Você sabia? A adoção de uma alimentação saudável pode contribuir para os cuidados com a saúde ocular

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro. Investir em alimentação saudável é uma prática que pode prevenir várias doenças em órgãos vitais do corpo humano, incluindo os olhos. Assim como outras partes do organismo, a visão também enfraquece com o envelhecimento. Nesse sentido, a ingestão de vitaminas e nutrientes e a adoção de um cardápio adequado pode diminuir os efeitos do tempo e até reduzir o risco de desenvolver alguns distúrbios como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e síndrome do olho seco, por exemplo.
 

“É fundamental investir nos cuidados regulares com a saúde ocular. Adote hábitos saudáveis como alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes e visite um oftalmologista com frequência, afirma o médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil – Dr. Celso Cunha

Um cardápio colorido significa diversidade e isso quer dizer maior quantidade de vitaminas e minerais, além de mais saúde para os olhos. Vale destacar a importância de consumir antioxidantes, que protegem contra os radicais livres e ajudam a postergar o envelhecimento do cristalino. Vegetais de folhas verde-escuras também auxiliam a preservar os tecidos oculares dos danos causados pela luz solar e a reduzir o risco de alterações visuais relacionadas ao envelhecimento.
 

Outra dica é o consumo de vitaminas e nutrientes, que podem agir na prevenção da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença que pode levar à cegueira. A água é o líquido essencial para a saúde, prevenindo a desidratação e reduzindo os sintomas de olho seco. Para garantir uma saúde ocular de qualidade, adote uma dieta balanceada e alimentos ricos em vitaminas A, E e Ômega 3, que contribuem na prevenção de problemas oculares.
 

Todos os nutrientes e vitaminas são importantes para o organismo; alguns deles atuam de forma mais direta e, por isso, destacam-se na relevância para a saúde ocular. Confira abaixo, uma lista com os principais alimentos que contribuem para a saúde ocular:

Frutas: as frutas vermelhas ou roxas, como morango, cereja e amora são ricas em Vitamina C e combatem os radicais livres, auxiliando na prevenção da perda de visão. Já as frutas amarelas ou verdes como laranja e limão são fontes de carotenoides, que previnem a deterioração da mácula.

Alimentos alaranjados: cenoura, mamão e abóbora são ricos em vitamina A e betacaroteno, que funcionam como antioxidantes, auxiliando na proteção da retina e o desgaste da mácula.

Verduras: couve, espinafre e brócolis são folhas verde-escuras e que apresentam uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes.

Peixe, fígado e ovos: peixes como salmão, truta e atum são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas A, B, D e E, que ajudam na lubrificação dos olhos, favorecendo quem tem a Síndrome do Olho Seco. Além disso, o fígado é rico em vitamina A, substância essencial para a saúde dos olhos e os ovos possuem luteína, zeaxantina, vitamina C, vitamina E e zinco, nutrientes que ajudam a prevenir e proteger os olhos contra a cegueira noturna e olhos secos.

Azeite de oliva e óleo de linhaça: o azeite de oliva é rico em ômega 3, auxiliando como antioxidante, e em vitamina E e polifenóis, que atuam com ação anti-inflamatória. O óleo de linhaça contém ômega 3, ômega 6, ômega 9 e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Apesar das dicas apresentadas, é importante ressaltar que na presença de qualquer desconforto ou problema visual, é indicada a visita a um médico oftalmologista. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento e correções necessárias. Os cuidados com a saúde ocular devem ser constantes, invista em exames preventivos e fique em dia com a sua visão”, conclui médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil – Dr. Celso Cunha.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!