O mês de junho chegou e a ausência das festas juninas é um dos assuntos mais comentados das mídias sociais. Pra quem adora o clima caipira, mas não vai poder curtir da mesma forma esse ano por causa da quarentena, a pediatra do grupo Prontobaby, Patrícia Rezende, e a nutricionista Paula Tuffy listaram o que não pode faltar na sua casa para fazer um arraiá seguro com os pequenos. Confira a seguir:
Decoração
Para entreter os pequenos e entrar no clima de São João, vamos começar pela fogueira. Podemos fazer os troncos pintando miolos de papel higiênico de marrom. O fogo pode ser feito com papel celofane vermelho ou amarelo.
Espalhe várias bandeirinhas pela casa. Elas podem ser feitas com cartolina, papel, jornal ou revista. O importante é usar a criatividade. Para quem for fazer com cartolina ou papel, a dica é deixar a criança desenhar em cada uma delas ou pintar de tinta guache, fazendo com que a decoração seja super especial.
É importante alertar que em toda a decoração devem ser usadas tesouras sem ponta e tintas atóxicas com as crianças, assim evitamos acidentes domésticos e possíveis reações alérgicas.
Brincadeiras
A diversão também será adaptada para o espaço que você tem em casa. A ideia é criar um momento divertido com o seu filho. O tiro ao alvo pode ser feito com garrafas pet e uma bola de meia.
No jogo de argolas, você pode usar as mesmas garrafas pet da outra brincadeira e encher com arroz e feijão, para ficarem mais estáveis. Se você não tiver argolas em casa, não se desespere. Elas podem ser feitas com jornais, papéis e revistas enrolados com fita adesiva. Você também pode criar uma amarelinha com fita crepe na sua sala ou em outro local que tenha espaço.
A prenda não pode faltar na festa junina. Que tal fazer uma prenda diferente com o seu filho? A dica é usar a criatividade e fazer massinha em casa. Além de divertido, é um momento a dois que vocês podem se divertir bastante.
Receita massinha caseira: em uma tigela, misture dois copos de farinha de trigo e meio copo de sal. Em seguida adicione um copo de água, aos poucos e amasse bem. Adicione meia colher de chá de óleo e misture novamente. Se você tiver corante alimentício em casa, pingue algumas gotas e volte a amassar até que a cor da massinha se torne homogênea. Guarde em um saco ou recipiente bem tampado e divirta-se.
Caracterização
Nas festas juninas, cores chamativas costumam ganhar mais destaque, dando espaço para usar e abusar do vermelho, azul, amarelo, rosa, laranja e muitas outras. Deixe o seu filho escolher o que ele quer usar. É importante que a criança se sinta à vontade e feliz. Afinal é um momento que vocês vão curtir muito juntos.
Quem tiver retalhos em casa, pode costurar nas roupas das crianças e fazer um traje bem característico.
Se for usar maquiagem nas crianças para fazer as famosas pintinhas ou bigode caipira, é importante conferir a validade da maquiagem e prestar atenção se o produto é adequado para crianças. Dê preferência para produtos hipoalergênicos. Se for passar batom, não deixe de higienizar o produto com um lenço umedecido com álcool 70% antes do uso.
Comidinhas
O cardápio pode ser intercalado com pratos típicos e outras sugestões que as crianças adoram. A nutricionista Paula Tuffy deu duas receitas super fáceis para você seguir. Confira:
Pipoca colorida
Ingredientes: 1/2 xícara de chá de milho de pipoca; 1/2 xícara de chá de açúcar; 2 colheres de sopa de óleo; 1 colher de chá de corante alimentício de sua cor preferida.
Modo de preparo: Em uma panela coloque todos os ingredientes e misture bem. Leve ao fogo médio e mexa até que o milho comece a estourar. Tampe a panela e destampe somente quando estiver tudo estourado. Coloque em uma bacia e deixe esfriar. Fica crocante e delicioso.
Curau
Ingredientes: 4 espigas de milho; 1 xícara e ½ de leite; 1 vidro de leite de coco; 1 lata de leite condensado; 1 colher de margarina; canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo: Retire os grãos de milho com o auxílio de uma faca. Bata-os no liquidificador com o leite e o leite de coco. Passe o conteúdo para uma panela e acrescente os demais ingredientes, menos a canela. Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Quando estiver no ponto, coloque o curau em uma travessa ou tacinhas e polvilhe com canela.