Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Maestro Juan Serrano em outubro

No mês das crianças, toda a família poderá aprender e se divertir com as atividades das Oficinas Culturais Alfredo VolpiMaestro Juan Serrano e Oswald de Andrade, além da agenda repleta de atrações para os demais públicos. Performance, teatro, circo, capoeira e uma formação introdutória à Internet das Coisas serão algumas das linguagens apresentadas em outubro.

As unidades localizadas nas regiões do Bom Retiro, Itaquera e Taipas integram o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Algumas atividades exigem inscrição, pontuadas no final do texto (Serviço). Confira os detalhes da programação.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

De maneira coletiva e dinâmica, os participantes terão a oportunidade de participar da Vivência prática em Capoeira. Sob a orientação do Mestre de Capoeira Thiago Morale, conhecido como Red Nose, serão explorados movimentos corporais que envolvem improvisação, agilidade, equilíbrio, além de noções fundamentais de espaço, tempo, ritmo e música. Durante as aulas que ocorrem nos dias 6 a 27 de outubro, sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, o público poderá realizar exercícios e utilizar instrumentos como agogô, pandeiro, atabaque e berimbau.
 

As pessoas interessadas pela arte de desenhar palavras podem aproveitar as aulas de Lettering para iniciantes: Ilustrando letras. O lettering vai além de escrever letras, é a arte de desenhá-las, e pelos traços básicos e exercícios de criação, os participantes irão criar composições únicas à mão durante a atividade. A artista visual Isabelle Zacarias orientará os encontros programados dos passará a ter a possibilidade de empreender na área artística de maneira criativa. dias 9 a 30 de outubro, segundas-feiras, das 19h15 às 21h15.

Explorando a integração da tecnologia na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, o curso Internet das Coisas: automação residencial com celular traz uma abordagem prática e inovadora. Aqui, o objetivo é explorar a integração entre internet, programação e aplicativos para revolucionar a automação residencial. A aula acontece no dia 20 de outubro, sexta-feira, das 13h às 17h, e é coordenada pelo Guilherme Dinelli, técnico em eletrônica. A atividade proporcionará conhecimento sobre dispositivos inteligentes que podem ser usados não apenas no contexto doméstico, mas também como ferramentas para geração de renda.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

A 2ª edição do Festival de Cine Colômbia Migrante mergulha nas realidades do deslocamento forçado interno e transfronteiriço, por meio da sétima arte. Os longas e curtas-metragens conduzirão o público por experiências, desafios e esperanças de parte dos colombianos que buscam escapar de diversas repressões e procuram mais oportunidades em outros países, além da história dos que permanecem na Colômbia.

O público poderá assistir La Alsacia (Colômbia, 2019, Ficção, 8’, 12 anos), Los Zuluagas (Colômbia/Itália, 2021, Documentário, 80’) e os demais desta jornada cinematográfica de 2 a 6 de outubro, segunda a sexta-feira, às 18h. Os ingressos são distribuídos 1 hora antes. Acesse a agenda completa do Festival no site do programa Oficinas Culturais (aqui).

Já a oficina de Performance: Repetições/Diferenças/Documentos explora não apenas “o que é performance?”, mas também perguntas efêmeras, por exemplo, “Como acontece a performance?”, “Para que ela serve?” e “Por que a desempenho?”. Estas indagações irão fornecer um campo da pesquisa formativa com a coordenação do diretor de teatro Diego Moschkovich, com encontros entre 2 e 10 de outubro, das 10h30 às 13h30.

E a oficina Elefantes na biblioteca de cristais, orientada pelo artista visual e escritor Fábio Moraes, propõe uma exploração do acervo do Espaço do Livro da Oficina Cultural Oswald de Andrade, usando o espaço como base para descobertas e fonte de inspiração para as criações artísticas. De 10 de outubro a 14 de novembro, terças-feiras, das 19h às 21h, textos, imagens, frases e detalhes gráficos serão observados e debatidos , além de inspirar a produção de um fanzine coletivo.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

O mês das Crianças será movimentado em Itaquera, zona leste de São Paulo.

Parque Sonoro da Oficina Cultural Alfredo Volpiconvida as crianças e seus familiares a viverem uma experiência única e multissensorial com a música, a partir de estímulos sensoriais e aprendizagem interativa. O parque fica aberto ao público no jardim da unidade e pode ser visitado no período de 7 a 31 de outubro, de terça a quinta-feira, das 10h às 21h30, sexta-feira e sábado, das 10h às 18h.

O espetáculo Energia, Cuca Maravilha embarca em uma jornada por meio de monociclo, cordas, malabares e bolas de cristal. A palhaça Cuca convida o público a se tornar parte do espetáculo no dia 14 de outubro, sábado, das 15h às 16h, soltando a imaginação, transitando entre o risco e a ternura, o deslumbrante e o fracasso. O espetáculo é aberto e os interessados devem chegar 15 minutos antes.

Ainda na parte de apresentações circenses, The Lixous – Palhaço Canela Seca explora objetos como um saco de lixo que revela o ser que habita o espetáculo programado para o dia 28 de outubro, sábado, a partir das 15h. Canela Seca é um personagem destemido e apaixonado pelo palco que nasce do lixão e aborda questões socioambientais. O espetáculo é aberto e os interessados devem chegar 15 minutos antes.

Para conhecer a agenda completa dessas unidades, acesse o site do programa Oficinas Culturais.
 

SERVIÇO:

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

VIVÊNCIA PRÁTICA EM CAPOEIRA

Coordenação: Professor Red Nose (Thiago Morale)

6 a 27/10 – sextas-feiras – 13h30 às 15h30

Faixa etária: 7 anos

Inscrições abertas neste link | 15 vagas

LETTERING PARA INICIANTES: ILUSTRANDO LETRAS – OFICINAS DE OFÍCIO COMO GERAÇÃO DE RENDA
Coordenação: Isabelle Zacarias
9 a 30/10 – segundas-feiras – 19h15 às 21h15
Faixa etária: 18 anos
Inscrições abertas neste link | 12 vagas

INTERNET DAS COISAS: AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM CELULAR
Coordenação: Guilherme Dinelli
20/10 – sexta-feira – 13h às 17h
Inscrições abertas neste link | 10 vagas
————-

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3971-3640 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.

No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

FESTIVAL DE CINE COLÔMBIA MIGRANTE

Coordenação: Aleksey

2 a 6/10 – segunda a sexta-feira – 18h

25 lugares- Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência

Verificar classificação indicativa, direção e sinopse de cada filme na agenda completa: aqui

2 de outubro, às 18h:

LA ALSACIA (Colômbia, 2019, Ficção, 8’, 12 anos)

MEU PUEBLO (Colômbia/ Brasil, 2016, Documentário, 30’)

CHIQUI CHIQUI: COCINERAS DE SUEÑOS ANCESTRALES (Colômbia, 2015, Documentário, 24’’)

3 de outubro, às 18h:

LOS ZULUAGAS (Colômbia/Itália, 2021, Documentário, 80’)

4 de outubro, às 18h:

TOSJKUA. DESAPARICIÓN (Honduras/ México/ EUA, 2022, Documentário, 80’)

5 de outubro, às 18h:

EL SUEÑO DE BENICIO. TRE LÍDERES SOCIALES Y UN MISMO LEGADO DE PAZ (Colômbia, 2021, Documentário, 76’)

6 de outubro, às 18h:

LA TOMA DEL MILENIO (Colômbia, 2015, Documentário, 52’)

——————-

OFICINA DE PERFORMANCE: REPETIÇÕES/DIFERENÇAS/DOCUMENTOS

Coordenação: Diego Moschkovich

2 a 10/10

1ª semana de segunda à sexta-feira; e 2ª semana de segunda e terça-feira, das 10h30 às 13h30

Faixa etária: 18 anos

Inscrições aberta neste link | 35 vagas

ELEFANTES NA BIBLIOTECA DE CRISTAIS – UMA PUBLICAÇÃO COLETIVA A PARTIR DO ESPAÇO DO LIVRO

Coordenação: Fabio Morais

10/10 a 14/11 – terças-feiras – 19h às 21h

Faixa etária: 18 anos

Inscrições abertas neste link | 10 vagas

—————

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

ESPETÁCULO ENERGÍA – CUCA MARAVILHA
Com Cuca Maravilha

14/10 – sábado – 15h às 16h

Faixa etária: Livre

Distribuição de ingressos 15 minutos antes

ESPETÁCULO THE LIXOUS – PALHAÇO CANELA SECA

Coordenação: Pedro Levy

28/10 – sábado – 15h às 16h

Faixa etária: Livre

Distribuição de ingressos 15 minutos antes

PARQUE SONORO
Coordenação: equipe da Oficina Cultural Alfredo Volpi.

07 a 31/10 – terça(s)-feira(s), quarta(s)-feira(s), quinta(s)-feira(s) – 10h às 21h30; sexta(s)-feira(s) e sábado(s) – 10h às 18h

Faixa etária: Livre

————-

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|

Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA – Festival de Música Instrumental), Ciclo de Gestão Cultural, Ciclos de Cultura Tradicional, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!