Dormir e acordar sem saber se o prato na mesa vai estar completo no final do dia é a realidade de milhões de brasileiros. Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar indicam que, durante a pandemia, cerca de 116,8 milhões de brasileiros enfrentavam algum grau de insegurança alimentar e 43,4 milhões não tinham alimentos em quantidade suficiente. É esse o tema do próximo episódio da série Primeiros Anos, exibida pelo Canal Futura.
O episódio vai ao ar na próxima terça-feira (22), direto de Campo Limpo Paulista, para contar a história de Simone Lopes, mãe do Théo, de 3 anos, e de mais 3 filhos. A pandemia afetou diretamente a forma de sua família se alimentar e a solução para amenizar as dificuldades foi investir em uma horta familiar: no quintal de sua casa, passou a ser plantado agrião, couve, chuchu e ora-pro-nobis. “Aprendemos a adaptar mingais e alimentos em comidas de baixo custo e que, ao mesmo tempo, fosse interessante para eles”, conta Simone.
Segundo Derly Marques, companheiro de Simone, a incerteza que passaram por conta da alimentação gerou uma sensação de impotência. “Como pai, já teve dias em que deitei a cabeça no travesseiro e pensei: como será amanhã? Sem nada no bolso a gente sente o desespero. A criança não tem culpa, no dia seguinte ela quer comer”, desabafa.
Primeiros Anos é uma série composta por 20 episódios e faz parte de um conjunto de programações com o intuito de fortalecer a rede de atuação do Futura dedicada à Educação Básica, a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros.
O programa traz histórias de infâncias diversas, de diferentes lugares do Brasil, com culturas e crenças variadas, mas todas com um ponto em comum: a importância da atuação parental na construção de valores das crianças, respeitando seus direitos, partindo de um olhar criativo no processo de educação e valorizando a diversidade.
Produzida por jovens realizadores egressos da oficina Geração Futura Juventudes — projeto que ajuda jovens universitários a se conectarem com o universo do audiovisual, a série é fruto de uma parceria entre as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal e Roberto Marinho, com apoio da Porticus América Latina.
Série Primeiros Anos
Histórias de infâncias diversas, focando a atenção narrativa na atuação parental e sua interação com o universo infantil, através do olhar criativo e diversificado de jovens realizadores.
Quando: Novos episódios toda terça-feira, às 19h45.
Reprises: Terças, 0h; quintas, 15h15; domingos, 18h30
Classificação: livre
SOBRE O FUTURA
O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.
SOBRE A FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL
Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.