O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, recebe programação gratuita e diversificada para toda a família durante o mês de agosto.
Na segunda quinzena, o espaço terá as seguintes atrações: Esquadrão Bombelhaço, do Circo Teatro Palombar, no dia 17 de agosto, sábado, às 17h; O Macaco e a Lua, da Cia Pé no Asfalto, no dia 18 de agosto, domingo, às 17h; Gerações no Picadeiro, do Circo Argentino, no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 11h e 15h; A Magia do Circo, do CircoShow, no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 11h e 15h; Bloom – Caminhos e Encontros, da Cia Lamala, nos dias 24 e 31 de agosto, sábados, 17h; Cabarézim da Nega, do Circo Travessia, no dia 25 de agosto, domingo, 17h; Alegria, Circo e Emoção!, da Cia Circo Viver com Arte, no dia 28 de agosto, quarta-feira, 11h e 15h; e Variétés, do Circo Bremer, no dia 29 de agosto, quinta-feira, 11h e 15h. Além disso, durante todo o mês de agosto acontecem intervenções circenses da Mundo Trupe (até dia 31) e da Circa Cultural (até dia 30).
Confira a programação completa (todos os espetáculos possuem entrada gratuita, com distribuição de ingressos na bilheteria uma hora antes do início de cada apresentação).
Intervenções circenses da Mundo Trupe, até 31 de agosto, em horários diversos
Palhaços, malabaristas, pernaltas, acrobatas… As performances artísticas são espetáculos à parte que ocupam de forma lúdica os arredores do Parque da Juventude e instalações do Mundo do Circo. A Mundo Trupe é uma formação rotativa constituída por artistas diversos do picadeiro, rua e teatro, do Brasil e do mundo, que estiveram ao longo do ano na linha de frente das intervenções no Mundo do Circo. A trupe propõe o rompimento da quarta parede, proporcionando vivências intimistas e experiências inusitadas diante do público.
Classificação etária: Livre
Intervenções circenses da Circa Cultural, até 30 de agosto, em horários diversos
Antes que as luzes do picadeiro se acendam e o espetáculo comece, o Mundo do Circo ganha vida com intervenções circenses encantadoras, que recebem o público de maneira mágica e envolvente. Artistas misturam-se ao público, transformando a espera em uma experiência inesquecível.
Classificação etária: Livre
__________________________________________
Esquadrão Bombelhaço, do Circo Teatro Palombar, no dia 17 de agosto, sábado, às 17h
Um batalhão de bombeiros composto por palhaços corre para o salvamento de um gatinho que ficou preso em cima de um muro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e seus equipamentos de combate ao fogo. A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.
Esquadrão Bombelhaço é um espetáculo que não possui falas, direcionado ao público infantil e baseado em desenhos animados. O grupo realiza técnicas de acrobacias cômicas e aéreas no equipamento pizza e materializa a sua pesquisa fazendo uso de elementos cômicos, como cascatas, quedas, tombos, pontapés e tropeções, além de malabarismos e manipulação de objetos.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos
__________________________________________
O Macaco e a Lua, da Cia Pé no Asfalto, no dia 18 de agosto, domingo, às 17h
O espetáculo O Macaco e a Lua é uma encenação realizada por uma dupla de palhaços a partir de um conto tradicional da Guiné-Bissau. A palhaça Sarita Jurupoca e o palhaço João Pimentão, utilizando recursos das reprises clássicas circenses, acrobacias, música e ludicidade, revivem essa história, que conta, de forma mítica, como surgiram os tambores na África.
Os dois palhaços pescadores se perdem em alto mar. Em busca de comida, eles acabam pescando um livro de contos africanos e iniciam uma travessia imaginária até a África. Pela leitura da lenda O Macaco e a Lua de Guiné Bissau, eles entram em uma grande aventura onde descobrem a origem do tambor e suas próprias raízes de matriz africana.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos
__________________________________________
Gerações no Picadeiro, do Circo Argentino, no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 11h e 15h
O espetáculo conta com esquetes de magia com Paçoca e Paçoquinha, além de números de trapézio, balanço, palhaços e teatro.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos
__________________________________________
A Magia do Circo, do CircoShow, no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 11h e 15h
O CircoShow apresenta um espetáculo circense com uma trupe divertida e muito animada! Conduzido pelo Mágico, apresentando mágicas impressionantes, conta com as trapalhadas do Palhaço e do Equilibrista desafiando a gravidade, entre outros números e esquetes do universo circense. Divertindo com toda a alegria e magia do circo, brindará o público com cenário circense e muita interatividade durante os espetáculos.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
__________________________________________
Bloom – Caminhos e Encontros, da Cia Lamala, nos dias 24 e 31 de agosto, sábados, 17h
Inspirada pelo movimento de expansão da primavera, conectando encontros geradores de novas possibilidades aos caminhos diversos dos sete acrobatas em cena, a Cia LaMala criou Bloom – Caminhos e Encontros. Um espetáculo circense para festejar a potência do encontro recorrendo às acrobacias coletivas e ao mão a mão, modalidade referência da Cia.
Por meio de uma trama narrativa poética, atravessando ritmos, brincadeiras e danças brasileiras, o espetáculo se desenvolve norteado pelas cores e movimentos de expansão e contração observados na energia cíclica da natureza, em sua impermanência e atmosfera própria de cada fase até o desabrochar – “bloom” – da primavera.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
__________________________________________
Cabarézim da Nega, do Circo Travessia, no dia 25 de agosto, domingo, 17h
Um grupo de palhaços e uma banda se juntaram para um grande espetáculo! Sinfonias de besteiras, afinadas em rir sem dó! Um cabaré irreverente, excêntrico, desconhecido internacionalmente, para toda família, orquestrado pela maestra Madame Froda.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
__________________________________________
Alegria, Circo e Emoção!, da Cia Circo Viver com Arte, no dia 28 de agosto, quarta-feira, 11h e 15h
O espetáculo Alegria, Circo e Emoção! foi carinhosamente criado para resgatar a tradição milenar do circo. A apresentação, com figurinos e temas musicais tradicionais circenses, conta com a pureza dos palhaços estilo pastelão, a bailarina equilibrista no arame, acrobatas aéreos, malabaristas e muita interação com adultos e crianças, com todo respeito, sem constranger o público.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos
__________________________________________
Variétés, do Circo Bremer, no dia 29 de agosto, quinta-feira, 11h e 15h
Variétés é um espetáculo do Circo Bremer, que combina a magia do circo tradicional com toques modernos. Artistas talentosos de todo o mundo se reúnem para apresentar números em um show repleto de cor, música e emoção.
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos
__________________________________________
Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP, 02030-100
Sobre O Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.
Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições, oficinas, seminários e workshops.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.