No mês de setembro, exposição Tesouros Ancestrais do Peru inspira a programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura, voltada a toda a família

O programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou, para o mês de setembro, uma programação repleta de atividades gratuitas para toda a família, tendo como base a exposição Tesouros Ancestrais do Peru, em cartaz até o dia 18 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. As ações educativas contam com a consultoria de Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo, do arqueomodista peruano Adrián ILave e do artista plástico Carlo Cury, especialista em réplicas arqueológicas de instrumentos musicais e fazeres em cerâmica.

Estúdio Sensorial – A programação de setembro traz como destaque a criação do estúdio sensorial QORI WASI – Casa de Ouro, uma réplica de um templo andino, trazendo em seu interior peças da cultura andina que poderão ser manuseadas pelo público, ampliando a sua experiência.

Dentre os objetos está o P’unchaw, imagem do Sol Jovem do amanhecer, reconstruído especialmente para a mostra após 500 anos da sua desaparição pela invasão espanhola. Também haverá a imagem do Pachakamaq, o Animador-criador do Mundo andino, além de peças cotidianas dos templos antigos como sandálias metálicasescudos e armas. O espaço será ambientado com sons dos MaÑacuys, mantras ou rezos andinos, cantados em Quechua pelo sacerdote andino Huillca Amaru Huallpa, de Cusco.

Outro destaque da programação é a atividade cênico-musical “Som em Cena – Taki, memórias andinas”. Fazendo uso de português e Libras, a atividade é uma forma autoral e criativa de mediação para os conceitos, valores e a estética da mostra Tesouros Ancestrais do Peru.  

Já para as famílias que apreciam a narração de histórias, a programação traz o projeto “Conto um Conto – Narrador de Quipus”, com histórias resgatadas da tradição oral dos povos andinos pré-colombianos. O público conhecerá lendas do Império Inca, como “A origem das sementes”, “O mistério da Dama de Cal”, “O nascimento da morte”, “O beija-flor e a chegada das chuvas”, dentre muitas outras histórias. E, para os fãs de literatura, será realizada a mediação “Que Livro é Esse?”, que neste mês apresentará livros infantis que contam histórias da cultura pré-colombiana.

Som em Cena – Taki, memórias andinas

Oficinas – A programação de setembro do CCBB Educativo – Arte e Cultura também terá opções para os fãs de oficinas interativas. Os visitantes poderão construir adereços a partir da máscara da fundadora da cultura Lambayeque, Naylamp, com design das peças assinadas pelo arqueomodista peruano Adrián ILave. Naylamp também será o tema de uma oficina para crianças, que poderão confeccionar as suas próprias máscaras.

Já na oficina Primeiro Brincar – O Mundo das Bonecas Andinas, as crianças poderão brincar com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana.

A programação de setembro terá ainda um encontro voltado a professores, com o tema Cosmologias e Tecnologias andinas, que proporá uma discussão sobre as sociedades que ocuparam a América antes da chegada dos europeus. O bate-papo será comandado por Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo.

Por fim, o CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará ainda um sarau multilinguagem dentro da programação da 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Mediação Poética “InsPirAção”, nos espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo.

Informações gerais: Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.brJá para o público geral que deseja participar das atividades do CCBB Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB. Importante ressaltar que parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras.

PROGRAMAÇÃO CCBB EDUCATIVO – ARTE E CULTURA – SETEMBRO

SENSORIAL ESTÚDIO

QORI WASI – Casa de Ouro

Qori Wasi, que na língua quéchua, significa casa de ouro, é uma proposta arquitetônica que mistura referências dos maiores templos do mundo andino. O nome faz alusão aos dois templos principais do império Inka, o Qorikancha – templo de ouro de Cuzco – e o do Pachakamaq – o que anima ou vivifica o tempo/espaço – em Lima.

Esta Wak´a, templo sagrado, foi construída especialmente para a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru” e está exposta no primeiro andar do CCBB São Paulo. Em seu interior estão peças que lembram os objetos mais sagrados da cultura andina: o P’unchaw , que é a imagem do Sol Jovem do amanhecer, reconstruído especialmente para o CCBB-SP, após 500 anos da sua desaparição pela invasão espanhola. Também teremos a imagem do Pachakamaq, o Animador-criador do Mundo andino, representado pelos terremotos e o mar.

Além de peças cotidianas dos templos antigos inkas como sandálias metálicas, escudos e armas. O espaço será ambientado com sons dos MaÑacuys, que são os mantras ou rezos andinos, cantados em Quechua pelo sacerdote andino Huillca Amaru Huallpa, de Cusco. As peças em cerâmica, metal e tecido poderão ser manuseadas, ampliando assim, a experiência de quem entra em um novo espaço-tempo que referencia as construções pré-colombianas do Peru. A concepção do Sensorial Estúdio Qori Wasi é uma parceria do CCBB Educativo – Arte e Cultura com o Arqueomodista peruano Adrián ILave.

Dias: De 07 a 30/09. Todos os dias, exceto às terças-feiras.

Horário: das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Local: 1º andar do Prédio Histórico

Classificação: livre

Oficina Integrada – Arqueomoda Peruana

OFICINA INTEGRADA

Arqueomoda Peruana

Essa oficina foi pensada para que os visitantes do CCBB-SP possam construir seus adereços a partir da máscara da divindade fundadora da cultura Lambayeque, Naylamp. Este personagem mítico teria chegado em uma frota de balsas às praias da atual região de Lambayeque e construído ali seu palácio. Naylamp significa “ave da água” e quem recorre a essa divindade está buscando a conexão com forças marítimas. O design das peças que serão confeccionadas na oficina é do arqueomodista peruano Adrián ILave. As peças confeccionadas poderão ser levadas pelos participantes.

Dias: De 13 a 30/09. Todos os dias, exceto às terças-feiras.

Horário: das 10h às 18h.

Local: 1º andar do Prédio Histórico

Classificação: Livre

Capacidade: 08 pessoas por hora

AÇÃO CÊNICO-MUSICAL

Som em Cena – Taki, memórias andinas

Som em Cena é uma atividade cênico-musical preparada pelo CCBB Educativo – Arte e Cultura a partir da exposição em cartaz no prédio histórico.  Para “Tesouros Ancestrais do Peru”, “Taki: memórias andinas” transita pelo universo musical andino pré-colombiano e moderno. Taki é um conceito de origem inca que significa produzir música, cantar e dançar. Esta edição celebra a cultura peruana, usando para isso instrumentos inspirados em peças sonoras arqueológicas junto a composições contemporâneas. Fazendo uso de português e Libras, a atividade é uma forma autoral e criativa de mediação para os conceitos, valores e a estética da mostra em cartaz.  

Dias: De 05 a 30/09. Segundas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos

Horário: das 13h às 13h30, exceto feriados

Local: Rotunda do Prédio Histórico

Classificação: Livre

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Conto um Conto – Narrador de Quipus

O CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou histórias resgatadas da tradição oral dos povos andinos pré-colombianos. O público conhecerá lendas do Império Inca, como “A origem das sementes”, “O mistério da Dama de Cal”, “O nascimento da morte”, “O beija-flor e a chegada das chuvas”, dentre muitas outras histórias. O título que nomeia esta ação educativa faz referência ao quipu, que foi um sistema de registro e cálculo utilizado por muitos povos do Peru antigo, especialmente os incas.

Dias: A partir de 06 de setembro. Segundas, sextas, sábados e domingos

Horário: das 14h às 15h.

Local: Prédio Histórico.

Classificação: Livre.

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Que Livro é esse?

Atividade de mediação de leitura com livros infanto-juvenis para todas as idades. A partir de uma curadoria literária, a roda de mediação vivifica as palavras e as ilustrações para engajamento do público na leitura compartilhada. As mediações de leitura deste mês trazem livros infantis que contam histórias da cultura pré-colombiana.

Dias: A partir de 07 de setembro. Sábados e domingos

Horário: das 11h às 12h.

Local: Prédio Histórico

Classificação: Livre.

PRIMEIRO BRINCAR

O mundo das bonecas andinas

Inspiradas nas bonecas da cultura Chancay (1000 a 1400 d.C) da costa central do Peru, as crianças poderão brincar com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana. Nesta oficina, estas personagens de pano dividirão momentos de muitas histórias e brincadeiras.

Dias: A partir de 07 de setembro. Sábados e domingos,

Horário: das 15h às 16h.

Local: Mezanino do Prédio Histórico.

Capacidade: Até 15 pessoas.

Classificação: Famílias com crianças de 0 a 3 anos.

OFICININHA

Máscaras Lambayeque

As crianças serão convidadas a confeccionar uma máscara inspirada no personagem mítico e divino, Naylamp que significa “ave da água”. Na cultura Lambayeque, esta divindade representa as forças marítimas e as crianças poderão brincar de ser esta força também. Cada máscara ganhará uma nova personalidade a partir da maneira como cada criança a confeccionar.

Dias: A partir de 07 de setembro. Sábados e domingos,

Horário: das 16h às 16h40.

Local: Mezanino do prédio histórico.

Capacidade: Até 15 pessoas.

Classificação: Famílias com crianças de 4 a 7 anos.

ENCONTRO DE PROFESSORES

Cosmologias e Tecnologias andinas

 

Este encontro propõe uma discussão sobre as sociedades que ocuparam a América antes da chegada dos europeus. De forma mais específica, os Andes Centrais, no Peru. Quem eram estes povos e suas diversas tecnologias para se adaptar a territórios inóspitos? Quais eram seus princípios cosmológicos? Essas e outras perguntas estarão neste bate-papo com Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo. Este encontro terá certificação e tradução em Libras.

Dia: 21 de setembro, segunda-feira

Horário: 15h às 17h

Local: Auditório

Capacidade: 40 pessoas

Classificação: Livre

DATA COMEMORATIVA

Primavera dos Museus

Dentro da 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cuja temática será “Museus, acessibilidade e Inclusão”, o CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou um sarau multilinguagem que contará com artistas com e sem deficiência. Haverá música eletrônica contemporânea, poesia em Libras, música popular brasileira, performances e muito mais.

Dia: Sábado, 28 de setembro de 2024

Horário: das 15h às 17h

Local: Rotunda do Prédio Histórico

Classificação: Livre

MEDIAÇÃO POÉTICA

InsPirAção

Dias: De 05 a 30/09. Quintas-feiras.

Horário: 16h.

Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do CCBB.

Classificação: Livre.

VISITAS EDUCATIVAS – AGENDADAS

Dias: Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados),

Horário: das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h (às quartas, a visita ocorre das 15h às 16h)

Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.

Capacidade: Até 45 pessoas.

VISITAS EDUCATIVAS – ESPONTÂNEAS

Dias: Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras),

Horário: Das 12h às 13h e das 17h às 18h e sábados e domingos, das 17h às 18h.

Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB e do Prédio Anexo.

Capacidade: Até 15 pessoas por sessão.

VISITAS EDUCATIVAS EM LIBRAS

Dias: Sextas-feiras das 17h às 18h e domingos

Horário: das 12h às 13h,

Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB e do Prédio Anexo.

Capacidade: Até 15 pessoas por sessão.

CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA

O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida.

O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Serviço:

Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

bb.com.br/cultura

twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp |instagram.com/ccbbsp

ccbbsp@bb.com.br

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!