Primeiras Bebetecas de São Paulo chegam aos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli

Os CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli receberam as 12 primeiras Bebetecas de toda a rede municipal de educação de São Paulo. Iniciativa inovadora da Secretaria Municipal de Educação, os espaços são dedicados exclusivamente a bebês de 0 e 3 anos e seus responsáveis, e já estão abertos para o público em geral. Localizadas dentro das bibliotecas das unidades (confira os endereços abaixo), as Bebetecas funcionam todos os dias, das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h aos sábados, domingos e feriados.

Idealizada pela Secretaria Municipal de Educação e implementada pelo Instituto Baccarelli, a Bebeteca é desenhada para proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para crianças e suas famílias, permitindo o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento social, motor e cognitivo dos pequenos. Com livros, brinquedos, fantasias e espaços que estimulam a criatividade durante a brincadeira, as Bebetecas contam ainda com um monitor com dedicação exclusiva, que ajuda a mediar a interação de bebês e seus responsáveis com o ambiente.

A primeira unidade de toda a rede teve sua inauguração em setembro de 2023, no CEU Barro Branco / Cidade Tiradentes – Enedina Alves Marques, e foi um sucesso instantâneo de público. Com frequentadores assíduos e grandes histórias de fortalecimento de laços familiares, o espaço chamou a atenção da mídia, e foi assunto de matérias da Folha de S.Paulo, da TV Cultura, da Band e da TV Globo, entre outros veículos importantes.

Agora, é a vez das populações atendidas pelos outros 11 CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli aproveitarem a novidade. “Para nós, do Instituto Baccarelli, é uma verdadeira alegria participar da implantação das Bebetecas”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. “Há poucos espaços voltados para a primeiríssima infância, e podemos dizer com segurança que as Bebetecas oferecem o que há de melhor para bebês de 0 a 3 anos e seus responsáveis. Agradecemos à Secretaria Municipal de Educação por escolher os CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli para a implantação inicial desse projeto transformador. A educação começa na primeiríssima infância, e nos sentimos honrados de poder contribuir para a formação das futuras gerações.” A previsão é que todas as unidades dos CEUs sob administração direta da Secretaria Municipal de Educação também recebam o espaço no futuro.

Distribuídas pelas zonas Norte e Leste da cidade, os 12 CEUs sob gestão do Instituto oferecem programações de esporte, cultura e lazer de forma totalmente gratuita para a população de São Paulo, seguindo as diretrizes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 27 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.400 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. 

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais. 

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Bebetecas

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

Endereços:

CEU Arthur Alvim – Abdias do Nascimento
Avenida Sylvio Torres, 295 – Conj. Hab. Padre Jose de Anchieta
Tel.: (11) 5990-3365

CEU Barro Branco / Cidade Tiradentes – Enedina Alves Marques
Rua Numa Pompílio, s/n – Conjunto Habitacional Barro Branco II
Tel.: (11) 5990-3368

CEU Carrão / Tatuapé – Carolina Maria de Jesus
Rua Monte Serrat, 380, Tatuapé
Tel.: (11) 5990-3364

CEU Freguesia do Ó – Esperança Garcia
Rua Crespo de Carvalho, 71, Freguesia do Ó
Tel.: (11) 5990-2340

CEU Parque Do Carmo – João Cândido
Rua Gaspar da Silva, 240, Parque do Carmo
Tel.: (11) 5990-3369

CEU Parque Novo Mundo – Leônidas da Silva
Avenida Ernesto Augusto Lopes, 100, Parque Vila Maria
Tel.: (11) 5990-3373

CEU Pinheirinho – Luís Gama
Rua Camilo Zanotti, 92, Conjunto City Jaraguá
Tel.: (11) 5990-3371

CEU São Miguel – Luiz Melodia
Rua José Ferreira Crespo, 475, Jardim São Vicente
Tel.: (11) 5990-3367

CEU São Pedro / José Bonifácio – Dragão do Mar
Rua Professora Lucila Cerqueira, 194, Jardim São Pedro
Tel.: (11) 5990-2212

CEU Taipas – Professora Maria Beatriz Nascimento
Rua João Amado Coutinho, 240, Conj. Res. Elisio Teixeira Leite
Tel.: (11) 5990-3370

CEU Tremembé – Maria Firmina dos Reis
Rua Adauto Bezerra Delgado, 94, Parque Casa de Pedra
Tel.: (11) 5990-3372

CEU Vila Alpina / Vila Prudente – Professora Virgínia Leone Bicudo
Rua João Pedro Lecór, 141, Jardim Avelino
Tel.: (11) 5990-2342

Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br 

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!