Primeiro Olhar: Festival Internacional de Teatro para Bebês chega à oitava edição

Realizado desde 2010 e somente interrompido pela pandemia, o Festival busca, no público de bebês e pais, um olhar de quem vê as coisas pela primeira vez

O Grupo Sobrevento realiza, de 3 a 29 de setembro, o Festival Primeiro Olhar – VIII Mostra Internacional de Teatro para Bebês. A programação é gratuita e reúne artistas do Brasil e do Chile, que apresentarão espetáculos para crianças de seis meses a três anos de idade, além de debates, oficinas e um encontro entre o público e realizadores de Arte para a primeiríssima infância. A programação, que acontece em São Bernardo do Campo (Teatro Lauro Gomes) e em São Paulo (Espaço Sobrevento), contará ainda com atividades de formação para artistas, educadores e pesquisadores.

Apresentando diferentes propostas de comunicação poética, o festival visa a garantir o acesso à Cultura a um público historicamente excluído e a estimular a criação de novos espetáculos para essa faixa etária.

“A sociedade não pode negar aos bebês o acesso à cultura. O festival é uma oportunidade de encontro poético e congrega pais e filhos em um local que difunde a poesia”, conta Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento.

PROGRAMAÇÃO | ESPETÁCULOS

CIA. TEATRO DE OCASIÓN | CHILE
Espetáculo TUM

3 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
4 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo

Três irmãos nos contam a história do seu quintal, o lugar onde brincaram e cresceram. Personagens afetuosos os acompanharão e os convidarão a uma misteriosa viagem subterrânea, na qual descobrirão as luzes do germinar e o retorno dos brotos da vida. Semear a terra, semear o céu: os sentimentos também são sementes a semear. “TUM” é uma viagem pelo ciclo da vida, o sentido de pertencimento, a perda e o encontro. Objetos, narração, canto e movimento. Madeira, plástico e luzes ganham vida e se transformam em cena, seguindo a poética de artesanato em movimento que a companhia tem desenvolvido em cada criação.

GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL
Espetáculo TERRA

10 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
11 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo

Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra.

GRUPO PORTO CÊNICO | SC_BRASIL
Espetáculo CASA

17 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
18 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo

O espetáculo aborda a saudade que os adultos sentem da sua infância e da infância dos seus filhos. A partir de memórias das próprias atrizes, o espetáculo apresenta histórias de duas mulheres, ora mães, ora filhas. O movimento, as sonoridades, a relação com objetos e a presença das atrizes constroem uma narrativa que dialoga criativa e artisticamente com o universo dos bebês. Afirmando, dessa maneira, um momento de prazer estético para o bebê por meio de um universo poético.

MÁRCIO DE CAMILLO | MS_BRASIL
Espetáculo CRIANCEIRAS BEBÊ

24 de setembro, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
25 de setembro, às 15h e às 17h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo

Crianceiras Bebê é um espetáculo cênico-musical para a primeira infância, onde o cantor e compositor Márcio De Camillo apresenta poemas de Mario Quintana, que musicou. No show, Márcio toca diferentes instrumentos de corda – violão, viola caipira, mandoline e braguinha – e é acompanhado pela percussionista cênica e orquestral Nath Calan, que também se vale de um grande número de instrumentos de percussão, em busca de ritmos e sonoridades surpreendentes, tanto para as crianças de seis meses a três anos de idade, quanto para os adultos que as acompanham. Primeiro show musical para bebês de que temos notícia no país, Crianceiras Bebê enfrenta os preconceitos que associam o gosto da primeira infância a certos instrumentos, sons, ritmos e repertórios e busca revelar aos bebês o encanto e a grande riqueza da música popular, das canções e da poesia brasileiras.

PROGRAMAÇÃO | ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

OFICINA: CRIANDO UM ESPETÁCULO PARA BEBÊS, com Sandra Vargas (Sobrevento)
7 e 8 de setembro, das 19h às 22h | Espaço Sobrevento – São Paulo
28 e 29 de setembro, das 19h às 22h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
*Direcionada a educadores da rede pública e artistas

O Teatro para Bebês nos obriga a adotar uma nova postura e a um novo olhar. Partindo do pressuposto de que todo ser humano tem uma capacidade inata de entendimento, de comunicação e de sensibilidade, chegamos a um ponto que desconhecemos, em que temos mais a aprender do que a ensinar e olhar tudo como pela primeira vez.

Inscrições abertas, exclusivamente pelo e-mail info@sobrevento.com.br

II ENCONTRO CENA BEBÊ BRASIL
20 de setembro, das 19h às 22h | Espaço Sobrevento – São Paulo
Em um espaço único no Brasil para a troca de informações, experiências e sonhos, artistas, gestores, educadores, mães e pais se encontram para discutir as possibilidades do Teatro para a Primeira Infância e o acesso à Cultura nas grandes cidades.

DEBATES
12 de setembro, às 19h | Espaço Sobrevento – São Paulo
21 de setembro, às 19h | Teatro Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Bate-papos entre artistas e público sobre espetáculos da programação.


PRIMEIRO OLHAR – VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS
Datas: 3 a 29 de setembro de 2022
Espaço Sobrevento. Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca – São Paulo | Telefone: (11) 2692-1549
Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo | Telefone: (11) 4368-3483

Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.
Duração: Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.
Capacidade e recomendação: 80 lugares – destinam-se a um bebê de até 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão. Demais espectadores ficarão sujeitos à disponibilidade de vagas, a critério da produção. Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão. É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!