A animação brasileira Placa-Mãe, dirigida por Igor Bastos, recebeu pôster inédito nesta terça-feira. O longa-metragem conta a história de Nadi, uma andróide que recebe o direito de adotar duas crianças e as reviravoltas enfrentadas pela família a partir daí. Com distribuição da O2 Play, chegará aos cinemas no dia 3 de outubro.
Placa-Mãe é uma ficção científica que se passa em Minas Gerais. No filme, Nadi é uma andróide com cidadania brasileira com o direito de adotar duas crianças, David e Lina. No entanto, Asafe, um digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso com o intuito de ganhar popularidade. Em meio a tudo, um mal entendido leva David a fugir e viver aventuras. Enquanto o garoto lida com os perigos da cidade, Nadi tenta encontrá-lo.
“Eu defino Placa-Mãe carinhosamente como sci-fi da roça. Queria pensar em uma Minas Gerais do futuro, algo que a gente não tem imageticamente definido. Isso foi um desafio porque a ideia de futuro está sempre ligada a algo meio apocalíptico ou oriental. Então queríamos trazer outra visão: um Brasil que parece andar por soluços”, afirma o diretor Igor Bastos.
Cena da animação Placa-Mãe, de Igor Bastos – Créditos: Divulgação/O2 Play
Placa-Mãe é o primeiro longa-metragem de animação produzido no interior de Minas Gerais e o segundo no estado de Minas. O filme foi feito ao longo de quatro anos e meio nas cidades de Divinópolis e Nova Serrana e envolveu mais de 250 profissionais. Em 2023, a animação foi selecionada em mais de 100 festivais, passando por 30 países e ganhando 25 prêmios, tendo destaque o premio coral negro de melhor longa-metragem de animação no 44° Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, um dos festivais mais importantes da America Latina, além de seleções no 56° SITGES – Festival Internacional de Cinema Fantàstic de Catalunya e 40° Chicago International Children’s Film Festival, entre outros.
Parceria com Aldeias Infantis SOS
Placa Mãe tem como parceiro social a Aldeias Infantis SOS, organização que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, e que tem conexão com a temática da adoção e cuidado parental explorada pela obra.
A Aldeias Infantis SOS atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias e trabalha junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
A intenção do filme é chamar a atenção da sociedade sobre o tema da adoção e da diversidade de formatos de família, tendo a Aldeias Infantis SOS como parceira nessa missão. Os interessados poderão realizar doações para a Organização, contribuindo diretamente para que nenhuma criança cresça sozinha.
Sinopse
Em Placa Mãe, a robô Nadi ganha cidadania. E como cidadã, agora ela passa a ter o direito de adotar duas crianças. Porém, um mal entendido acontece durante a adoção, e o menino David foge com medo de se separar de sua irmã Lina. Enquanto o garoto lida com os perigos da cidade, Nadi tenta encontrá-lo.