Theatro Municipal SP: Música clássica, teatro de bonecos e animação para crianças

Uma nova experiência musical e visual para as crianças vai ao ar no canal do youtube do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), no dia 26 de dezembro, com a exibição de “Pedro e o Lobo”. No vídeo é possível conferir animações produzidas pelo Giramundo e música da Orquestra Experimental de Repertório (OER) em cenas gravadas durante apresentação no TMSP.



“Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, é a peça mais apresentada do grupo mineiro de teatro de bonecos. Mas, dessa vez, o espetáculo está diferente! Os bonecos a fio foram transformados em bonecos digitais e animados para se movimentarem em sincronia com a música. O resultado é o primeiro espetáculo do Giramundo apresentado sem marionetistas.

“A nova versão de Pedro e o Lobo marca uma importante fase na história do Giramundo em que estamos nos aprofundando cada vez mais na animação. Embora o grupo já desenvolva trabalhos no meio desde de 2006, foi em 2021 que nós produzimos os dois projetos mais longos e complexos em cinema de animação. O “Pedro e o Lobo” é um deles, e o filme “O Pirotécnico Zacarias” é outro”, é o que declara Ulisses Tavares, um dos diretores do grupo.

Parte desse mergulho no cinema de animação é uma resposta aos desafios causados pela pandemia, com a restrição aos espetáculos presenciais, e outra parte é a curiosidade pelo movimento e por novas formas de fazer teatro de bonecos, que está na essência do Giramundo.

A nova montagem mantém os propósitos da peça musical de Prokofiev, de 1936, de aproximar as crianças das diversas sonoridades componentes de uma orquestra, associando timbres e naipes de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) a cada um dos personagens da história.

Os concertos têm a regência dos maestros Jamil Maluf e Thiago Tavares, direção de Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, produção do Theatro Municipal de São Paulo, animação e vídeo do Estúdio Giramundo e design de bonecos originais de Álvaro Apocalypse.

Sobre o Giramundo:

Com 50 anos de atuação, o Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais antigos do Brasil. Com 38 montagens realizadas, cerca de 1500 bonecos já ganharam vida pelas mãos do grupo – criados com as mais variadas técnicas de construção de marionetes, eles atuaram nos espetáculos ou posaram para os visitantes, no museu, quando não estavam em ação. O Giramundo já marcou presença em 13 estados brasileiros e 11 países estrangeiros.


SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.


O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.


Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebida para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.


Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.


Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!