Bibliotecas de São Paulo oferecem programação gratuita e diversificada em agosto

A Biblioteca Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, geridas pela SP Leituras, realizam em agosto uma série de atividades gratuitas para públicos de todas as idades.

Os encontros da Palhaçaria e Comicidade Feminista com Circo di Sóladies | Nem SóLadies abrirão espaço para o diálogo entre os jogos de palhaçaria e os estudos feministas a fim de descobrir que nossas fraquezas e inseguranças são pérolas preciosas para a cura pessoal e a transformação. Na BSP, dias 14, 16, 21 e 23 de agosto, das 14h às 17h. Indicação: +18 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

A oficina Dialogando com a Literatura Negra e Periférica com Elizandra Souza apresentará autores/as negros/as e periféricos/as de diversas gerações para promover identificação de gênero, raça e classe social, sensibilizando para a construção de identidade, pertencimento, ludicidade e memória afetiva dos/as participantes e, ao final da atividade, será proposta a criação de textos autorais. Na BSP, 20 de agosto, das 14h às 15h30,. Atividade online, ao vivo. Indicação: +12 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Os enxadristas que buscam aperfeiçoar sua técnica podem se inscrever no Xadrez com MN Douglas Jen. Nos encontros virtuais, os participantes terão a oportunidade de aprender os conceitos intermediários sobre estratégia e tática, a teoria das aberturas e finais, além de análises de partidas modelo. Na BSP, 20 de agosto, das 16h30 às 17h30. Atividade online ao vivo. Indicação: +7 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda

A oficina Antes do Princípio, O Risco com Paulo Crumbim oferecerá ferramentas para a produção de histórias em quadrinhos, abordando roteiro, traço, layout e o tempo narrativo. Além disso, o conceito de “transbordamento” será explorado, ampliando as possibilidades criativas ao conectar as HQs com saberes de outras áreas. Na BSP,  24 e 25 de agosto, das 10h às 13h. Indicação: +15 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Já a oficina Poema, da Negritude a Amefricanidade com Eliane Marques propõe uma apresentação deste movimento da escrita poética, tensionando suas aproximações com a poesia negra e seus diálogos com a imaginação africana e amefricana. A partir de considerações de nomes como Francis Abiola Irele e textos de autoras e autores americanos contemporâneos, os participantes realizarão ainda exercícios de escrita poética. Na BSP, 28 de agosto, das 13h às 17h. Indicação: +18 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bsp.org.br/agenda.

Após o sucesso do primeiro ano, que resultou na coletânea Azeytonas em Brasa: Autores para Degustar {Vivos}, o Ateliê de Criação Literária retorna para uma segunda edição com novos professores, convidados e participantes. A proposta do Encontro com o Processo Criativo com Ademir Assunção é continuar a ser um local de iniciação e desenvolvimento para escritores, oferecendo módulos semanais de prática literária e encontros com autores que compartilham seus processos criativos. A curadoria é de Olyveira Daemon, e ao final, os melhores textos serão selecionados para uma nova publicação coletiva. Na BSP, 29 de agosto, das 14h às 16h. Indicação: +18 anos. Não é necessário fazer inscrição.

O curso Amazônias Poéticas: Culturas, Heterogeneidades, Hibridismos com Fadul Moura examinará como autores dos séculos 20 e 21 transformaram suas experiências na Amazônia em arte verbal e visual. O curso destacará as técnicas de composição desses autores, revelando a Amazônia como um espaço de diversidade cultural e hibridismo, desafiando a visão monolítica da região. Na BVL, dias 13, 15, 20 e 22 de agosto, das 10h às 13h. Evento online, ao vivo. Inscrições gratuitas pelo link: bvl.org.br/agenda

Na palestra A Diversidade dos Povos Indígenas com Geni Núñez, os participantes aprenderão sobre a diversidade dos povos indígenas no Brasil, abordando o histórico de violências e resistências. Além disso, a literatura indígena será utilizada para compartilhar histórias que ajudam a compreender as diferentes perspectivas indígenas sobre o meio ambiente. Na BVL, 27 de agosto, das 14h às 15h30. Atividade online, ao vivo. Indicação: +14 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bvl.org.br/agenda.

A oficina de Ilustração de Personagens e Cenários com Talita Hoffmann explorará diferentes técnicas de criação pelo desenho. Serão propostos exercícios de ilustração para o desenvolvimento de personagens a partir da junção inusitada de objetos inanimados. O aluno também irá explorar possibilidades de inserção desses personagens em cenários ilustrados próprios para o desenvolvimento de histórias. Na BVL, 27 e 28 de agosto, das 10h às 12h30. Indicação: +14 anos. Inscrições gratuitas pelo link: bvl.org.br/agenda.

O público +60 também tem seu espaço garantido com a oficina Tecnologia Dia a Dia – Smartphone +60, que se dedica a ensinar todos os truques e segredos para a utilização dos recursos oferecidos pelos smartphones. Para participar é necessário ter 60 anos ou mais e possuir smartphone. Inscrições gratuitas pelos links: bvl.org.br/agenda e 

bsp.org.br/agenda, pelo telefone (11) 3024-2500 ou no balcão de atendimento das bibliotecas. 

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!