Segura a Curva das Mães: Solidariedade a mães vulneráveis em Meio a Pandemia

A ONG “Instituto Casa Mãe” e o “Coletivo Massa” se uniram para criar o projeto “Segura a Curva das Mães”, que visa garantir que mães e crianças sejam priorizadas no recebimento de ajuda emergencial durante a pandemia do Coronavírus.  A proposta é trabalhar junto às entidades do terceiro setor, coletivos, organizações da sociedade civil e indivíduos na distribuição direta e indireta de recursos para promover e garantir por meio de ações práticas a dignidade e os direitos básicos de mulheres e crianças durante esse período.

CurvaDasMaes.jpg

Até agora já foram 732 mães mapeadas, o que contando com os dependentes dá um número de mais de 2.641 pessoas, sendo que 69% delas não têm nenhuma pessoa fora de casa ajudando e 27% não tem ninguém pra ajudar nem dentro de casa.

“A maternidade é um papel-relação que depende de um conjunto de normas  que estruturam a posição da pessoa-mãe no contexto social. E, como em outros papéis da sociedade, esse papel muda de acordo com as manifestações sociais e culturais de cada lugar”, explica Thais Ferreira, do Coletivo Massa, uma das idealizadoras do projeto.

Dados do IBGE mostram que no Brasil há mais de 70 milhões de mulheres mães, e entre os anos de 2001 e 2015, o número de lares chefiados por mulheres cresceu 105%, o que significava um total de 28,9 milhões de famílias chefiadas por elas.

Para 10,3 milhões de crianças brasileiras com menos de quatro anos em 2015, 83,6% (8,6 milhões) a primeira responsável era uma mulher, seja mãe biológica, de criação ou madrasta, de acordo com o Suplemento Aspectos dos cuidados das crianças de menos de 4 anos de idade, da PNAD 2015. Vale ressaltar que à época, apenas 45% dessas brasileiras estavam trabalhando.

Ainda de acordo com outra pesquisa da PNAD de 2017, 32,4% das mulheres de 14 anos ou mais no país cuida de um integrante do domicílio, sejam filhos, doentes, pessoas com deficiência ou idosos.

A taxa de pobreza por família, medida pela faixa dos US$ 5,5 por dia, é maior entre famílias formada por mulheres sozinhas e com filhos, as chamadas “mães solo”, que exercem o arranjo familiar monoparental feminino. O indicador representa 57% desse universo, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais 2017 – SIS 2017, do IBGE.

Por isso, priorizar e garantir apoio emergencial para mães e crianças, além de acompanhar e monitorar o recebimento das ajudas (físicas e emocionais) é o foco desta iniciativa.

A primeira fase de mapeamento e inscrições foi do dia 26/03 ao dia 02/04. Dia 03.04 começa o trabalho de PONTE entre mães e projetos-ações-soluções que as encontrem, bem como a vaquinha online, para criar um fundo de emergência que faça repasses para estes projetos pontes, que priorizem o atendimento a mães e crianças, ou diretamente a mães isoladas.

Para saber sobre os próximos passos do projeto é possível fazer contato com as suas idealizadoras através do e-mail: thaiz@casamae.org.

DOE AGORA: http://bit.ly/doecurvadasmaes

Sobre as organizadoras:

O Instituto Casa Mãe desenvolve inteligência social para garantir o bem-estar e o bem-viver social, econômico, afetivo e ambiental para as mães.

O Coletivo MASSA tem como objetivo impulsionar uma nova geração de cidadãos conscientes do seu papel como protagonistas de mudanças políticas sociais e ambientais, criando soluções e novas alternativas para corrigir desigualdades, acelerando o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidaria.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!