Japan House São Paulo promove atividades de férias para toda a família

Durante o mês de julho, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita e variada para aproveitar a época de férias tanto no ambiente virtual como em sua sede na Avenida Paulista.

A instituição promove visitas mediadas à exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo, em cartaz até 28 de agosto, além de oficinas para toda a família. Para quem gosta de literatura, o Ciclo de Mangá traz a obra Witches, de Daisuke Igarashi; a autora Lúcia Hiratsuka apresenta seu livro infantil Chão de Peixes com uma contação de história e oficina de pintura sumiê, e o Clube de Leitura aborda a obra Abandonar um Gato, do aclamado autor japonês Haruki Murakami.

Durante as visitas mediadas, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre a exposição Kumihimo nos dias 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, sempre às 15h. A mostra inédita apresenta reproduções de peças históricas, ferramentas e vídeos para entender mais sobre a história, confecção e evolução dos tradicionais cordões de seda japoneses feitos há séculos pela empresa familiar Domyo.

Para reunir toda a família durante o mês das férias, nos dias 9 e 10 de julho, às 11h e às 14h, a instituição promove a Oficina Kuru Kuru Rainbow, que convida a todos para criar este brinquedo muito popular no Japão, que encanta crianças e adultos. Por meio de materiais simples, a oficina provoca os participantes de todas as idades a exercitarem a criatividade. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção 30 minutos antes da atividade.

Outro workshop que faz parte da programação é a Oficina de Kumihimo, nos dias 7, 14, 21, 28 de julho, às 15h, em que todos poderão aprender técnicas do Kumihimo, utilizando materiais fornecidos pela Domyo. A oficina conversa diretamente com a exposição homônima e convida os participantes a exercitarem a observação a conhecerem ainda mais da arte da seda trançada.

Para os amantes dos quadrinhos japoneses, no dia 16 de julho, será realizado o Ciclo de Mangá, a partir das 17h, em um novo formato, agora híbrido (tanto presencialmente na sede da JHSP quanto pela plataforma online ZOOM). Esse mês, o destaque é a primeira história de Witches, de Daisuke Igarashi será uma compilação de pequenas histórias envoltas pelo mistério e o sobrenatural do universo das bruxas. “Spindle” narra a história de duas bruxas, uma ambiciosa e poderosa, mas que ainda não compreende a própria força, e outra jovem e inexperiente, mas que entende a verdadeira natureza do mundo. Para participar, é preciso retirar a senha na recepção com 30 minutos de antecedência ou acessar o link da atividade divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo.

Nos dias 23 e 24 de julho, a Japan House São Paulo, em conjunto com a revista literária Quatro Cinco Um, recebe a premiada autora de literatura infantil Lúcia Hiratsuka para a atividade Histórias e vivência com pincéis japoneses, uma contação de história e oficina sobre o livro Chão de Peixes. Vencedora do Prêmio Jabuti de 2019, a narrativa poética é inspirada nos haicais japoneses e remete a sons, imagens e sensações guardados no fundo da memória e que evidenciam a poesia que está na simplicidade do cotidiano. Após a contação, os participantes terão contato com o sumiê, estilo de pintura japonês utilizado nas ilustrações do livro, marcado pelas formas simples e reduzidas.

Para quem prefere literatura em prosa, no dia 28 de julho, às 19h, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, discute a obra Abandonar um Gato, de Haruki Murakami, um relato emocionante sobre a relação de um dos mais importantes escritores japoneses da atualidade, com seu pai, traçando a história do Japão em paralelo. A narrativa percorre os caminhos da infância e juventude de Murakami, durante as décadas de 1950 e 1960, trazendo à tona lembranças familiares e cenas de guerra, em um relato honesto e brutal. O evento, transmitido gratuitamente pelo ZOOM, será mediado pela diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e pelo editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo e aguardar as instruções por e-mail.


Exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo
Período: até 28 de agosto de 2022
Local: 2º andar da Japan House São Paulo
Classificação indicativa: livre
Entrada livre e gratuita.

Visitas Mediadas à exposição Kumihimo (presencial)
Quando: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, às 15h
Duração: 40 minutos cada
Classificação indicativa: livre
Participação livre e gratuita

Oficina Kuru Kuru Rainbow
Quando: 9 e 10 de julho, às 11h e às 14h
Duração: 30 minutos cada
Classificação indicativa: livre
Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

Oficina de Kumihimo
Quando: 7, 14, 21 e 28 de julho, às 15h
Duração: 60 minutos cada
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade

Ciclo de Mangá (híbrido)
Witches, de Daisuke Igarashi
Quando: 16 de julho (sábado), às 17h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Participação presencial mediante retirada de senha, com 30 minutos de antecedência.
Transmissão online e gratuita via Zoom. O link de acesso é divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo (www.japanhousesp.com.br/eventos).

Histórias e vivência com pincéis japoneses com Lúcia Hiratsuka (presencial)
Quando: 23 e 24 de julho, às 14h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade

Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um (online)
Abandonar um Gato, de Haruki Murakami
Quando: 28 de julho, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Transmissão online e gratuita. Inscrições pelo site da Japan House São Paulo
*Utilizando o cupom JHSP451 os participantes têm 30% de desconto no livro no site da editora. Cupom válido até 30 de julho.

Japan House São Paulo
Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada GRATUITA. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ As exposições contam com recursos de acessibilidade.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!