Semana Mundial do Brincar: Espaço Alana prepara programação especial com bate-papo on-line e atividades presenciais

Você sabia que o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil? É por meio dele que as crianças conseguem desenvolver habilidades importantes como a coordenação motora, os aspectos cognitivos, sociais e até emocionais. Para valorizar o brincar como um ato transformador para a infância, o Espaço Alana participa da 13ª edição da Semana Mundial do Brincar (SMB), uma iniciativa da Aliança pela Infância, que acontece entre os dias 23 e 26 de maio, com o tema “Confiar na Força do Brincar”. A programação da SMB é voltada para educadores, crianças, adolescentes e toda a família.



Para celebrar o brincar durante toda a semana o Espaço Alana contará com uma programação especial para receber toda a comunidade do Jardim Pantanal, extremo leste de São Paulo, para uma série de encontros presenciais com atividades artísticas que estimulam a conexão com o mundo da criatividade para todos os públicos. A programação inclui brincadeiras e experiências que envolvem literatura, música, artes, práticas corporais e muita imaginação.

Quem não mora perto do Espaço Alana também poderá participar da programação e contribuir com percepções sobre o brincar, já que, apesar de ser um direito garantido por lei, muitas crianças ainda não têm acesso a um brincar livre e que possibilite condições para uma vivência plena da infância. Por isso, a programação do Espaço Alana trará uma conversa para provocar reflexões em educadores, pais, mães e responsáveis: no dia 23/05 (2ª-feira), às 14h, acontece o painel online ‘Brincar na periferia: um ato de resistência’, que será transmitido pela página do Facebook do Espaço Alana.

Essa conversa, que dará luz ao brincar como uma potente ferramenta para o fortalecimento de vínculos, desenvolvimento e interação social, que pode contribuir com uma sociedade mais justa, terá a participação de Taís Froes, pedagoga, observadora das infâncias e guardiã da Oca Infância Viva, e Mara Esteves, educadora popular e integrante da Coletiva Brincantes Urbanas. A mediação ficará por conta de Ana Cláudia Leite, pedagoga e assessora em educação e infância do Instituto Alana.

Confira, a seguir, a agenda completa da Semana Mundial do Brincar no Espaço Alana:

Dia 24 (3ª-feira), das 14h às 17h
Neste dia, Edilene Santos, bibliotecária do Espaço Alana, participará de uma leitura mediada do clássico da literatura infantil ‘A árvore generosa’, que mostra a relação de um menino com uma árvore, ao longo da vida de ambos. Outra atividade imperdível será comandada pelo Grupo Ares, núcleo artístico de pesquisa e criação em dança, teatro físico e circo contemporâneo. Nela, os pequenos e suas famílias participarão de uma Oficina Circense, aprendendo técnicas de malabares e tecidos.

Dia 25 (4ª-feira), das 14h às 17h
Acontece o Espaço Sensorial e Lúdico ‘Brincando com os Sentidos’, onde as crianças poderão vivenciar e explorar os quatros sentidos: audição, tato, visão e o olfato. Em um espaço lúdico e sensorial, com objetos coloridos com texturas diferentes, instrumentos de percussão com materiais recicláveis, intervenções musicais e artísticas. A atividade será mediada pela Tribo Recreativa, grupo cultural e de entretenimento infantil. Ainda nesta data, acontece também a Oficina Artística com Tintas Naturais, um espaço livre para desenhos e criações com a utilização de tintas naturais, comandado pelo Edmilson Bento da brinquedoteca do Espaço Alana.

E, é claro, que o brincar na natureza não poderia ficar de fora! O projeto Urbanizar, do Instituto Alana, promoverá algumas dinâmicas especiais para estimular o contato com o meio ambiente. Os pequenos participarão de jogos de adivinhação do animal, morcego e mariposa e aprenderão a usar uma máquina fotográfica para conhecer mais sobre os seres vivos que vivem na natureza.

Dia 26 (5ª feira), das 14h às 15h
Para encerrar a programação, a Banda Alana, projeto sociocultural do Instituto Alana formado por crianças e jovens do Jardim Pantanal, estará presente para realizar um show que reunirá uma série de atividades lúdicas e brincadeiras musicais para a família toda se divertir.


Semana Mundial do Brincar no Espaço Alana
De 23 a 26 de maio de 2022, a partir das 14h (horário de Brasília)
Espaço Alana – Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal
Programação completa disponível aqui
Iniciativa: Aliança pela Infância | Realização: Alana e Espaço Alana | Apoio: Banda Alana e projeto Urbanizar

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!