Três obras da FTD Educação foram selecionadas para uma mostra exclusiva da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha

Três obras da FTD Educação foram selecionadas para uma mostra exclusiva da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha. Os livros são: Desembarcados (Daniel Kondo, Guilherme Gontijo Flores e Carol Naine), Além da Chuva (Fernando Vilela e Michel Gorski) e Giraflor e outros jequitinhonhas (Gildásio Jardim e Heloisa Pires Lima). Trata-se da a editora brasileira com mais livros selecionados para a ocasião.

A mostra é composta por obras finalistas, porém não vencedoras do prêmio BRAW que, pela sua excelência, aos olhos do júri, merecem um destaque na programação da Feira, que acontece em abril. Este ano, o prêmio recebeu 3.858 obras de 68 países, das quais 150 de 47 países foram selecionadas para essa seleção especial.

Desembarcados

Desembarcadosé um projeto literário-musical que reúne três autores: Guilherme Gontijo Flores, Carol Naine e Daniel Kondo. A obra poética-ilustrada apresenta animais extintos ou em risco de extinção, lembrando as perdas que ocorreram ao longo dos milênios e promovendo um olhar crítico para a crise ambiental e as ameaças à biodiversidade.

Por meio dos poemas de Guilherme Gontijo Flores e das ilustrações de Daniel Kondo, o leitor desta obra tem acesso a uma rica experiência de leitura. As ilustrações e o projeto gráfico compõem uma unidade orgânica com o texto verbal, de forma a ampliar os sentidos construídos pelo conjunto. Ao mesmo tempo que promove a fruição estética em diferentes formas de expressão artística, a obra favorece a reflexão crítica, mobilizando conhecimentos de diversas áreas. Desembarcados faz um convite para olharmos para a história atuarmos nela, contemplando os animais que não chegaram até aqui, conscientizando-nos da importância de valorizar todas as vidas e preservar o ambiente que as torna possíveis.

Desembarcados é um lembrete para nos conscientizarmos da importância de valorizar todas as vidas e preservar o ambiente que as torna possíveis.

Giraflor

A obra Giraflor realiza uma união autêntica de arte visual e literatura: a escritora Heloisa Pires Lima inspirou-se em dez telas do pintor mineiro Gildásio Jardim para criar dez contos. Carregados de prosa poética, eles ora transportam o leitor para mundos de encantamento, carregados de metáforas e cheios de fantasia e simbolismo, ora ressignificam objetos ou situações simples do cotidiano.

A arte de Gildásio está enraizada na realidade do Vale do Jequitinhonha, onde vive, mas dialoga com a memória afetiva de pessoas em qualquer parte do planeta. Suas telas usam tecidos coloridos como a chita para destacar personagens e cenas da cultura popular brasileira. Giraflor e outros jequitinhonhas é o livro que surge dessas pinturas, em contos que retratam os diversos “jequitinhonhas”, os microcosmos ao mesmo tempo particulares e universais que habitam a região.

A página de rosto informa ao leitor que se trata de um livro de Gildásio ilustrado com textos de Heloisa. Ou seja, ao contrário do que ocorre em outras criações literárias, nesta obra a ilustração precede o texto escrito, inspirando-o. A arte visual é protagonista do livro e assume papel fundamental em toda a trajetória narrativa.

Há as histórias contadas por Gildásio, que se revelam em cores, texturas, estampas, personagens e cenas da cultura popular, registro de sua infância numa comunidade rural no Vale do Jequitinhonha; e há as histórias contadas por Heloisa, que contemplou essas imagens tão cheias de vida e alegria e criou narrativas inspiradas.

A cada imagem dessa trajetória artística é possível extrair uma nova sensação; em cada conto, um novo significado, seja acionando a imaginação, seja revelando as lembranças guardadas na memória ou vendo a si mesmo nas histórias como se olhasse no espelho (em dado momento, literalmente). O pano de fundo é sempre a realidade do Jequitinhonha, a aldeia em que o universal se revela.

Além da chuva

Depois de muitos anos, Carlos está de volta a São Paulo para entrevistar um renomado inventor, seu amigo de infância. Ao chegar, a visão aérea da metrópole sob a chuva desperta nele uma lembrança. Vinte e cinco anos atrás, em 2010, Carlos e seus amigos se reuniram para tentar resolver os danos causados na cidade pelas tempestades de verão.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!