Segunda revistinha do Edu, novo personagem da Turma da Mônica com doença rara, trata dos medos relacionados à Distrofia Muscular de Duchenne

A segunda revistinha do novo personagem da Turma da Mônica com doença rara, o Edu, acaba de ser lançada e trata, principalmente, dos medos do personagem relacionados à evolução da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética caracterizada pela deterioração muscular progressiva.

O gibi está sendo distribuído na exposição “Olá, Maurício!”, na FIESP, em São Paulo, e faz parte do projeto Cada passo importa, parceria entre a Sarepta, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções.

Na primeira história, a Turma da Mônica recebe Edu em seu primeiro dia de aula, brincam e conhecem um pouco mais sobre a doença, que tem evolução rápida e ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo, podendo levar à morte  na adolescência ou no início da fase adulta. A revistinha apresenta a personalidade sensível e corajosa do garoto, mostra a importância do diagnóstico precoce (facilitado com a solicitação de um exame de sangue chamado CK) e promove a inclusão.

Já na segunda história, os personagens fazem um passeio pelo zoológico e conversam sobre os seus medos. Enquanto a Mônica tem medo de insetos, o Cebolinha, de “extlatelestles”, a Magali, de acabar toda a comida do mundo, o Edu abre seu coração e conta que tem receio de usar cadeira de rodas.

O sinal mais importante da DMD é a perda progressiva de força muscular e, consequentemente, da capacidade de realizar atividades simples de forma independente. Muitos casos requerem o uso de cadeira de rodas no início da adolescência. Neste momento, Edu recebe apoio da Turma que o lembra que sua mente tem o poder de vencer o medo e que o tratamento pode retardar a evolução da doença.

O diretor-geral da Sarepta, Fábio Ivankovich, afirma que as histórias do Edu tem como objetivo falar sobre inclusão, chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e acolher quem convive com a doença. “Queremos dar visibilidade para o assunto e trazer uma abordagem didática, lúdica e educacional. Assim, podemos mostrar aos pacientes que eles não estão sozinhos, que podem contar com amigos e familiares para apoiá-los e que cada passo importa para quem tem DMD”, ressalta.

Em certo momento, Edu cansa de andar no zoológico e precisa do auxílio da cadeira de rodas. Ao conversar com o Luca, personagem paraplégico da Turma da Mônica, ele percebe que o medo do futuro só atrapalha o presente e que é preciso enfrentar esses desafios com garra, o que o deixa mais tranquilo e cheio de esperança.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!