O maior e mais completo Parque Temático de Dinossauros do Brasil – e um dos maiores do mundo fica no sul

O Brasil tem um novo parque temático, e a atração, localizada em Balneário Camboriú (SC), um dos principais destinos turísticos do sul do país, já é considerada uma das maiores do mundo quando o assunto são os dinossauros: “Não há no mundo um parque temático de dinossauros tão completo quanto o Aventura Jurássica”, garante o paleontólogo Sérgio Cabreira.

Aberto ao público no final de setembro, o Aventura Jurássica fica em um terreno de 100 mil metros quadrados de vegetação preservada, sendo 30 mil de área construída. Criado para ser uma diversão para toda a família, o parque tem um roteiro de passeio que leva o visitante a conhecer desde a origem animal, antes do surgimento dos vertebrados, até os gigantescos animais que dominaram a terra.

Fruto de um investimento de mais de R$ 60 milhões, o passeio apresenta ao público cerca de 80 espécies e mais de 100 animais em exposição, traçando uma linha histórica que vai do surgimento à extinção dos dinossauros. É o primeiro parque temático do mundo a ter em exposição espécies que deram origem aos dinossauros do Período Triássico, como o Buriolestes schultzi e Gnathovorax.

O Parque ainda reserva para o visitante duas atrações extremamente raras: um Ovo de Hadrossauro Original, com cerca de 80 milhões de anos, e uma Mandíbula de Mosassauro, uma das únicas seis do mundo e a única em exposição na América Latina.

O Passeio pelo Parque

Na caminhada pelo parque, o visitante poderá ver cerca de 80 espécies e mais de 100 animais em exposição, em um panorama que vai do surgimento à extinção dos dinossauros. Neste caminho, a cenografia e a vegetação evoluem junto com eles.

O visitante fica imerso em um verdadeiro Jardim Mesozóico, um ambiente único e nunca reproduzido desta forma.  A maior parte dos animais são Animatrômicos, todos em tamanhos reais, que se movimentam e reproduzem rugidos, fazendo do passeio uma verdadeira experiência na pré-história.

As mais antigas são as espécies brasileiras, entre elas o Macrocollum, o Pampadromadeus e o Buriolestes. O maior dinossauro do parque é do período Cretáceo: o Argentinossauro, com cerca de 35 metros de comprimento e dez de altura, que tem como vizinho um imponente T-Rex, com seus 25 metros de comprimento e 8 metros de altura.

Diversas espécies que ficaram famosas nas telas do cinema, como o Velociraptor e Espinossauro, também podem ser vistos na mais nova atração turística de Balneário Camboriú. Além disso, o Aventura Jurássica ainda mostra para o visitante algumas raridades, como um Ovo de Hadrossauro.

Ovos de Dinossauros são bastante raros em praticamente todo o mundo. Contudo, há na China a Bacia de Xixia, onde soterramentos, provocados por enxurradas, acabaram por cobrir ninhos inteiros de dinossauros, alguns em suas posições originais de postura. Esta condição preservou de forma excepcional estes ovos, como é o caso do exemplar exposto no Parque. Através também destes ovos sabe-se que possuíam casca bastante resistente, ainda mais fortes que os atuais ovos de avestruz, seus descendentes naturais.

Outra raridade que os visitantes poderão conhecer no Parque é uma Mandíbula de Mosassauro. Descoberto em 2012, este Mosassauro possuía dentes ainda mais afiados do que o Mosassauro-de-Hoffmann. É considerado muito raro, sendo esta a única mandíbula exposta em museus em toda a América Latina, havendo apenas outras cinco conhecidas em todo o mundo.

Além de uma verdadeira sala de aula a céu aberto sobre esses animais incríveis, o parque conta ainda com playground in e outdoorlabirintopasseio de barcofonte interativaarvorismo com cerca de 80 metros nas alturasmiranteárea para descansolanchonetes e restaurante temático, além da Tirolesa que atravessa o parque, do Mirante ao Vulcão.

Para eternizar as lembranças, o parque tem uma incrível Loja de souvenires e brinquedos, pelúcias, livros, roupas e chaveiros, entre muitos outros itens.

Cinema Interativo

Outra grande atração para o público é o cinema interativo, que conta a história de um pesquisador que viaja no tempo, para ver de perto as espécies que habitaram a terra há milhões de anos, e leva os visitantes com ele, para iniciar o passeio pela Era Mesozóica, que contempla os três períodos da existência dos dinossauros: TriássicoJurássico e Cretáceo. É diversão e aventura para todas as idades!

Exposição de Fósseis

A visita ao parque começa com uma exposição de fósseis de organismos anteriores ao surgimento dos vertebrados como os conhecemos; de répteis ancestrais e dos animais que deram origem aos mamíferos.

Entre as peças de destaque encontra-se um fóssil original de um exemplar inteiro de um dos répteis mais antigos, o Mesossauro, e também fósseis originais de Dicinodontes – anteriores aos dinossauros e mamíferos.

Outros tesouros em exposição são um Ovo Original de HadrossauroMandíbulas Originais de três espécies de Mosassauros, o grande Réptil Marinho – sensação do filme “Jurassic World” – e asas originais de Pterossauros com 107 milhões de anos coletados no Brasil, entre muitos outros.

A Equipe

Para ter uma verdadeira imersão ao mundo dos dinos, a Aventura Jurássica conta uma grande equipe – o parque gera cerca de 800 empregos, entre diretos e indiretos. E parte desta equipe é a DinOrigin, uma empresa de consultoria em Paleontologia, responsável pelas descobertas dos dinossauros mais antigos do planeta que viveram no período Triássico, no sul do Brasil, há 235 milhões de anos. Como, por exemplo, o primeiro dinossauro predador do planeta, o Gnathovorax cabreirai. A equipe foi responsável também por identificar o primeiro mamífero da terra, o Brasilodon.

“O conhecimento científico influencia as próximas gerações e serve de fonte de inspiração para futuros cientistas, paleontólogos e educadores. Nossa missão aqui é trazer a ciência e a história, aliada de forma lúdica à diversão. Por isso podemos garantir que esse parque é um dos maiores e mais completos do mundo. Um dos grandes diferenciais, além da quantidade de animais expostos, é o fato do parque ter uma exposição de fósseis reais, que impressionam pela preservação e fascinam quem nos visita”, ressalta o paleontólogo Sérgio Cabreira.

Aventura Jurássica é mais um atrativo do Grupo Oceanic em Balneário Camboriú, juntando-se ao Oceanic AquariumClassic Car ShowAventura PirataCinema 3D e Aquário Virtual Interativo.

Aventura Jurássica

Endereço: Rua Aqueduto, 360 Estados, Balneário Camboriú SC, 88339-090
Telefone: 55 (47) 3311-7000

E-Mailcontato@aventurajurassica.com.br

Horários:
Segunda a sexta, 09h às 18h (bilheteria funciona até 16h)
Sábados, domingos e feriados bilheteria das 09h às 19h (bilheteria funciona até 17h)

Observações:
O passeio pelo Parque não tem tempo limitado
O Parque conta com estacionamento exclusivo, com total segurança e comodidade

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!