O programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou, para o mês de setembro, uma programação repleta de atividades gratuitas para toda a família, tendo como base a exposição Tesouros Ancestrais do Peru, em cartaz até o dia 18 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. As ações educativas contam com a consultoria de Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo, do arqueomodista peruano Adrián ILave e do artista plástico Carlo Cury, especialista em réplicas arqueológicas de instrumentos musicais e fazeres em cerâmica.
Estúdio Sensorial – A programação de setembro traz como destaque a criação do estúdio sensorial QORI WASI – Casa de Ouro, uma réplica de um templo andino, trazendo em seu interior peças da cultura andina que poderão ser manuseadas pelo público, ampliando a sua experiência.
Dentre os objetos está o P’unchaw, imagem do Sol Jovem do amanhecer, reconstruído especialmente para a mostra após 500 anos da sua desaparição pela invasão espanhola. Também haverá a imagem do Pachakamaq, o Animador-criador do Mundo andino, além de peças cotidianas dos templos antigos como sandálias metálicas, escudos e armas. O espaço será ambientado com sons dos MaÑacuys, mantras ou rezos andinos, cantados em Quechua pelo sacerdote andino Huillca Amaru Huallpa, de Cusco.
Outro destaque da programação é a atividade cênico-musical “Som em Cena – Taki, memórias andinas”. Fazendo uso de português e Libras, a atividade é uma forma autoral e criativa de mediação para os conceitos, valores e a estética da mostra Tesouros Ancestrais do Peru.
Já para as famílias que apreciam a narração de histórias, a programação traz o projeto “Conto um Conto – Narrador de Quipus”, com histórias resgatadas da tradição oral dos povos andinos pré-colombianos. O público conhecerá lendas do Império Inca, como “A origem das sementes”, “O mistério da Dama de Cal”, “O nascimento da morte”, “O beija-flor e a chegada das chuvas”, dentre muitas outras histórias. E, para os fãs de literatura, será realizada a mediação “Que Livro é Esse?”, que neste mês apresentará livros infantis que contam histórias da cultura pré-colombiana.
Som em Cena – Taki, memórias andinas
Oficinas – A programação de setembro do CCBB Educativo – Arte e Cultura também terá opções para os fãs de oficinas interativas. Os visitantes poderão construir adereços a partir da máscara da fundadora da cultura Lambayeque, Naylamp, com design das peças assinadas pelo arqueomodista peruano Adrián ILave. Naylamp também será o tema de uma oficina para crianças, que poderão confeccionar as suas próprias máscaras.
Já na oficina Primeiro Brincar – O Mundo das Bonecas Andinas, as crianças poderão brincar com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana.
A programação de setembro terá ainda um encontro voltado a professores, com o tema Cosmologias e Tecnologias andinas, que proporá uma discussão sobre as sociedades que ocuparam a América antes da chegada dos europeus. O bate-papo será comandado por Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo.
Por fim, o CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará ainda um sarau multilinguagem dentro da programação da 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Mediação Poética “InsPirAção”, nos espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo.
Informações gerais: Agendamentos de grupos podem ser feitos pelo e-mail agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.br. Já para o público geral que deseja participar das atividades do CCBB Educativo, os ingressos devem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB. Importante ressaltar que parte da programação também é realizada em sessões com tradução simultânea em libras.
PROGRAMAÇÃO CCBB EDUCATIVO – ARTE E CULTURA – SETEMBRO
SENSORIAL ESTÚDIO
QORI WASI – Casa de Ouro
Qori Wasi, que na língua quéchua, significa casa de ouro, é uma proposta arquitetônica que mistura referências dos maiores templos do mundo andino. O nome faz alusão aos dois templos principais do império Inka, o Qorikancha – templo de ouro de Cuzco – e o do Pachakamaq – o que anima ou vivifica o tempo/espaço – em Lima.
Esta Wak´a, templo sagrado, foi construída especialmente para a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru” e está exposta no primeiro andar do CCBB São Paulo. Em seu interior estão peças que lembram os objetos mais sagrados da cultura andina: o P’unchaw , que é a imagem do Sol Jovem do amanhecer, reconstruído especialmente para o CCBB-SP, após 500 anos da sua desaparição pela invasão espanhola. Também teremos a imagem do Pachakamaq, o Animador-criador do Mundo andino, representado pelos terremotos e o mar.
Além de peças cotidianas dos templos antigos inkas como sandálias metálicas, escudos e armas. O espaço será ambientado com sons dos MaÑacuys, que são os mantras ou rezos andinos, cantados em Quechua pelo sacerdote andino Huillca Amaru Huallpa, de Cusco. As peças em cerâmica, metal e tecido poderão ser manuseadas, ampliando assim, a experiência de quem entra em um novo espaço-tempo que referencia as construções pré-colombianas do Peru. A concepção do Sensorial Estúdio Qori Wasi é uma parceria do CCBB Educativo – Arte e Cultura com o Arqueomodista peruano Adrián ILave.
Dias: De 07 a 30/09. Todos os dias, exceto às terças-feiras.
Horário: das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Local: 1º andar do Prédio Histórico
Classificação: livre
Oficina Integrada – Arqueomoda Peruana
OFICINA INTEGRADA
Arqueomoda Peruana
Essa oficina foi pensada para que os visitantes do CCBB-SP possam construir seus adereços a partir da máscara da divindade fundadora da cultura Lambayeque, Naylamp. Este personagem mítico teria chegado em uma frota de balsas às praias da atual região de Lambayeque e construído ali seu palácio. Naylamp significa “ave da água” e quem recorre a essa divindade está buscando a conexão com forças marítimas. O design das peças que serão confeccionadas na oficina é do arqueomodista peruano Adrián ILave. As peças confeccionadas poderão ser levadas pelos participantes.
Dias: De 13 a 30/09. Todos os dias, exceto às terças-feiras.
Horário: das 10h às 18h.
Local: 1º andar do Prédio Histórico
Classificação: Livre
Capacidade: 08 pessoas por hora
AÇÃO CÊNICO-MUSICAL
Som em Cena – Taki, memórias andinas
Som em Cena é uma atividade cênico-musical preparada pelo CCBB Educativo – Arte e Cultura a partir da exposição em cartaz no prédio histórico. Para “Tesouros Ancestrais do Peru”, “Taki: memórias andinas” transita pelo universo musical andino pré-colombiano e moderno. Taki é um conceito de origem inca que significa produzir música, cantar e dançar. Esta edição celebra a cultura peruana, usando para isso instrumentos inspirados em peças sonoras arqueológicas junto a composições contemporâneas. Fazendo uso de português e Libras, a atividade é uma forma autoral e criativa de mediação para os conceitos, valores e a estética da mostra em cartaz.
Dias: De 05 a 30/09. Segundas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos
Horário: das 13h às 13h30, exceto feriados
Local: Rotunda do Prédio Histórico
Classificação: Livre
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Conto um Conto – Narrador de Quipus
O CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou histórias resgatadas da tradição oral dos povos andinos pré-colombianos. O público conhecerá lendas do Império Inca, como “A origem das sementes”, “O mistério da Dama de Cal”, “O nascimento da morte”, “O beija-flor e a chegada das chuvas”, dentre muitas outras histórias. O título que nomeia esta ação educativa faz referência ao quipu, que foi um sistema de registro e cálculo utilizado por muitos povos do Peru antigo, especialmente os incas.
Dias: A partir de 06 de setembro. Segundas, sextas, sábados e domingos
Horário: das 14h às 15h.
Local: Prédio Histórico.
Classificação: Livre.
MEDIAÇÃO DE LEITURA
Que Livro é esse?
Atividade de mediação de leitura com livros infanto-juvenis para todas as idades. A partir de uma curadoria literária, a roda de mediação vivifica as palavras e as ilustrações para engajamento do público na leitura compartilhada. As mediações de leitura deste mês trazem livros infantis que contam histórias da cultura pré-colombiana.
Dias: A partir de 07 de setembro. Sábados e domingos
Horário: das 11h às 12h.
Local: Prédio Histórico
Classificação: Livre.
PRIMEIRO BRINCAR
O mundo das bonecas andinas
Inspiradas nas bonecas da cultura Chancay (1000 a 1400 d.C) da costa central do Peru, as crianças poderão brincar com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana. Nesta oficina, estas personagens de pano dividirão momentos de muitas histórias e brincadeiras.
Dias: A partir de 07 de setembro. Sábados e domingos,
Horário: das 15h às 16h.
Local: Mezanino do Prédio Histórico.
Capacidade: Até 15 pessoas.
Classificação: Famílias com crianças de 0 a 3 anos.
OFICININHA
Máscaras Lambayeque
As crianças serão convidadas a confeccionar uma máscara inspirada no personagem mítico e divino, Naylamp que significa “ave da água”. Na cultura Lambayeque, esta divindade representa as forças marítimas e as crianças poderão brincar de ser esta força também. Cada máscara ganhará uma nova personalidade a partir da maneira como cada criança a confeccionar.
Dias: A partir de 07 de setembro. Sábados e domingos,
Horário: das 16h às 16h40.
Local: Mezanino do prédio histórico.
Capacidade: Até 15 pessoas.
Classificação: Famílias com crianças de 4 a 7 anos.
ENCONTRO DE PROFESSORES
Cosmologias e Tecnologias andinas
Este encontro propõe uma discussão sobre as sociedades que ocuparam a América antes da chegada dos europeus. De forma mais específica, os Andes Centrais, no Peru. Quem eram estes povos e suas diversas tecnologias para se adaptar a territórios inóspitos? Quais eram seus princípios cosmológicos? Essas e outras perguntas estarão neste bate-papo com Daniela La Chioma, doutora em arqueologia pela USP e especialista em Peru Antigo. Este encontro terá certificação e tradução em Libras.
Dia: 21 de setembro, segunda-feira
Horário: 15h às 17h
Local: Auditório
Capacidade: 40 pessoas
Classificação: Livre
DATA COMEMORATIVA
Primavera dos Museus
Dentro da 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cuja temática será “Museus, acessibilidade e Inclusão”, o CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou um sarau multilinguagem que contará com artistas com e sem deficiência. Haverá música eletrônica contemporânea, poesia em Libras, música popular brasileira, performances e muito mais.
Dia: Sábado, 28 de setembro de 2024
Horário: das 15h às 17h
Local: Rotunda do Prédio Histórico
Classificação: Livre
MEDIAÇÃO POÉTICA
InsPirAção
Dias: De 05 a 30/09. Quintas-feiras.
Horário: 16h.
Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do CCBB.
Classificação: Livre.
VISITAS EDUCATIVAS – AGENDADAS
Dias: Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados),
Horário: das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h (às quartas, a visita ocorre das 15h às 16h)
Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.
Capacidade: Até 45 pessoas.
VISITAS EDUCATIVAS – ESPONTÂNEAS
Dias: Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras),
Horário: Das 12h às 13h e das 17h às 18h e sábados e domingos, das 17h às 18h.
Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB e do Prédio Anexo.
Capacidade: Até 15 pessoas por sessão.
VISITAS EDUCATIVAS EM LIBRAS
Dias: Sextas-feiras das 17h às 18h e domingos
Horário: das 12h às 13h,
Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB e do Prédio Anexo.
Capacidade: Até 15 pessoas por sessão.
CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA
O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida.
O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.
Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.
twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp |instagram.com/ccbbsp