Janeiro no MUB3 – Museu da bolsa do Brasil promete uma experiência enriquecedora para famílias, amigos e turistas em busca de diversão e aprendizado. Com um novo eixo temático, “Tecnologia e Inovação”, o equipamento cultural explora a interseção entre tecnologia, inovação, finanças e economia criativa, destacando a influência dessas áreas na sociedade contemporânea.
A programação também irá celebrar a nova exposição temporária do MUB3, “Do Campo à Passarela: a trama tecida pela BMSP”, que será inaugurada em janeiro no prédio das Moedas, localizado na rua João Brícola, 59, também no Centro Histórico de São Paulo.
O público poderá participar de atividades que combinam cultura, criatividade e aprendizado. Confira abaixo a programação completa de visitas mediadas, ações do Educativo e do Centro de Referência do MUB3:
Laboratório de atividades | Intervenções em Fotografias
11, 24 e 25 de janeiro, às 14h
Nesse novo eixo temático, o laboratório de “Intervenções em Fotografias”, utiliza as linguagens do bordado e da colagem como formas poéticas de edição de imagens. Essa proposta busca refletir sobre a cultura visual no contexto pré e pós-digital, resgatando o bordado como uma prática ancestral que conecta história e criação, e a colagem, uma técnica surrealista que abre novas possibilidades criativas. Os participantes terão a chance de ressignificar narrativas culturais, inspirados pela moda e pela circulação de imagens, ao tecer novas conexões entre passado e futuro por meio de práticas manuais e artísticas. A atividade está alinhada com a exposição temporária “Do Campo à Passarela”, que explora a relação entre moda e economia, especialmente no que diz respeito ao mercado de capitais.
Público: Visitantes do MUB3, entusiastas de história e tecnologia, estudantes, artistas e famílias com crianças 12+.
Laboratório de atividades | Pequeno Patrimônio
11, 18, 24 e 25 de janeiro, às 11h
O dispositivo pedagógico Pequeno Patrimônio, inspirado no brinquedo “Pequeno Construtor”, oferece diversas formas de uso em atividades educativas, atuando como mediador em visitas ou suporte para atividades. Durante a programação de janeiro, ele será empregado no Laboratório Pequeno Patrimônio, permitindo que os participantes reflitam sobre as transformações e permanências da paisagem do centro histórico de São Paulo, montando e desmontando edificações a partir de fotografias.
Público: Crianças e famílias em geral.
Acervo em cores: oficina de colorização de fotografias com Maurício Sapata
18 de janeiro, sábado, das 14h às 17h
A oficina “Acervo em cores” do MUB3 ensinará a técnica de colorização manual de fotografias, visando aumentar a visibilidade do acervo do centro de referência e promover a exposição temporária “Do Campo à Passarela: a trama tecida pela BMSP”. Os objetivos incluem sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação dos acervos fotográficos e discutir a história da fotografia e suas técnicas de colorização. Conduzida pelo fotógrafo Maurício Sapata, a oficina também abordará a temática das imagens e sua preservação, alinhando-se à programação cultural de 2025, que explora avanços técnicos e mudanças sociais no registro fotográfico.
Público: Fotógrafos e artistas que tenham o desejo em aplicar a técnica em seus trabalhos e público em geral com idade acima de 12 anos.
Visita mediada no ponto de encontro – Exposição de longa duração do MUB3
Em janeiro de terça a sexta-feira, às 15h30
Sábados, 10h30 e 15h30
A visita mediada na exposição de longa duração busca promover um diálogo interativo sobre a história e memória do mercado de capitais e das bolsas no Brasil, destacando a importância do Triângulo Histórico no desenvolvimento das negociações em bolsa em São Paulo. Utilizando a mediação cultural como abordagem pedagógica, a atividade permite que os participantes se tornem protagonistas na construção do conhecimento, com o educador apresentando a exposição de acordo com o perfil e repertórios dos visitantes.
Público: Famílias com crianças 12+, turistas do Centro Histórico, público interessado em geral.
Aniversário da cidade de São Paulo
Roteiro “Memória e Patrimônio: um passeio pelos edifícios da Bolsa no Centro de São Paulo”
25 de janeiro, 11h e 14h
Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, será realizada uma atividade imersiva que explora a história da região central, focando na Bolsa de Valores do Brasil. Os participantes farão uma caminhada pelos edifícios e endereços significativos, onde poderão observar e diferenciar estilos arquitetônicos, compreender as modernizações e reformas urbanas, e refletir sobre os usos e ocupações do centro ao longo dos séculos. Documentos históricos do Centro de Referência do MUB3 serão utilizados para oferecer uma perspectiva única sobre o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
A visita começará em frente ao prédio da XV de Novembro, passando pela Praça Antônio Prado e João Brícola. Esta atividade não só celebra o aniversário de São Paulo, mas também promove uma reflexão sobre sua rica história.
Público: Famílias com crianças 12+, turistas do Centro Histórico, público interessado em geral.
Todas as atividades são gratuitas e convidam o público a vivenciar novas formas de interação com a cultura e o patrimônio histórico.
MUB3 – Museu da bolsa do Brasil
Rua XV de Novembro, 275 – Centro Histórico de São Paulo
Próximo à estação São Bento do Metrô