Realizado desde 2010 e somente interrompido pela pandemia, o Festival busca, no público de bebês e pais, um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez
O Grupo Sobrevento realiza, de 3 a 29 de setembro, o Festival Primeiro Olhar – VIII Mostra Internacional de Teatro para Bebês. A programação é gratuita e reúne artistas do Brasil e do Chile, que apresentarão espetáculos para crianças de seis meses a três anos de idade, além de debates, oficinas e um encontro entre o público e realizadores de Arte para a primeiríssima infância. A programação, que acontece em São Bernardo do Campo (Teatro Lauro Gomes) e em São Paulo (Espaço Sobrevento), contará ainda com atividades de formação para artistas, educadores e pesquisadores.
Apresentando diferentes propostas de comunicação poética, o festival visa a garantir o acesso à Cultura a um público historicamente excluído e a estimular a criação de novos espetáculos para essa faixa etária.
“A sociedade não pode negar aos bebês o acesso à cultura. O festival é uma oportunidade de encontro poético e congrega pais e filhos em um local que difunde a poesia”, conta Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento.
PROGRAMAÇÃO | ESPETÁCULOS
CIA. TEATRO DE OCASIÓN | CHILE
Espetáculo TUM
3 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
4 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Três irmãos nos contam a história do seu quintal, o lugar onde brincaram e cresceram. Personagens afetuosos os acompanharão e os convidarão a uma misteriosa viagem subterrânea, na qual descobrirão as luzes do germinar e o retorno dos brotos da vida. Semear a terra, semear o céu: os sentimentos também são sementes a semear. “TUM” é uma viagem pelo ciclo da vida, o sentido de pertencimento, a perda e o encontro. Objetos, narração, canto e movimento. Madeira, plástico e luzes ganham vida e se transformam em cena, seguindo a poética de artesanato em movimento que a companhia tem desenvolvido em cada criação.
GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL
Espetáculo TERRA
10 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
11 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra.
GRUPO PORTO CÊNICO | SC_BRASIL
Espetáculo CASA
17 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
18 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
O espetáculo aborda a saudade que os adultos sentem da sua infância e da infância dos seus filhos. A partir de memórias das próprias atrizes, o espetáculo apresenta histórias de duas mulheres, ora mães, ora filhas. O movimento, as sonoridades, a relação com objetos e a presença das atrizes constroem uma narrativa que dialoga criativa e artisticamente com o universo dos bebês. Afirmando, dessa maneira, um momento de prazer estético para o bebê por meio de um universo poético.
MÁRCIO DE CAMILLO | MS_BRASIL
Espetáculo CRIANCEIRAS BEBÊ
24 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
25 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Crianceiras Bebê é um espetáculo cênico-musical para a primeira infância, onde o cantor e compositor Márcio De Camillo apresenta poemas de Mario Quintana, que musicou. No show, Márcio toca diferentes instrumentos de corda – violão, viola caipira, mandoline e braguinha – e é acompanhado pela percussionista cênica e orquestral Nath Calan, que também se vale de um grande número de instrumentos de percussão, em busca de ritmos e sonoridades surpreendentes, tanto para as crianças de seis meses a três anos de idade, quanto para os adultos que as acompanham. Primeiro show musical para bebês de que temos notícia no país, Crianceiras Bebê enfrenta os preconceitos que associam o gosto da primeira infância a certos instrumentos, sons, ritmos e repertórios e busca revelar aos bebês o encanto e a grande riqueza da música popular, das canções e da poesia brasileiras.
PROGRAMAÇÃO | ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
OFICINA: CRIANDO UM ESPETÁCULO PARA BEBÊS, com Sandra Vargas (Sobrevento)
7 e 8 de setembro, das 19h às 22h | Espaço Sobrevento – São Paulo
28 e 29 de setembro, das 19h às 22h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
*Direcionada a educadores da rede pública e artistas
O Teatro para Bebês nos obriga a adotar uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todo ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos, em que temos mais a aprender do que a ensinar e olhar tudo como pela primeira vez.
Inscrições abertas, exclusivamente pelo e-mail info@sobrevento.com.br
II ENCONTRO CENA BEBÊ BRASIL
20 de setembro, das 19h às 22h | Espaço Sobrevento – São Paulo
Em um espaço único no Brasil para a troca de informações, experiências e sonhos, artistas, gestores, educadores, mães e pais se encontram para discutir as possibilidades do Teatro para a Primeira Infância e o acesso à Cultura nas grandes cidades.
DEBATES
12 de setembro, às 19h | Espaço Sobrevento – São Paulo
21 de setembro, às 19h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Bate-papos entre artistas e público sobre espetáculos da programação.
PRIMEIRO OLHAR – VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS
Datas: 3 a 29 de setembro de 2022
Espaço Sobrevento. Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca – São Paulo | Telefone: (11) 2692-1549
Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo | Telefone: (11) 4368-3483
Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.
Duração: Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.
Capacidade e recomendação: 80 lugares – destinam-se a um bebê de até 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão. Demais espectadores ficarão sujeitos à disponibilidade de vagas, a critério da produção. Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão. É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br