Aniversário de São Paulo: Conheça 5 roteiros pedagógicos para se aprofundar na rica história da capital paulista

Os 469 anos da maior metrópole da América Latina, São Paulo, serão comemorados no próximo dia 25 de janeiro. E que tal conhecer lugares que narram parte desta rica história?

MASP – Museu de Arte de São Paulo

Na visita ao MASP – Museu de Arte de São Paulo, os alunos estarão diante de um dos principais cartões-postais da capital paulista. É possível conhecer e analisar um dos mais importantes acervos de artes plásticas da América Latina, tendo a oportunidade de identificar os vários períodos da história da arte, bem como suas características, construindo a ideia de que a história do mundo é refletida e contada nas várias manifestações artísticas. No museu, é possível conhecer nos detalhes a história da icônica Avenida Paulista.

Pinacoteca de São Paulo

Na visita à Pinacoteca, o museu de artes visuais mais antigo de São Paulo, os alunos terão a possibilidade de vivenciar uma experiência de compreensão da arte como um saber cultural e gerador de significados. Lá, eles terão a oportunidade de interpretar algumas das obras mais icônicas da produção brasileira dos séculos XIX e XX. No acervo da Pinacoteca, há obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Almeida Júnior, entre outros. Em uma das seções do museu, o público conhece o histórico do tradicional bairro da Luz, que abriga o acervo.

Museu Afro Brasil

Outra importante frente que ajudou na consolidação de São Paulo é a população afro. Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil conserva um acervo com mais de 6 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII e os dias de hoje. Entre as obras exibidas, estão pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. Nesta visita, os alunos realizam um resgate da herança cultural e artística do negro no Brasil, reconhecendo elementos da imensa diversidade das culturas africanas, além de analisar as particularidades das religiões afro-brasileiras.

Museu do Ipiranga

Após 9 anos fechado, o Museu do Ipiranga reabriu recentemente, celebrando o bicentenário da Independência do Brasil. O edifício histórico é um monumento à Proclamação da República, o berço da nação e um espaço de memória brasileira. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer cada detalhe da consolidação da Constituição Brasileira, além de ter acesso à origem dos nomes de bairros e avenidas famosas de São Paulo e a detalhes de como era a atividade industrial na cidade.

Pateo do Collegio

Quando falamos em história de São Paulo, o Pateo do Collegio não pode ficar de fora. Foi o local onde São Paulo nasceu, a partir da construção de uma pequena cabana de pau a pique onde se reuniam 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, empenhados em catequizar os nativos. Hoje o complexo abriga atividades culturais. O museu, composto por sete salas, expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, objetos indígenas, uma maquete de São Paulo no século XVI, a pia batismal e antigos pertences de Anchieta, entre outras coisas. Os estudantes podem ainda conhecer a Biblioteca Padre Antonio Vieira, onde está um acervo precioso de livros de história, e participar da missa rezada por jesuítas. 

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!