Museu do Ipiranga recebe estudiosos de 22 países e lança livros das novas exposições

Entre os dias 6 e 15 de fevereiro, acontece a Escola Avançada Bicentenário da Independência, encontro entre pesquisadores e acadêmicos sediado no Museu do Ipiranga e no prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O evento tem apoio da FAPESP e surge como uma oportunidade de debater em profundidade o processo da Independência do Brasil sob diferentes perspectivas. Também no Museu, a partir do dia 6, estarão disponíveis para venda os livros das exposições Para Entender o Museu, Casas e Coisas, Mundos do Trabalho, Territórios em Disputa e A Cidade Vista de Cima, no piso Jardim do Museu ou no site da Edusp, onde já estão disponíveis.

museu do ipiranga

No encontro de pesquisadores, em um primeiro eixo, o processo da Independência do Brasil será debatido na perspectiva das relações internacionais, com atenção especial para o processo de reconhecimento da independência no exterior. O segundo eixo, dedicado a questões domésticas, trará as perspectivas políticas da Independência dentro das diferentes regiões do Brasil.

Foram selecionados para participar do evento cem pesquisadores da graduação ou pós-graduação, sendo 50 vagas para brasileiros e 50 para estrangeiros. A escola financiou custos com voos e acomodações para todos os participantes, exceto àqueles que residem na Região Metropolitana de São Paulo. Dentre os países representados, há seis do continente africano, como Angola, Moçambique e Senegal, seis da América Latina, incluindo Colômbia, Cuba e Argentina, quatro da Europa, com Alemanha, Itália e Portugal e ainda seis da Ásia, como Indonésia, Paquistão e Rússia.

O grupo de palestrantes inclui membros do corpo docente do Museu do Ipiranga e da USP, Unifesp e Unicamp, entre outros, além de figuras como Daniel Munduruku, do Instituto Uka e de presenças internacionais, como Gerardo Caetano, da Universidad de la República, Uruguai, Daniel Rojas, da Grenoble Alpes University, na França, e Anthony Pereira, da Florida International University, nos Estados Unidos. Na palestra inaugural da Escola, estarão presentes o Presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, o Reitor da USP Carlos Gilberto Carlotti Júnior e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, além da diretora do Museu do Ipiranga, Rosaria Ono, e do vice-diretor, Amâncio Jorge de Oliveira.

“Como resultado dessa interação entre pesquisadores do Brasil e do mundo, buscamos gerar um conjunto de recomendações que se refletem no aprimoramento de políticas públicas na área de museus, além de novas produções acadêmicas”, explica Oliveira, também professor de Relações Internacionais da USP. Após o evento, serão publicadas sínteses das palestras, entrevistas, artigos, lançamentos de livros, e atualizações das pesquisas dos participantes no site.

Livros expositivos

Com coordenação da profa. Maria Aparecida Borrego, a Coleção Museu do Ipiranga 2022, da editora Edusp, tem seus quatro primeiros livros lançados na semana do dia 6. Os volumes já estão disponíveis no site da editora, e estarão à venda no piso Jardim do Museu. Além de textos da curadoria explicando o processo de concepção das novas exposições, a divisão dos núcleos e as linhas de pesquisa envolvidas em cada mostra, os livros contam com autores convidados que trazem reflexões acerca de itens expostos, aprofundando os temas de cada exposição.

Nesse primeiro momento, a coleção, que conta com sete volumes, lança os primeiros quatro: Para Entender o Museu, com coordenação de Solange Ferraz de Lima; Casas e Coisas, com coordenação de Vânia Carneiro de Carvalho; Mundos do Trabalho, coordenado por Maria Aparecida de Menezes Borrego e Ana Paula Nascimento, e Territórios em Disputa, com coordenação de Jorge Pimentel Cintra. Além dos lançamentos da Coleção, estará disponível o livro A Cidade Vista de Cima, com coordenação de Solange Ferraz de Lima e Vanessa Costa Ribeiro, que traz postais ampliados da cidade de São Paulo.

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o ponto de venda da Edusp estará próximo ao auditório do Museu, com os volumes em lançamento. A partir do dia 8, a editora volta a ocupar o espaço próximo à entrada do piso Jardim, disponibilizando diversas coleções e títulos, com o devido destaque aos lançamentos do Museu. A loja da Edusp funcionará de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h, e aceita pagamentos em dinheiro, débito ou crédito.

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

As obras do Novo Museu do Ipiranga foram financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.

Patrocinadores e parceiros: BNDES, Bradesco, Caterpillar, Comgas, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Shell, Santander, Vale, Banco Safra, CSN, Honda, Raízen, Novelis, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Ultra, Ipiranga, Gerdau, Goldman Sachs, Nortel, Dimensional, B3, Fundação Banco do Brasil, GHT, Rede D’or, Bank of America, Unilever, Too seguros, Autodesk, Instituto Bandeirantes, Eletromidia, History Channel e UOL.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!