tataravô,… sua mãe também tentou, mas conheceu o anão do circo e fugiu com ele. Malabares com lenços, números de mágica e contorcionismo completam a diversão dos presentes. Duração: 45 minutos/ Classificação: livre.

24/09 – 14H – A BAILARINA E O PALHAÇO

Inspirado nas tantas histórias de amores sublimes e desvairadas paixões, o espetáculo traz o singelo e clássico amor entre o Palhaço e a Bailarina, representado através de um belo adágio acrobático. Dois artistas circenses em cena, utilizando o público na ação, desenvolvem uma comédia romântica dividida em três pequenos atos, narrados por um espectador. Em cena números de mímica, contorção, malabarismos e acrobacias. Duração: 45 minutos/ Classificação: livre.

01/10 – 14H – CABARÉ (DES)EQUILIBRADO

Senhoras e senhores, tomem seus lugares! A Cia Suno preparou um projeto dinâmico e divertido, que traz à cena uma grande brincadeira com o equilíbrio e desequilíbrio. No picadeiro, artistas convidados apresentam as várias possibilidades de equilibrismo, através da apresentação de números de rola-rola e monociclo. Pratos, bolas, facas, cadeiras, escadas… tudo pode ser equilibrado, ou desequilibrado. Duração: 50 minutos/ Classificação: livre.

08/10 – 14H – CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO

Dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciar uma divertida obra. Realizam números de monociclo, rola-rola, mágicas close-up e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Aqui a Cia Suno demonstra habilidades técnicas de circo com uma roupagem diferente, realizando malabarismos e equilibrismos com trenas, cadeiras, escada e marmitas. Duração: 45 minutos/ Classificação: livre.

15/10 – 14H – R.U.A

O palhaço Sanduba entra em cena para divertir e impressionar o público com suas habilidades circenses utilizando materiais reciclados do dia a dia, como panelas usadas, ovos, garrafas e copos. Em um cenário feito de caixas de papelão, sacolas plásticas e sucatas, o artista apresenta ainda números de mágicas e equilibrismos, mostrando ao público que no picadeiro não há limites para a criatividade e nem existe o impossível. Duração: 45 minutos/ Classificação: livre.

22/10 – 14H – NA RODA COM SANDUBA

Fruto da pesquisa da companhia em espetáculos de rua, o espetáculo traz à cena o palhaço Sanduba em uma grande roda de rua. Aqui ele entra em cena como um palhaço viajante, mambembe, cigano, que utiliza técnicas de faquirismo para atrair a atenção do público. Monociclo, malabarismos, escapismo e rola-rola são alguns dos números utilizados neste show. Duração: 50 minutos/ Classificação: livre.

29/10 – 14H – ESTRIPULIAS NO CIRCO

Inspirado nas tantas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “FAMÍLIA SUNO”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Personagens clássicos utilizando números de equilibrismo, mágica, contorcionismo, mímica, dança, acrobacias e malabarismo. Duração: 50 minutos/ Classificação: livre.

Serviço: Mostra Suno – 25 anos de Palhaçada

Onde: Hall do Teatro Anchieta – SESC Consolação

Endereço: Rua Dr Vila Nova 245 – Vila Buarque – São Paulo

Quanto: Grátis

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!