No mês das crianças, toda a família poderá aprender e se divertir com as atividades das Oficinas Culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade, além da agenda repleta de atrações para os demais públicos. Performance, teatro, circo, capoeira e uma formação introdutória à Internet das Coisas serão algumas das linguagens apresentadas em outubro.
As unidades localizadas nas regiões do Bom Retiro, Itaquera e Taipas integram o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Algumas atividades exigem inscrição, pontuadas no final do texto (Serviço). Confira os detalhes da programação.
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
De maneira coletiva e dinâmica, os participantes terão a oportunidade de participar da Vivência prática em Capoeira. Sob a orientação do Mestre de Capoeira Thiago Morale, conhecido como Red Nose, serão explorados movimentos corporais que envolvem improvisação, agilidade, equilíbrio, além de noções fundamentais de espaço, tempo, ritmo e música. Durante as aulas que ocorrem nos dias 6 a 27 de outubro, sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, o público poderá realizar exercícios e utilizar instrumentos como agogô, pandeiro, atabaque e berimbau.
As pessoas interessadas pela arte de desenhar palavras podem aproveitar as aulas de Lettering para iniciantes: Ilustrando letras. O lettering vai além de escrever letras, é a arte de desenhá-las, e pelos traços básicos e exercícios de criação, os participantes irão criar composições únicas à mão durante a atividade. A artista visual Isabelle Zacarias orientará os encontros programados dos passará a ter a possibilidade de empreender na área artística de maneira criativa. dias 9 a 30 de outubro, segundas-feiras, das 19h15 às 21h15.
Explorando a integração da tecnologia na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, o curso Internet das Coisas: automação residencial com celular traz uma abordagem prática e inovadora. Aqui, o objetivo é explorar a integração entre internet, programação e aplicativos para revolucionar a automação residencial. A aula acontece no dia 20 de outubro, sexta-feira, das 13h às 17h, e é coordenada pelo Guilherme Dinelli, técnico em eletrônica. A atividade proporcionará conhecimento sobre dispositivos inteligentes que podem ser usados não apenas no contexto doméstico, mas também como ferramentas para geração de renda.
Oficina Cultural Oswald de Andrade
A 2ª edição do Festival de Cine Colômbia Migrante mergulha nas realidades do deslocamento forçado interno e transfronteiriço, por meio da sétima arte. Os longas e curtas-metragens conduzirão o público por experiências, desafios e esperanças de parte dos colombianos que buscam escapar de diversas repressões e procuram mais oportunidades em outros países, além da história dos que permanecem na Colômbia.
O público poderá assistir La Alsacia (Colômbia, 2019, Ficção, 8’, 12 anos), Los Zuluagas (Colômbia/Itália, 2021, Documentário, 80’) e os demais desta jornada cinematográfica de 2 a 6 de outubro, segunda a sexta-feira, às 18h. Os ingressos são distribuídos 1 hora antes. Acesse a agenda completa do Festival no site do programa Oficinas Culturais (aqui).
Já a oficina de Performance: Repetições/Diferenças/Documentos explora não apenas “o que é performance?”, mas também perguntas efêmeras, por exemplo, “Como acontece a performance?”, “Para que ela serve?” e “Por que a desempenho?”. Estas indagações irão fornecer um campo da pesquisa formativa com a coordenação do diretor de teatro Diego Moschkovich, com encontros entre 2 e 10 de outubro, das 10h30 às 13h30.
E a oficina Elefantes na biblioteca de cristais, orientada pelo artista visual e escritor Fábio Moraes, propõe uma exploração do acervo do Espaço do Livro da Oficina Cultural Oswald de Andrade, usando o espaço como base para descobertas e fonte de inspiração para as criações artísticas. De 10 de outubro a 14 de novembro, terças-feiras, das 19h às 21h, textos, imagens, frases e detalhes gráficos serão observados e debatidos , além de inspirar a produção de um fanzine coletivo.
Oficina Cultural Alfredo Volpi
O mês das Crianças será movimentado em Itaquera, zona leste de São Paulo.
O Parque Sonoro da Oficina Cultural Alfredo Volpiconvida as crianças e seus familiares a viverem uma experiência única e multissensorial com a música, a partir de estímulos sensoriais e aprendizagem interativa. O parque fica aberto ao público no jardim da unidade e pode ser visitado no período de 7 a 31 de outubro, de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, sexta-feira e sábado, das 10h às 18h.
O espetáculo Energia, Cuca Maravilha embarca em uma jornada por meio de monociclo, cordas, malabares e bolas de cristal. A palhaça Cuca convida o público a se tornar parte do espetáculo no dia 14 de outubro, sábado, das 15h às 16h, soltando a imaginação, transitando entre o risco e a ternura, o deslumbrante e o fracasso. O espetáculo é aberto e os interessados devem chegar 15 minutos antes.
Ainda na parte de apresentações circenses, The Lixous – Palhaço Canela Seca explora objetos como um saco de lixo que revela o ser que habita o espetáculo programado para o dia 28 de outubro, sábado, a partir das 15h. Canela Seca é um personagem destemido e apaixonado pelo palco que nasce do lixão e aborda questões socioambientais. O espetáculo é aberto e os interessados devem chegar 15 minutos antes.
Para conhecer a agenda completa dessas unidades, acesse o site do programa Oficinas Culturais.
SERVIÇO:
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
VIVÊNCIA PRÁTICA EM CAPOEIRA
Coordenação: Professor Red Nose (Thiago Morale)
6 a 27/10 – sextas-feiras – 13h30 às 15h30
Faixa etária: 7 anos
Inscrições abertas neste link | 15 vagas
LETTERING PARA INICIANTES: ILUSTRANDO LETRAS – OFICINAS DE OFÍCIO COMO GERAÇÃO DE RENDA
Coordenação: Isabelle Zacarias
9 a 30/10 – segundas-feiras – 19h15 às 21h15
Faixa etária: 18 anos
Inscrições abertas neste link | 12 vagas
INTERNET DAS COISAS: AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM CELULAR
Coordenação: Guilherme Dinelli
20/10 – sexta-feira – 13h às 17h
Inscrições abertas neste link | 10 vagas
————-
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)
Telefone: (11) 3971-3640 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.
No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário
Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
FESTIVAL DE CINE COLÔMBIA MIGRANTE
Coordenação: Aleksey
2 a 6/10 – segunda a sexta-feira – 18h
25 lugares- Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência
Verificar classificação indicativa, direção e sinopse de cada filme na agenda completa: aqui
2 de outubro, às 18h:
LA ALSACIA (Colômbia, 2019, Ficção, 8’, 12 anos)
MEU PUEBLO (Colômbia/ Brasil, 2016, Documentário, 30’)
CHIQUI CHIQUI: COCINERAS DE SUEÑOS ANCESTRALES (Colômbia, 2015, Documentário, 24’’)
3 de outubro, às 18h:
LOS ZULUAGAS (Colômbia/Itália, 2021, Documentário, 80’)
4 de outubro, às 18h:
TOSJKUA. DESAPARICIÓN (Honduras/ México/ EUA, 2022, Documentário, 80’)
5 de outubro, às 18h:
EL SUEÑO DE BENICIO. TRE LÍDERES SOCIALES Y UN MISMO LEGADO DE PAZ (Colômbia, 2021, Documentário, 76’)
6 de outubro, às 18h:
LA TOMA DEL MILENIO (Colômbia, 2015, Documentário, 52’)
——————-
OFICINA DE PERFORMANCE: REPETIÇÕES/DIFERENÇAS/DOCUMENTOS
Coordenação: Diego Moschkovich
2 a 10/10
1ª semana de segunda à sexta-feira; e 2ª semana de segunda e terça-feira, das 10h30 às 13h30
Faixa etária: 18 anos
Inscrições aberta neste link | 35 vagas
ELEFANTES NA BIBLIOTECA DE CRISTAIS – UMA PUBLICAÇÃO COLETIVA A PARTIR DO ESPAÇO DO LIVRO
Coordenação: Fabio Morais
10/10 a 14/11 – terças-feiras – 19h às 21h
Faixa etária: 18 anos
Inscrições abertas neste link | 10 vagas
—————
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
ESPETÁCULO ENERGÍA – CUCA MARAVILHA
Com Cuca Maravilha
14/10 – sábado – 15h às 16h
Faixa etária: Livre
Distribuição de ingressos 15 minutos antes
ESPETÁCULO THE LIXOUS – PALHAÇO CANELA SECA
Coordenação: Pedro Levy
28/10 – sábado – 15h às 16h
Faixa etária: Livre
Distribuição de ingressos 15 minutos antes
PARQUE SONORO
Coordenação: equipe da Oficina Cultural Alfredo Volpi.
07 a 31/10 – terça(s)-feira(s), quarta(s)-feira(s), quinta(s)-feira(s) – 10h às 21h30; sexta(s)-feira(s) e sábado(s) – 10h às 18h
Faixa etária: Livre
————-
Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo
Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|
Sextas e Sábados das 10h às 18h.
Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.
Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.
Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA – Festival de Música Instrumental), Ciclo de Gestão Cultural, Ciclos de Cultura Tradicional, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).