Profissionais falam da importância do material escolar no desenvolvimento e inclusão social de crianças e jovens

Escolar Office Brasil, considerada a maior feira de papelaria das Américas, apresenta as principais novidades e tendências do setor que tem no “Voltas às Aulas” o período de maior movimento. Por isso, um dos temas debatidos no evento foi “Papelaria, educadores e escolas: o match perfeito”, tratando da conexão entre as três áreas.

“Andar pela Escolar Office é perceber que a escola está aqui dentro e a feira está dentro da escola”, afirma Gabriela Kogachi, diretora da Escola Lourenço Castanho, de São Paulo. De acordo com a educadora, os materiais escolares e os jogos educativos têm papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, porque incentivam o hábito de estudar, além de exercitar e ampliar as habilidades psicossociais.

Para Carlos Lavieri, franqueador do Colégio Itatiaia, também de São Paulo, a indústria e o mercado de papelaria são os responsáveis por apresentar as novidades que facilitam a produção da lista de material escolar, trazem praticidade ao ensinamento nas escolas e tornam mais agradável a hora do estudo, já que atendem às demandas e especificidades de estudantes e professores para o melhor aprendizado.

Cartão Material Escolar

A Escolar Office Brasil tem como uma das missões impulsionar os negócios das papelarias que utilizam o benefício do Cartão Material Escolar (CME), idealizado pela Associação dos Distribuidores de Papelaria (ADISPA) em parceria com secretarias municipais e estaduais de educação.

“A Escolar Office Brasil é o principal ponto de encontro para apresentar e ampliar a abrangência do Cartão Material Escolar, uma iniciativa que promove inclusão social, estimula crianças e adolescentes a gostarem de estudar com material escolar novo e escolhido por eles, ainda fomenta a economia local, impulsionando o pequeno comércio a manter seus negócios e gerando empregos”, explica Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal Feiras.

O Cartão Material Escolar é destinado a estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino, disponibilizado com um valor predefinido para a aquisição de itens de material escolar. Atualmente, cerca de 1,2 milhões alunos recebem o benefício em sete cidades de estados como São Paulo (capital e São Caetano do Sul), Rio de Janeiro (Angra dos Reis), Distrito Federal (Brasília), Paraná (Foz do Iguaçu), Santa Catarina (Camboriú e Faxinal dos Guedes).

A expectativa é que, com a Escolar Office Brasil, ele seja apresentado a outras prefeituras e alcance mais estudantes e pequenas papelarias, que recebem essa forma de pagamento e conseguem ter bons retornos para o seu negócio.

“Quando as papelarias ampliam as formas de pagamentos aceitando o Cartão, acabam fomentando a economia local e gerando mais empregos. Além dos materiais escolares predeterminados pela Secretaria da Educação, os pais ou responsáveis acabam comprando outros itens naquela loja, contribuindo para o aumento do seu faturamento”, explica Marcia Alves, Executiva da ADISPA.

Ela ressalta que ao ampliar o público-alvo por meio do Cartão Material Escolar cria a oportunidade de fidelizar esses clientes, que podem retornar às papelarias para futuras compras, inclusive fora do período escolar.

Já para os estudantes, o benefício funciona como uma ferramenta de inclusão social e de incentivo ao hábito de estudar, porque eles têm a possibilidade de escolher seus materiais e se sentem motivados a usá-los.

Para Nathalia de Jesus Machado Ibelli, Gerente de Marketing e Trade da DAC, uma das maiores indústrias do setor papeleiro do país, é importante que os distribuidores também propaguem a informação para outros lojistas, contribuindo no aumento da aderência ao CME. “A união do setor é a base para que todo o país possa desfrutar dos benefícios do cartão, e a DAC, como indústria, tem contribuído com essa pulverização positiva, seja trazendo conhecimento para a equipe de frente que está diretamente em contato com o comércio local, como na divulgação em nossos canais de comunicação. É crescente o número de clientes que tem nos reportados sobre o aumento do faturamento em suas lojas após a implantação do cartão em seus municípios”, afirma.

A adoção do uso do Cartão pelos estados e municípios traz muitos ganhos e benefícios. “O Cartão Escolar é, com certeza, uma atitude inteligente, primeiro pela clareza de sua proposta que faz com que o aluno participe da escolha do material, por ser importante para a sociedade como um todo, porque gera economia de pequenos estabelecimentos, isso consequentemente mantém emprego na região. Eu vejo no Cartão Escolar só vantagens e benefícios”, afirma João Scortecci, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF.

Lojistas, secretarias de educação, associações e outras entidades puderam conhecer e tirar todas as dúvidas sobre o Cartão Material Escolar durante a Escolar Office Brasil 2023. “A feira foi um importante canal para a divulgação por reunir a quase totalidade do mercado nacional de papelaria, que podem levar a mensagem e lutar pela implantação do programa em suas regiões”, finaliza Sidnei Bergamaschi, Presidente executivo da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares – ABFIAE.

Todas as informações sobre os conteúdos podem ser encontradas no site oficial da Escolar Office Brasil – Link

Sobre a Escolar Office Brasil

Realizada pela Francal Feiras, a Escolar Office Brasil é maior feira B2B das Américas, focada em papelarias, material escolar, de escritório e organização. Ela é um verdadeiro ponto de encontro para relacionamento, negócios e apresentação de lançamentos e tendências. Ela tem o apoio institucional: ABIGRAF SP – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ANPOP Brasil – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.

Sobre a Francal Feiras   

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

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Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!