Origem emocional das alergias

Sabe aquela alergia crônica que atrapalha seus dias e que obriga você a viver à base de medicamentos? Pois, segundo o especialista em Saúde Integrativa Sergio Bastos Jr, ela pode ser muito mais emocional do que você imagina, e o tratamento pode ser mais acessível, também, cuidando dos seus traumas e fazendo as pazes com sua história de vida.

Sergio Bastos Jr, fisioterapeuta com foco em Saúde Integrativa e sócio da Biointegral Saúde, revela que uma das queixas mais frequentes na prática do dia a dia é a alergia. “Tem gente que já acorda, pela manhã, espirrando, se coçando, começando o dia de um jeito nervoso e estressado. Tem quem já se acostumou com a alergia a tal ponto que nem lembra mais como é viver sem ela. Mas é possível quebrar essa linha de raciocínio do organismo, ou seja, eliminar o agente para acabar com a reação, já que a alergia é sempre uma resposta do nosso corpo a algo”. Segundo ele, o segredo é descobrir a quê.

“Existem muitas respostas possíveis e é preciso estudar cada caso separadamente. Mas uma coisa é certa: grande parte das alergias tem fundo emocional e, por isso, os medicamentos funcionam como paliativos, nos fazem conviver melhor com os sintomas, mas não conseguem eliminar o agente”, explica Sergio. Imagine a seguinte situação: uma rinite que é desencadeada a cada mudança de temperatura, como aquelas causadas pelo entra e sai de um escritório onde o ar condicionado está ligado. A alergia é sempre relacionada ao próprio ar, à limpeza do equipamento que resfria o ambiente ou à mudança de frio para calor e vice-versa, certo?

Será? O especialista questiona: “”e se eu disser que é muito mais fácil, e comum, que haja uma causa emocional que desencadeia a alergia, e que a mudança de temperatura é somente, digamos a “desculpa” que o corpo acha para permitir que a alergia seja acionada?”. Sergio lembra: a primeira alergia é a dos bebês, que estão vivendo a adaptação do EU ao NÃO EU, que é toda novidade no mundo, e que nós, em menor ou maior escala, também estamos vivendo o contato com o novo a cada dia”.

Pois, se o contato com o novo provoca insegurança e medo, mesmo que inconscientes, eles podem vir mascarados de alergia, para que o corpo possa se proteger e nos proteger daquilo que é considerado uma ameaça! Mas, como saber? Conforme explica o fisioterapeuta: “buscando as causas primárias da alergia, por meio de técnicas de saúde integrativa que vão encontrar, lá no fundo, de onde as reações estão vindo, do que elas querem nos proteger”.

Alergia, geralmente é reação que vem do medo

Para Sergio, as causas reais podem ser muitas: “medo do perigo, do abandono, da morte, de não conseguir atingir seus objetivos, de se separar de alguém querido ou de não conseguir se separar de alguém que nos faz mal. O medo é o principal agente de toda alergia. Ele está lá, a maioria das vezes agindo de forma silenciosa. Encontrar a causa ajuda a eliminar o agente e, portanto, as reações. Claro que é preciso um tratamento, trabalhar corpo e mente, mas temos inúmeros casos em que a pessoa simplesmente descobre que a alergia não está mais lá”.

Parece impossível? Segundo Sergio, não é: “basta entender que existe uma causa para tudo e que ela pode estar mais dentro de nós do que imaginamos. É preciso vasculhas nosso interior, buscar nas nossas emoções o que nos torna vulneráveis. Mas é possível e, muitas vezes, quando o tratamento é realizado da forma correta, tem um desenvolvimento rápido. O que não pode é achar que é normal sentir-se mal todos os dias”, finaliza.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!