Semana Literária online PUCPR

O Brasil é marcado por uma rica pluralidade de línguas, costumes e vivências. É com o objetivo de celebrar esses diversos “Brasis” que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza a edição de 2021 de sua Semana Literária. Com o tema “Literatura e Brasilidades”, o evento ocorre de 18 a 22 de outubro, com a presença de autores renomados, em transmissões ao vivo. Ainda, entre os dias 15 e 31 do mesmo mês, a instituição realiza a feira de livros Lombada, também no formato digital.

“Vivemos em um país culturalmente plural. Quando olhamos para as nossas artes, músicas e literaturas salta aos nossos olhos as tantas diversidades regionais e identitárias. A edição de 2021 da Semana Literária da PUCPR busca pensar nas Brasilidades, em sua vasta e rica potência de formar escolas, autores, autoras e obras com importância e relevância em todo o mundo”, afirma Fabiano Incerti, Diretor de Identidade Institucional e do Instituto Ciência e Fé da PUCPR.

Assim como ocorreu em 2020, o evento será online, via plataforma Zoom, a fim de conter a disseminação de Covid-19. Os encontros são gratuitos, mas é necessário realizar inscrição prévia. Em data anterior, os participantes receberão um e-mail com as instruções para acessar as atividades.

Um dos destaques da programação é a escritora Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), autora de mais de uma centena de obras de diversos gêneros e vencedora de prêmios como o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Na PUCPR, ela vai conversar sobre o relançamento de “Silenciosa Algazarra”, coletânea de textos críticos a respeito da universalização da leitura e dos livros, e relembrar momentos importantes de sua carreira.

Já Milton Hatoum, considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil, vencedor de Prêmios Jabuti, ministrará a conferência “Diversidade na Literatura Brasileira”, quando analisará romances de Machado de Assis, Clarice Lispector e João Guimarães Rosa, dentre outros. A Semana Literária da PUCPR também vai contar com a presença de Vera Eunice de Jesus, filha caçula de Carolina Maria de Jesus, do educador e escritor indígena Daniel Munduruku e de vários pesquisadores da literatura nacional, que participarão de debates, oficinas e palestras.

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr-2021__1349539.

Feira Lombada – Em outubro, a PUCPR também promove, em formato digital, a feira de livros Lombada, iniciativa da PUCPRESS, editora universitária da instituição, em parceria com a Arte & Letra – Editora e Livraria.

Entre os dias 15 e 31, mais de 50 editoras como FTD, Autêntica, Ubu, Aleph, Fiocruz, Edipucrs, além das próprias PUCPRESS e Arte & Letra, entre outras, vão ofertar títulos que poderão ser adquiridos com descontos de até 50%. Trata-se de uma excelente oportunidade para comprar obras de diversos segmentos, entre literários e acadêmicos, com um preço especial. Mais informações estão disponíveis no site oficial: https://www.lombada.pucpr.br/.

Semana Literária 2021 da PUCPR – Literatura e Brasilidades

De 18 a 22 de outubro

Transmissões online, ao vivo e gratuitas

Inscrições e mais informações: https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr-2021__1349539

Feira de Livros Lombada

De 15 a 31 de outubro, em formato digital

Livros com até 50% de desconto

Site oficial: http://www.lombada.pucpr.br

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!