Série do Canal Futura aborda insegurança alimentar na infância

Dormir e acordar sem saber se o prato na mesa vai estar completo no final do dia é a realidade de milhões de brasileiros. Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar indicam que, durante a pandemia, cerca de 116,8 milhões de brasileiros enfrentavam algum grau de insegurança alimentar e 43,4 milhões não tinham alimentos em quantidade suficiente. É esse o tema do próximo episódio da série Primeiros Anos, exibida pelo Canal Futura.

O episódio vai ao ar na próxima terça-feira (22), direto de Campo Limpo Paulista, para contar a história de Simone Lopes, mãe do Théo, de 3 anos, e de mais 3 filhos. A pandemia afetou diretamente a forma de sua família se alimentar e a solução para amenizar as dificuldades foi investir em uma horta familiar: no quintal de sua casa, passou a ser plantado agrião, couve, chuchu e ora-pro-nobis. “Aprendemos a adaptar mingais e alimentos em comidas de baixo custo e que, ao mesmo tempo, fosse interessante para eles”, conta Simone.


Segundo Derly Marques, companheiro de Simone, a incerteza que passaram por conta da alimentação gerou uma sensação de impotência. “Como pai, já teve dias em que deitei a cabeça no travesseiro e pensei: como será amanhã? Sem nada no bolso a gente sente o desespero. A criança não tem culpa, no dia seguinte ela quer comer”, desabafa.


Primeiros Anos é uma série composta por 20 episódios e faz parte de um conjunto de programações com o intuito de fortalecer a rede de atuação do Futura dedicada à Educação Básica, a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros.


O programa traz histórias de infâncias diversas, de diferentes lugares do Brasil, com culturas e crenças variadas, mas todas com um ponto em comum: a importância da atuação parental na construção de valores das crianças, respeitando seus direitos, partindo de um olhar criativo no processo de educação e valorizando a diversidade.


Produzida por jovens realizadores egressos da oficina Geração Futura Juventudes — projeto que ajuda jovens universitários a se conectarem com o universo do audiovisual, a série é fruto de uma parceria entre as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal e Roberto Marinho, com apoio da Porticus América Latina.





Série Primeiros Anos

Histórias de infâncias diversas, focando a atenção narrativa na atuação parental e sua interação com o universo infantil, através do olhar criativo e diversificado de jovens realizadores.

Quando: Novos episódios toda terça-feira, às 19h45.

Reprises: Terças, 0h; quintas, 15h15; domingos, 18h30

Classificação: livre


SOBRE O FUTURA

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.


SOBRE A FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!