Último episódio da Expedição Brasiliana vai ao ar neste fim de semana

No dia 11, sábado, às 11h, o público se despede da quarta temporada da Expedição Brasiliana, que é encerrada neste sexto episódio, chamado Um presente para lúcio. Segue em cartaz, no Palco Virtual, a peça Memória do Futuro, em que duas artistas bonequeiras acreditam ser possível viajar para o tempo que ainda virá. O espetáculo fica disponível até 2 de janeiro, com Libras e audiodescrição.

Ainda, para todas as idades, até o dia 27 de fevereiro o respeitável público pode se encantar com a magia, as cores e sons do circo, na última Ocupação do ano, dedicada exclusivamente à vida, obra e carreira do palhaço e empreendedor circense Benjamim de Oliveira (1870-1954). Em um espaço ambientado no circo, alegre, colorido e com a rica história de Benjamim, este é um ótimo passeio para se fazer com crianças. Mais informações sobre a Ocupação podem ser acessadas no press kit da mostra: https://www.itaucultural.org.br/presskit/ocupacao-benjamim-de-oliveira/

Expedição Brasiliana
No último episódio desta temporada, Joca está em sua casa concentrado, escrevendo canções, quando de repente tem uma dúvida, como se estivesse esquecendo alguma coisa. Ao checar a data no celular, ele lembra: é aniversário de Lúcio, seu melhor amigo. Por um momento, o rapaz fica aflito, mas logo começa a pensar no que fazer para presenteá-lo. Joca ensina então, a fazer uma caixinha de recordações para oferecer para pessoas queridas. Todos os episódios dessa e das outras temporadas ficam disponíveis na íntegra, com Libras, no Youtube da organização para serem vistos a qualquer momento.

Junto dos episódios, vai ao ar semanalmente uma tirinha para quem quiser colorir e se divertir ainda mais. Agora, no final de mais uma jornada, o público pode reuni-las conectando todos os vídeos da temporada.

Com novo formato, nos seis episódios desta temporada da Expedição Brasiliana, o público acompanhou a trajetória do personagem Joca e seu amigo Lúcio, ambos interpretados por Joelson Oliveira, ator e educador da organização. O primeiro é um jovem do interior, músico e poeta, conectado com a natureza e a arte. O outro, é ligado à ciência e à matemática. Juntos, constroem itens que revelam seus vínculos com a arte e a natureza. A série explora aspectos da Coleção Brasiliana, que tem um recorte exposto permanente no Espaço Olavo Setúbal, de maneira lúdica e divertida para crianças e familiares.

Palco Virtual
Em Memória do Futuro, as personagens Escuta e Cordelina acreditam ser possível mandar uma mensagem para o que está para acontecer. Elas têm essa crença pois entendem que o futuro está dentro de cada pessoa, só é preciso escutá-lo. Com orelhas e coração atentos, as artistas Juliana Notari, selecionada na edição de 2019-2020, do Rumos Itaú Cultural, com o projeto 20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto, e Odília Nunes trazem, neste primeiro trabalho juntas, uma ponte de encantamento para mostrar que se pode renascer todos os dias. O espetáculo fica disponível até dia 2 de janeiro com Libras e audiodescrição.

Sobre as intérpretes
Juliana Notari neste ano completou 20 anos dedicados à pesquisa, criação e pedagogia nas artes das marionetes. Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica criou mais de 30 obras, dezenas de festivais, blocos e cabarets e centenas de oficinas, realizando turnês por Brasil, México, Bolivia, Argentina, Colômbia, Espanha, Letônia, França, Portugal, República Tcheca, Itália, Suíça, Coreia do Sul, entre outros.

De 2013 a 2019 foi gestora do Condomínio Cultural, em São Paulo. É fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea, ao lado de Cleber Laguna e Marcia Fernandes, da Cia Mevitevendo. Em 2020, com a crise causada pela pandemia do Covid 19, realiza a minissérie audiovisual experimental SELVA, ao lado da artista e jornalista Laura Corcuera e do editor Yuri de Francco. Em 2021-2022 realiza o projeto 20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Odília Nunes é palhaça, atriz, dramaturga, cordelista e produtora cultural do sertão do Pajeú, no Pernambucano. Realiza, desde 2015, o projeto No Meu Terreiro Tem Arte que compartilha artes integradas em comunidades rurais.

SERVIÇO:
Expedição Brasiliana
Dia 11 de dezembro, às 11h
Em www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre

Memória do Futuro
Disponível até 2 de janeiro
Duração: 20 minutos
Classificação: livre

Ficha técnica
Criação geral, dramaturgia e interpretação: Juliana Notari e Odilia Nunes
Montagem e finalização: Jaime Guimarães
Mixagem: Romero Coelho

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!