Museu da Energia de São Paulo celebra a 18ª Primavera dos Museus com programação inclusiva e diversificada

Em setembro, o Museu da Energia de São Paulo traz uma programação especial para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, evento anual coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que reúne museus de todo o Brasil em torno de temas comuns. Com o tema deste ano sendo “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a unidade destaca o papel essencial na promoção de acesso e inclusão para todos os públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Ao longo do mês, a entrada da unidade será gratuita com uma série de atividades que estará à disposição para todos os públicos. No dia 25, quarta-feira, o Museu oferece a oficina “Print de Planta: Impressão Botânica com Plantas”, onde os participantes poderão coletar objetos naturais como folhas, flores, sementes, cascas e raízes para criar padrões orgânicos em papel e tecido. Esta atividade estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades motoras, além de proporcionar um aprendizado sobre a flora local.

No dia 26, quinta-feira, acontece a oficina “Marcadores de Flores”, em que os participantes usarão folhas secas para confeccionar marcadores de páginas. A ação visa incentivar a coleta de flores aromáticas e estimular a imaginação e a coordenação motora dos participantes.

No dia 27 de setembro, sexta-feira, a oficina “Padrões do Museu” propõe explorar e reproduzir os padrões arquitetônicos do casarão do Museu utilizando papel, cola e linhas diversas. Esta oficina oferece uma oportunidade de aprofundar o conhecimento histórico e rico do edifício.

O dia 28, sábado, traz duas atrações: a “Visita Sensorial” e uma apresentação musical. A Visita Sensorial proporciona uma imersão na São Paulo do final do século 19 e início do século 20, permitindo aos participantes vivenciar sensações, emoções, sons, sabores e aromas da época com a chegada da energia elétrica. Conduzida com os participantes vendados, a atividade destaca aspectos de acessibilidade e inclusão. No mesmo dia, o público poderá desfrutar, no jardim do Museu, da apresentação da musicista Mazé Cintra e do grupo Qué que Deu, com uma ênfase especial no potencial feminino nas percussões de blocos de rua.

Vale ressaltar que, exceto pela Visita Sensorial, que requer inscrição prévia devido à limitação de 15 participantes e é destinada a maiores de 12 anos, todas as outras atividades são de acesso livre e não possuem classificação etária.

Além das atividades da Primavera dos Museus, o Museu da Energia de São Paulo oferece, em setembro, aulas de Yoga e Chi Kung, ministradas pela professora Alessandra Araújo. As aulas, abertas a todas as idades, ocorrerão nos dias 6, 13, 20 e 27, das 10h às 11h30, na área coberta do pátio externo. Alessandra Araújo, formada no Curso de Instrutores de Yoga da Associação Ananda Marga e pós-graduada em Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa pela EACH/USP-SP, conduzirá as aulas, que promovem benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Recomenda-se que os participantes tragam sua própria toalha ou tapete para a prática, embora o Museu disponibilize colchonetes. As aulas de Yoga e Chi Kung exigem inscrição prévia.

Serviço | Museu da Energia de São Paulo

  • Oficina “Print de Planta: Impressão Botânica com Plantas”Data: 25 de setembro
    Horário: 15h às 16h30
    Público: Livre
  • Oficina “Marcadores de Flores”Data: 26 de setembro
    Horário: 15h às 16h30
    Público: Livre
  • Oficina “Padrões do Museu”Data: 27 de setembro
    Horário: 15h às 16h30
    Público: Livre
  • Visita SensorialData: 28 de setembro
    Horário: 10h30 às 12h
    Público: Maiores de 12 anos
    Limitação: 15 pessoas
    Inscrições: saopaulo@museudaenergia.org.br ou pelo WhatsApp (11) 99169-8531
  • Ensaio com Mazé CintraData: 28 de setembro
    Horário: 13h às 16h
    Público: Livre

Aulas de Yoga e Chi Kung:

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!