2º Festival de Verão de Campos do Jordão inicia programação na cidade serrana

Em 2023, entre 30 de janeiro e 18 de fevereiro, o 2º Festival de Verão de Campos do Jordão oferece mais de 30 apresentações musicais divididas em dois eixos, música popular e música clássica, além de contar com um Núcleo Pedagógico em formato original, neste ano dedicado a grupos musicais já existentes ou constituídos, exclusivamente, para essa finalidade (distribuídos entre música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal). É reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina e ganhou um novo formato em 2022, passando a acontecer também no verão, além de manter a tradicional edição de inverno, todo mês de julho.

O Salão Nobre da Sala São Paulo recebe os primeiros quatro concertos desta edição, de 30/jan a 02/fev, e outras três performances de 13 a 15/fev. Todas as demais apresentações acontecem no Auditório Claudio Santoro, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o palco mais tradicional do Festival de Campos do Jordão, entre 04 e 18/fev. As performances são gratuitas e sem necessidade de retirada prévia de ingressos, limitadas às capacidades do Salão Nobre (150 lugares) e do Auditório (814 lugares). Já as atividades pedagógicas ocorrem inteiramente na Sala São Paulo, de 29/jan a 18/fev.

Com o Festival de Verão, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento — no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, e ao seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência durante o Festival de Inverno (que em 2023 chegará à sua 53ª edição).

“A segunda edição do Festival de Verão será inovadora. Num formato mais compacto, o festival deste ano privilegiará a prática de grupos e colocará em evidência a nova geração de músicos populares e clássicos que, através de seus trabalhos autônomos, terão protagonismo na definição dos espetáculos, juntamente com grupos tradicionais como Osesp, Brasil Jazz Sinfônica e nomes relevantes da música brasileira”, afirma o diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.

PROGRAMAÇÃO EM CAMPOS DO JORDÃO

Destacam-se na programação do Auditório Claudio Santoro apresentações do Heloísa Fernandes Quarteto, que abre o evento com música brasileira instrumental (04/fev); da São Paulo Big Band com os cantores Vanessa Moreno (04/fev), Ana Cañas (12/fev) e Wilson Simoninha (18/fev); da Brasil Jazz Sinfônica ao lado da cantora e compositora Maria Gadú (11/fev); dos jazzistas noruegueses do NOR-BRA LOVE 3:3 (05/fev); do conjunto de música clássica Percorso Ensemble acompanhado da cantora Eliane Coelho (18/fev); da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo — Ojesp tocando trilhas de filmes emblemáticos (18/fev); e do programa Floresta Villa-Lobos, que a Osesp apresentou em 2022 na Sala São Paulo e no Carnegie Hall, em Nova York, e que encerra esta edição do Festival (18/fev). Todos os concertos são gratuitos.

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

O Módulo Pedagógico do 2º Festival de Verão de Campos do Jordão, de 29/jan a 18/fev, é devotado a atividades de grupos musicais já existentes ou constituídos exclusivamente para essa finalidade, de música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal. O eixo Música Popular tem coordenação artístico-pedagógica do trompetista e professor Daniel D’Alcantara, enquanto o Trombone Solista da Osesp e regente Wagner Polistchuk é o responsável pelo eixo Música Clássica.

Os 20 grupos de bolsistas selecionados nesta edição estão separados em dois: 10 deles dedicados à Música Popular (de trios a sextetos), e 10 à Música Clássica de Câmara (trios, quartetos e quintetos). As atividades pedagógicas acontecerão inteiramente na Sala São Paulo, enquanto as performances desses grupos ficarão divididas entre Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro) e São Paulo (Salão Nobre — Sala São Paulo).

“Além do trabalho de mentoria com os alunos, haverá cinco vivências com temas abrangentes como o desenvolvimento da neurociência para a música, a comunicação não-violenta, a carreira de um músico e seus desafios, a consciência corporal de um músico e a construção, produção e fomento de um projeto artístico, entre outros. São assuntos que atravessam a vida de um músico e irão complementar a formação artística e alguns aspectos que envolvem a construção de uma carreira”, explica Rogério Zaghi, diretor pedagógico desta edição do Festival. “Tudo isso será abordado nas vivências que os 87 bolsistas, ou 20 grupos, terão todas as tardes na primeira semana. Na segunda semana eles gravarão na própria Sala São Paulo um vídeo clipe com alta qualidade de imagem e som, com orientação da nossa equipe; e, aos finais de semana, irão para Campos do Jordão fazer as apresentações com sua própria identidade”, finaliza.

REALIZAÇÃO

O 2º Festival de Verão de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Tem direção geral de Marcelo Lopes, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D’Alcantara (Música Popular) e de Wagner Polistchuk (Música Clássica). A produção executiva fica a cargo de Alessandra Cimino.

PROGRAMAÇÃO 1ª SEMANA — 30/JAN A 05/FEV

SALA SÃO PAULO — SALÃO NOBRE

30 JAN (SEG) 19H00

TRIO AROEIRA

QUARTETO ZACUR

31 JAN (TER) 19H00

CIA SAX

QUARTETO FORA DE CONTEXTO

TRIO CORDI

01 FEV (QUA) 19H00

QUINTETO AREPAJÉ

QUINTETO MANGARÁ

QUINTETO ACAUÃ

02 FEV (QUI) 19H00

QUINTETO JANGADA

QUINTETO SOL A PINO

SEXTETO AURUM

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO

04 FEV (SÁB) 15H00

HELOÍSA FERNANDES QUARTETO

04 FEV (SÁB) 16H00 ÀS 19H00

QUINTETO ACAUÃ

CLEYTON MENEZES GRUPO

CIA SAX

04 FEV (SÁB) 21H00

SÃO PAULO BIG BAND & VANESSA MORENO

05 FEV (DOM) 11H00 ÀS 15H00

AMÉLIA GABRIELA

TRIO CORDI

QUINTETO AREPAJÉ

QUINTETO DE SOPROS GUANABARA

05 FEV (DOM) 17H00

NOR-BRA LOVE 3:3

2º FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO

Data: 30 de janeiro a 18 de fevereiro – Módulo Pedagógico: 29/jan a 18/fev

Ingressos:

Entrada gratuita e sem necessidade de retirada prévia de ingressos, limitada às capacidades do Auditório Claudio Santoro (814 lugares) e da Sala São Paulo — Salão Nobre (150 lugares).

Locais: AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO

Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista — Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 62-2334. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, 3h antes do início do evento.

SALA SÃO PAULO — SALÃO NOBRE

Praça Júlio Prestes, 16, 1º andar, Campos Elíseos — São Paulo, SP. Tel. (11) 37-9500.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!