Teatro infantil | Vida de cão, coração de herói, da Cia Mundu Rodá

“Vida de cão, coração de herói”: Uma “história com acontecimentos verdadeiros, mas contada de uma maneira inventada”.

Em 2015, aconteceu um grande crime ambiental no Brasil: o rompimento de uma das barragens da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG). E, pensando em discutir esse tema com as crianças, a Cia Mundu Rodá criou o espetáculo “Vida de cão, coração de herói”

A temporada integra o projeto “HILEIA: Manifesto das Margens e Outros Gritos – Mundu Rodá 22 anos”, contemplado pela 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

A partir da trajetória de um cão que perdeu sua família humana por conta da lama tóxica que destruiu a comunidade rural de Bento Rodrigues, o trabalho mescla música, dança, projeção, bonecos e máscaras para ampliar a conexão com o público. Segundo o grupo, trata-se de uma “história com acontecimentos verdadeiros, mas contada de uma maneira inventada”.

Solitário e sem avistar nenhum sinal de resgate, o cão protagonista da narrativa embarca em uma jornada pelo Rio Doce, a bordo de uma poltrona destruída, com o objetivo de encontrar seus humanos, sua família. No trajeto, ao longo do leito contaminado, ele encontra muitas surpresas, emoções e aprendizados.

E por que um cachorro? Durante a pesquisa para a concepção do espetáculo, a companhia viu a foto de um cão sendo resgatado pelo corpo de bombeiros enquanto tentava sobreviver, à deriva, no mar de lama. O coletivo pensou, então, em como seria essa tragédia se fosse contada por esse animalzinho: o que ele falaria para as crianças e para as pessoas? Coube ao Alessandro Toller o desafio de construir essa dramaturgia.

As canções foram criadas especialmente para a peça. “Elas funcionam como um convite ao público para mergulhar na aventura do nosso animalzinho, percorrendo as sonoridades, cantos e ritmos das manifestações populares mineiras”, conta Alício Amaral, diretor musical e ator em cena.

Ao mesmo tempo, o trabalho evoca questões importantes, como o impacto da ação dos seres humanos na vida de quem depende dos rios para sobreviver. A trama também sinaliza as responsabilidades individuais e coletivas sobre o meio ambiente, pensado não como um recurso a ser explorado, mas sim como uma casa, uma morada.

Apesar de abordar um tema sério, a peça “Vida de cão, coração de herói” não tem um tom pessimista. “O cachorrinho esperto nos desafia a não ficarmos tristes e, ao invés disso, usarmos nossa imaginação para preparar, inovar, nos adaptarmos e até criarmos um novo lar – livre de desastres ambientais que poderiam ser evitados – para todos os que habitam o planeta Terra”, explica Juliana Pardo, diretora do espetáculo.

Sinopse

Pense num cachorro manso, brincalhão, que adorava sua dona e vivia em um vilarejo bonito e tranquilo. Pensou?!?! Agora, pense, também, numa onda gigante, mas gigante mesmo, de lama tóxica, inundando todo esse povoado e deixando o bichinho sozinho. Deu ruim, né? É assim que começa a estória de “Vida de Cão – Coração de Herói”. Sem sinais de resgate, o esperto vira-lata decide, então, embarcar numa poltrona toda destruída e navegar pelo Rio Doce em busca da sua família da espécie “gente”: uma viagem pelo leito contaminado repleta de surpresas, emoção e aprendizagem. Até onde vai essa aventura enlameada?

Vida de cão, coração de herói
Temporada: Sábados e domingos, às 16h, de 3 a 26 de setembro de 2022.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre
Local: Teatro Cacilda Becker –– Rua Tito, 295 – Lapa – São Paulo – SP

Ingressos: GRÁTIS
Acessibilidade: O teatro possui todas as acessibilidade para cadeirantes.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!