Dentro de uma área verde com 725 mil metros quadrados, o Parque da Ciência reúne mais de 20 atrações ambientais, educativas e de lazer para todas as idades.
No primeiro momento, o público poderá visitar os Museus Biológico e de Microbiologia, o Espaço Terra Firme, o Macacário, o Serpentário, o Horto Oswaldo Cruz e a Praça Vital Brazil. A partir de 5 de julho, toda estrutura estará finalizada e pronta para visitação. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, com entrada gratuita, de segunda a domingo, sendo que os museus abrem de terça a domingo.
Programação de férias
O mês de julho será recheado com uma programação especial, com atividades científicas, demonstração de extração de veneno de cobra, histórias sobre as jararacas e suas cores, trilhas pelos caminhos de mata do Butantan e outras atrações.
Confira a programação completa do mês de julho
ROLÊ DE CIENTISTA
É um passeio de volta ao passado no Parque da Ciência. Nesta atividade, os participantes viverão uma experiência lúdica sobre a história do Instituto Butantan a partir de um encontro fictício com dois importantíssimos pesquisadores para a história do Butantan: Vital Brazil e Olga Bohomoletz.
Datas: 05/07 – 12/07 – 19/07 – 26/07
Inscrição: não é necessária para esta atividade
PARADA ANIMAL
Nesta atividade, os visitantes poderão conhecer de pertinho diferentes espécies do Museu Biológico. Educadores e técnicos irão guiar um bate-papo sobre os comportamentos e hábitos de cada espécie, os cuidados que recebem no Museu e sobre como podemos contribuir para sua conservação.
Datas: 06/07 – 08/07 – 13/07 – 15/07 – 20/07 – 22/07 – 27/07 – 29/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 nos dias em que a atividade acontece de manhã, e a partir das 14h nos dias em que a atividade acontece a tarde
ÁRVORES HISTÓRICAS
O Parque da Ciência, em parceria com a Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Butantan, promove uma caminhada guiada pelo parque para conhecer a história e curiosidades das árvores centenárias.
Data: 06/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h
AS JARARACAS E SUAS CORES
A atividade aborda os diferentes padrões de cores e diversidade de jararacas no Brasil. Por meio da produção de materiais artísticos, os visitantes terão acesso à história natural deste grupo de serpentes, poderão identificar alguns padrões de manchas e cores, e ainda diferenciar espécies que se parecem com jararacas, mas não são peçonhentas.
Datas: 07/07 – 30/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 no dia 7, e a partir das 14h no dia 30
VIVÊNCIA DA ALDEIA NO BUTANTAN
A Vivência na Aldeia é um projeto social que tem como objetivo a reconstrução de aldeias e a promoção dos conhecimentos tradicionais indígenas e sua cultura. Nesta atividade, serão realizadas as práticas de apresentação de cantos, brincadeiras e iniciação à língua tupi guarani.
Data: 07/07
Inscrição: não é necessária para esta atividade
LEONARDO E AS DEFESAS DO ORGANISMO
O público irá conhecer Leonardo, um menino muito alegre e ativo, que tem medo de injeções. Sua irmã Tina irá ajudá-lo a entender o caminho que a vacina faz pela corrente sanguínea e outras formas de mantermos o corpo saudável. Ao final, será apresentado um jogo da memória com os personagens.
Data: 07/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h
Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos acompanhadas por um adulto responsável
TRILHA DOS SENTIDOS
Os participantes farão um percurso pela trilha da Figueira Branca e pelo Jardim dos 5 Sentidos. Além de entrar em contato com diversas espécies vegetais, os visitantes vão aprender sobre as adaptações evolutivas das plantas e preservação ambiental.
Datas: 08/07 – 15/07 – 22/07 – 29/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30
Lembretes:
· Usar calça comprida e sapato fechado durante a trilha
· Em caso de chuva, a atividade será cancelada
· Recomenda-se o uso de protetor solar e repelente
· Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável
OFICINA: MISTÉRIOS, MICRÓBIOS E MIL IDEIAS
A atividade consiste em oferecer uma história real sobre uma importante descoberta científica: a assepsia das mãos como técnica sanitária. Entre as práticas é ministrada uma contação de história sobre o tema e, ao término da história, é iniciada uma atividade interativa onde todas as crianças são convidadas para ter uma experiência que envolve observações no microscópio.
Data: 08/07
Inscrição: não é necessária para esta atividade
DO VENENO AO SORO
A atividade consiste em uma demonstração de extração de veneno de uma jararaca (Bothrops jararaca) e, em seguida, um bate-papo entre os participantes e o diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto, sobre a relação entre a história do Instituto Butantan e as serpentes, a importância desses animais para o meio ambiente, além de pesquisas para desenvolvimento de medicamentos.
Datas: 09/07 – 30/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30
BUTANTAN GIBCON POCKET
Um evento que vai contar com mais de 25 mesas de exposição voltadas ao público que valoriza os artistas brasileiros, quadrinhos nacionais e seus talentos. Essa é a primeira edição do evento que acontece dentro do Instituto Butantan e contará com artistas e quadrinistas expondo artes relacionadas a diferentes temas. O foco principal é homenagear o Instituto e seus 121 anos de história, trazendo elementos como as cobras, vacinas e as personagens Bubu e Tantan, criadas pelo Butantan especialmente para o público infantil.
Datas: 09/07 – 10/07
Inscrição: não é necessária para esta atividade
PIC IMUNE
Atividade ao ar livre, baseada na brincadeira Pic-Bandeira, para as crianças entrarem em contato com o funcionamento do sistema imune de uma forma divertida.
Datas: 09/07 – 28/07
Público-alvo: crianças de 8 a 12 anos
Inscrição: não é necessária para esta atividade
CAFÉ CIENTÍFICO
A pesquisadora Sônia Andrade participará desse bate-papo sobre o princípio da especificidade do soro por meio da formação do complexo antígeno – anticorpo, demonstrado pela primeira vez por Vital Brazil.
Data: 13/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h
MICRÓBIOS EM TIRINHA
A atividade pretende apresentar alguns conceitos da microbiologia de forma lúdica, propondo a criação de narrativas na linguagem das histórias em quadrinhos, com enfoque na difusão de tirinhas científicas.
Datas: 14/07 – 16/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 no dia 14, e a partir das 14h no dia 16
Público-alvo: crianças e jovens a partir de 7 anos, acompanhados por um adulto responsável
NADJA, A NAJA: COMO A HISTÓRIA TERMINA?
Uma naja foi encontrada no Brasil, e agora? Nesta atividade, os participantes irão conhecer a história da “Nadja, a cobrinha perdida” e decidirão o seu final por meio de uma oficina de desenhos, além de se aproximar de questões sobre o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil e no mundo.
Data: 14/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h
CAMINHOS PELO BOM RETIRO
O roteiro presencial pelo bairro Bom Retiro tem como objetivo apresentar os principais pontos históricos da região a partir da perspectiva da urbanização e da saúde pública na virada do século XIX para o século XX. O tour pretende apresentar subsídios para criar diálogos com relação aos diferentes processos de migrações e imigrações, urbanização, desenvolvimento da saúde e seus equipamentos de apoio.
Data: 16/07
Inscrição: Clique aqui para fazer sua inscrição
Atenção: esta atividade será realizada no bairro do Bom Retiro. O encontro será no hall da Estação da Luz do Metrô
Público-alvo: adultos com interesse em memória, história, cultura e arquitetura.
CONHECENDO O MACACÁRIO
A atividade se trata de uma apresentação mediada pelos responsáveis técnicos do Macacário que realizarão uma conversa com os visitantes sobre a manutenção, os cuidados e a importância dos Macacos Rhesus no Instituto Butantan.
Data: 20/07 e 27/07
Inscrição: não é necessária para esta atividade
ERA UMA VEZ UMA MEMÓRIA
A oficina visa trabalhar os sentidos e memórias presentes no cotidiano das pessoas por meio de objetos, documentos e fotografias, destacando a importância de salvaguardar as memórias individuais e coletivas, de pessoas e instituições – neste caso, do Instituto Butantan. O público vai entender o que significa a preservação da memória e seu impacto no cotidiano de cada um.
Datas: 21/07 e 23/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 no dia 21, e a partir das 14h no dia 23
ENTRE COBRAS E RATOS
A atividade vai contar e construir histórias com o teatro de fantoches! Os participantes entrarão em contato com algumas questões, passadas e atuais, voltadas à saúde pública no Estado de São Paulo, como a peste bubônica e os acidentes por animais peçonhentos.
Data: 21/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h
NA TRILHA DO HORTO OSWALDO CRUZ
Nesta atividade os participantes farão um percurso repleto de descobertas pela Trilha da Figueira Branca, no Horto Oswaldo Cruz. A caminhada é de nível leve, para observar a vida na natureza e aprender sobre sua diversidade morfoclimática: espécies vegetais, animais, microscópicas e características do solo.
Data: 23/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30
Lembretes:
· Usar calça comprida e sapato fechado durante a trilha
· Em caso de chuva, a atividade será cancelada
· Recomenda-se o uso de protetor solar e repelente
· Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável
CAMINHADA HISTÓRICA
A caminhada é uma oportunidade de conhecer a história do Instituto Butantan e de como ela está presente no nosso cotidiano. Em um breve percurso os visitantes irão conhecer edifícios tombados e bater um papo sobre temas como: memória, patrimônio cultural, desenvolvimento científico e vários outros.
Data: 27/07
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h
TEATRO DE SOMBRAS – JUDITH, UMA SERPENTE CURIOSA
Essa é a história do encontro de Joana, uma trabalhadora rural, e Judith, uma serpente muito perspicaz. Juntas, elas partem em uma viagem para o Instituto Butantan, descobrindo o que acontece neste lugar tão incomum. A história tem o objetivo de retratar o sistema de trocas de serpentes por soros realizado pelo Instituto, criado para difundir o tratamento soroterápico e auxiliar na produção e pesquisa.
Data: 28/06
Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h
O parque
Além das mais de 20 atrações, o Parque da Ciência também oferece ações educativas. Sua missão é promover a disseminação da memória científica e da saúde pública por meio do vasto acervo do instituto, inspirando o interesse e a curiosidade pela ciência e pela pesquisa por meio de atividades ambientais e de lazer.
O parque conta ainda com uma área para realização de eventos e exposições, o Centro de Difusão Científica e o Centro de Memória, que abriga um grande acervo do Butantan. Os visitantes têm a oportunidade de explorar o espaço aberto do parque, como o Boulevard, que foi totalmente revitalizado e interliga as diversas atrações.
Como a pandemia ainda não acabou, é importante seguir as orientações para visitar o Parque da Ciência, como o uso de máscara em ambientes fechados e a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada dos museus.
Parque da Ciência Butantan – Instituto Butantan
Av. Vital Brazil, 1500
Aberto de segunda a domingo, das 7h às 17h.