PinaFamília digital usa a libras para falar de obra arte e propor atividades

No mês das crianças, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga o vídeo do mês de outubro do PinaFamília digital em libras, ampliando o acesso à arte para mais públicos. A produção já está disponível no site e redes sociais da Pina. 


Utilizando a Língua Brasileira de Sinais, o Núcleo de Ação Educativa aborda as histórias por trás de dois trabalhos do acervo do museu: Infância de Giotto, 1895, de Oscar Pereira da Silva, e Carnaval em Madureira, 1924, de Tarsila do Amaral.

Além disso, com base nos cenários encontrados nas obras, o telespectador pode aprender quais gestos, utilizando a Língua Brasileira de Sinais, representam os seguintes elementos: menino, pedra, cabra, chapéu, planta, flauta, Carnaval, crianças, mulheres, cão e balão.

A atividade lúdica não para por aí, e ainda Inspirado nas telas de Tarsila do Amaral e Oscar Pereira da Silva, o educativo propõe que o telespectador desenhe o seu passatempo favorito ou até mesmo caminhe até uma janela e pinte uma paisagem ou alguma situação rotineira com base na sua observação.

O vídeo-oficina também é um convite para que todos possam visitar o museu, onde os trabalhos estão expostos na mostra Pinacoteca: Acervo. Aos sábados, a entrada é gratuita, mesmo assim, é preciso reservar pelo site www.pinacoteca.org.br.

O Pinafamília digital começou em abril deste ano e os vídeos abordam sempre obras da coleção do museu. Os novos conteúdos são divulgados no segundo domingo de cada mês.

PinaFamília

O PinaFamília é um projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), destinado a grupos familiares de todas as idades. A iniciativa marcava o segundo domingo de cada mês e, antes da pandemia, estava em operação desde 2014. A programação deve retornar presencial, quando for possível, com as adaptações necessárias para receber seus visitantes.

Em 2021, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de BB Seguros, Verde Asset Management, BNY Mellon e Bloomberg Philanthropies.

PinaFamília digital

Vídeo-oficina em libras – https://www.youtube.com/watch?v=Cbt46jBXwl8

Todo segundo domingo do mês tem vídeo novo em https://www.pinacoteca.org.br e youtube/pinacotecadesaopaulo .

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!