BibliON indica 7 obras para incentivar a leitura pelos pequenos

O hábito da leitura traz muitos benefícios e conhecimentos, além de possuir o poder de nos transportar para diferentes lugares pelas páginas dos livros. É um ótimo exercício para a mente e consegue despertar nossa curiosidade. Existem aqueles que dizem que ficam até tristes quando chegam na última página de uma obra e logo iniciam a próxima. E, em homenagem àqueles que se deixam levar por uma boa história, foi criado o Dia do Leitor, celebrado todo dia 7 de janeiro. A data surgiu para homenagear o jornal cearense “O Povo” fundado no mesmo dia no ano de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha.

E como ninguém nasce sabendo e sendo um amante da leitura, que tal ser uma inspiração para os pequenos e ajudá-los nesta linda experiência de se tornar um admirador dos livros?

°Crie um espaço de leitura para as crianças e reserve um horário para fazerem isso juntos;

°Estabeleça metas de leitura;

°Incentive a fazer anotações;

°Estimule a troca de livros e ideias com amigos;

°Identifique o que a criança mais gosta;

°Aposte nos best-sellers;

Com esses hábitos, você poderá ajudar a criar um ótimo leitor, além de contribuir para que os pequenos possam aprimorar o vocabulário e a escrita, expandir seus conhecimentos, trabalhar a capacidade de foco e concentração e se manter atualizado no que está acontecendo no mundo da leitura.

Para te ajudar nessa jornada, listamos, em parceria com a BibliON – a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo – alguns títulos que colocam as crianças no centro das histórias.

Todas as indicações estão disponíveis na plataforma, para qualquer pessoa que se interesse, sem nenhum custo, e contam com diversos recursos de acessibilidade para leitura que garantem o acesso para todos. Confira a lista completa:

Cinco crianças e um segredo – Edith Nesbit

Durante as férias, cinco crianças encontram um duende da areia escondido em um buraco. Um tanto mal-humorado, com aparência curiosa e nada disposto a ser agradável com os humanos, a criatura acaba por conceder-lhes um desejo que dura até o pôr do sol, com consequências inesperadas. Um livro cheio de aventura para aguçar a imaginação de crianças grandes e pequenas!

Limeriques Trava-Línguas – Viviane Veiga Távora

Limeriques são poemas curtinhos que falam de coisas sem pé nem cabeça. Trava-línguas são aquelas frases em que as palavras com sons parecidos ficam juntas e, quando tentamos falar bem rápido, a língua trava e a gente morre de rir. Viviane Veiga Távora resolveu juntar esses dois desafios em um só, e surgiu o limerique trava-língua, poema cheio de palavras emboladas e situações inusitadas! Seu novo livro traz 24 poeminhas divertidos que falam sobre bichos, frutas, doces e outros temas comuns ao cotidiano das crianças. Para complementar a leitura, cada um deles conta com uma ilustração repleta de referências às mensagens do texto.

Nweti e o mar – José Eduardo Agualusa

“No dia em que fez seis anos, Nweti acordou feliz. A almofada cheirava a mar, e ela sentia-se como se tivesse regressado de um longo mês de férias, numa praia distante, de areia fina e muito branca e água cor de esmeralda. Ao longo desse dia vieram-lhe à memória imagens de um sonho: golfinhos saltando. Uma menina nadando entre os golfinhos.” Às palavras de José Eduardo Agualusa, preenchidas de poesia e de delicadeza, juntam-se, também, as suas fotografias. Neste livro descobrimos o poder dos sonhos, da amizade e do amor através do olhar de uma menina de seis anos. Com ela aprendemos que o nosso imaginário nos oferece caminhos mais fáceis de chegar à felicidade. Um livro para nunca deixarmos de sonhar.

Os passarinhos do mundo- Vivina de Assis Viana

Numa fazenda, um menino aprende a fazer e armar arapuca, a pegar passarinhos. Leva um deles – Zezito – na gaiola para São Paulo, e o bichinho passa viver num apartamento, que fica num arranha-céu, em uma megalópole. Gaiola confortável, água, comida farta, o carinho do menino em longas conversas que só eles entendem. Tanto entendem que o menino decide: nas férias, leva o Zezito de novo para a fazenda e dá a ele uma outra gaiola… História ilustrada com tinta acrílica e lápis de cor sobre papel.

A viagem dos coelhinhos – Eliana Sá

Nas férias do Papai Coelho, a família vai viajar de avião. Mas parece que num avião só, não cabe todo mundo, pois a família vai crescendo com novos coelhinhos! Um texto em forma de poesia, com rimas, que pode ser trabalhado para dar noções de Matemática para crianças. Também fala de férias e de família.

Uma Página do Mundo – Adriana Falcão

Foi no tempo em que a gente não podia sair de casa… A menina não entendia por que tinha que ficar com os pais o tempo todo, sem poder ir à rua, sem ver outras pessoas, sem ir ao parque. Era momento de olhar para macaco, praia, árvore só pelos livros, que eram seus grandes companheiros. Com texto sensível e poético, Adriana Falcão nos conta a história de uma menina que passou momentos preciosos de sua infância em casa, e que não deixou de apreciar as descobertas e as belezas da vida, mesmo que pelas páginas dos livros e pela janela do apartamento. Para dar vida ao texto, o artista Jonathas Martins criou belíssimas aquarelas que revelam o universo imaginário da personagem.

Férias na Antártica – Laura Klink

Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na Antártica. Conheça neste livro o delicado equilíbrio do planeta e, de quebra, o divertido jeito de encarar o mundo das jovens Laura, Tamara e Marininha, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink. Nos relatos de viagem, estão as lembranças de cinco expedições em família ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais especiais passam o verão. Com ainda pouca vivência, elas já sabem e entendem que nosso planeta precisa de cuidados e que, onde quer que a gente viva, nossas atitudes refletem em lugares muito distantes daqui.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. Ou seja, caso ele já esteja emprestado, não se preocupe, ele estará apto para leitura em até 2 semanas. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título – ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!