Ouvido entupido: bebês e crianças são os que sofrem mais com o problema

Certamente, todos já tiveram mais de uma vez a sensação de ouvido entupido. Este problema pode acontecer por uma série de fatores. Conhecido como autofonia, o caso mais comum é quando acontece uma mudança de altitude, como na decolagem de um avião ou na descida de uma serra. “Neste caso, a sensação de ouvido entupido ocorre por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média”, explica Andréa Abrahão, fonoaudióloga e diretora técnica da Direito de Ouvir.

A Tuba Auditiva ou Trompa de Eustáquio é responsável por fazer a ligação do ouvido médio à faringe, por manter o equilíbrio entre a pressão atmosférica e a pressão interna da orelha média e por impedir o acúmulo de secreções drenando o interior dessa mesma região. Segundo a fonoaudióloga, os bebês e as crianças são os que mais sofrem com a autofonia, devido às características anatômicas e funcionais da tuba auditiva, que favorecem o entupimento.

Números

Estima-se que 30% da população seja atingida por este problema. “Assim, quando há alguma disfunção ou obstrução, o ar não passa e provoca a sensação de ouvido tapado e zumbido”, diz a profissional, ao ressaltar que não é indicada a utilização de qualquer substância sem prescrição médica, assim como deve-se evitar o uso de hastes flexíveis e a introdução de qualquer outro objeto, já que podem danificar a membrana timpânica e provocar perdas auditivas, que dificilmente serão revertidas. “Ao menor sinal de ouvido entupido, procure um especialista”, observa.

Outras causas

Problemas odontológicos, como o bruxismo, causado pelo deslocamento incorreto da mandíbula, também podem provocar a sensação de ouvido entupido. Para minimizar essa sensação é necessário que o paciente realize um tratamento específico.

Outro fato que pode causar esta sensação é a cera que, quando em excesso no canal auditivo, pode tampar o conduto. “A entrada de água ou o uso de hastes flexíveis também podem empurrar a cera para o fundo do conduto, provocando, além do entupimento, dores de ouvido. Neste caso, o cerume precisa ser removido por um especialista”, afirma, ao explicar que caso ele fique entupido após o banho ou a aula de natação, é prudente não tomar nenhuma medida “caseira”, já que podem agravar o problema. “Para qualquer sensação de obstrução insistente, é recomendado procurar um médico otorrinolaringologista. Apenas ele poderá avaliar se houve algum dano na parte interna do ouvido e se o acúmulo de água pode provocar alguma infecção, como as otites.”

Sobre a Direito de Ouvir

No mercado desde 2007, a missão da Direito de Ouvir é possibilitar às pessoas com perda auditiva uma melhor qualidade de vida através de uma ampla variedade de aparelhos com alta tecnologia. O sucesso fez com que em 2014, a rede se juntasse à multinacional Amplifon, líder mundial em soluções auditivas, presente em 22 países. A Direito de Ouvir possui cerca de 400 pontos de atendimento credenciados, uma loja própria e quatro franquias em diferentes regiões do país.

Site: http://www.direitodeouvir.com.br/

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!