Bunka Matsuri: 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Um evento para reunir a cultura pop e a tradição, comemorando os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO) promove o 17º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa, nos dias 17 e 18 de junho de 2023, na sede da entidade, localizada na Rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Nesta edição, celebrando os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, o projeto retoma o formato presencial e é uma iniciativa do Comitê Jovem da entidade, sob coordenação geral de Patricia Takehana, que destaca que “os últimos anos foram desafiadores e, ao mesmo tempo, trouxeram muitos aprendizados com a pandemia”, afirma, “agora é o momento de retornarmos à nossa casa, o Bunkyo, com o Bunka Matsuri e homenagear os primeiros imigrantes japoneses, com uma programação repleta de atrações”.

Com público estimado em 20 mil pessoas, o evento inova e apresenta uma programação intensa e plural, com atividades para toda a família vivenciar a cultura japonesa. Confira as principais:

Homenagem aos imigrantes Hakujusha (99 anos)

Sábado – Grande Auditório – a partir das 09 horas
O “Hakujusha Hyoushou” é um dos eventos realizados em comemoração ao Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil e tornou-se um ritual de profundo significado para os pioneiros e seus familiares, ao homenagear os imigrantes de 99 anos. Nesta ocasião, lideranças da comunidade fazem a entrega do diploma de honra ao mérito aos homenageados, juntamente com uma lembrança, sob os aplausos e reconhecimento da comunidade em geral.

Dia Internacional do Nikkei

Comemoração dos nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão); data alusiva à chegada do primeiro grupo que migrou do Japão para o Havaí, em 1868. Neste ano, o evento destaca convidados debatendo temas como arte, gastronomia, cultura pop e o idioma japonês.

● Sábado – Salão Nobre – 14:30
Painel: Preservando Nossas Raízes: A Importância do Idioma Japonês na Comunidade Nikkei com os professores Leiko Matsubara, Takashi Yamanishi e Tae Suzuki

● Domingo – Salão Nobre – 14:30

Painel: Aromas, Cores e Tradição: Explorando os valores nikkeis na Gastronomia e na Arte com a artista Camila Gondo e a chef Telma Shiraishi, com mediação de Fernando Matsumoto.

Miss Nikkey Brasil – Etapa São Paulo

Sábado – Grande Auditório – 16 horas

Pela primeira vez, o Bunka Matsuri apresenta o concurso de beleza que valoriza e destaca a elegância das candidatas descendentes de japoneses. Reunindo candidatas da capital de São Paulo, a vencedora disputará a etapa estadual do Miss Nikkey no Festival do Japão, em julho.

Lançamento cultural do filme: “Onde as ondas Quebram”

Sábado – Grande Auditório – 19 horas.

Circuito cultural de pré-lançamento do filme “Onde as Ondas Quebram” com a exibição da obra e debate com a participação de Laís Miwa Higa (antropóloga), Jorge J. Okubaro (jornalista), Inara Chayamiti (diretora do filme) e mediação da atriz Beatriz Diaféria.

Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses

Domingo – Grande Auditório – 13 horas

Celebração religiosa em memória aos imigrantes japoneses com o objetivo de honrar e lembrar os antepassados, bem como celebrar a cultura e as tradições japonesas.

Concurso de Cosplay – Mundo OK

Domingo – Grande Auditório – 16 horas

Avaliação de caracterização e interpretação de personagens de anime, mangá e videogames, momento para os fãs mostrarem suas habilidades de cosplay, criatividade e devoção aos personagens preferidos, concorrendo a prêmios.

Visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Oportunidade de visitar e conhecer as exposições que retratam a jornada dos imigrantes japoneses desde sua chegada ao Brasil até os dias atuais. São cerca de 97 mil itens divididos em três andares do edifício Bunkyo, inclusive com acesso ao acervo inédito de itens de cosplay, mangás, animes e metal heroes.

Shows tradicionais e novidades

O Grande Auditório terá apresentações musicais com cantores tradicionais da comunidade, como Joe Hirata, Karen Ito, Isinha Toyota e Takeshi Nishimura, e atrações como taiko, dança clássica japonesa, além de novos talentos nikkeis como Yutaka e Mai Momonuki para embalar o público em dois dias de programação.

O evento contará com exposição e venda de bonsai e orquídeas, workshop de artes marciais, oficinas de culinária e cultura japonesa, venda de livros, praça de gastronomia e bazaristas trazendo artigos japoneses e itens de cultura pop e cosplay. No espaço cultural, destaque para os principais elementos da cultura japonesa, como: Kokedama e Ikebana (arranjo floral), Arte Koguei (cerâmica), costura criativa, Mangá, Orinuno (origami em tecido), Literatura, Oshibana (arte com flores prensadas), Oshie (arte com sobreposição), entre outros.

A entrada é gratuita, com classificação livre.

Sobre BUNKYO:

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, atua como entidade representativa da comunidade nipo-brasileira e referência do intercâmbio Brasil-Japão desde sua fundação, em 1955. Entre os principais itens de sua missão, estão a divulgação da cultura japonesa e a promoção de atividades assistenciais. Saiba mais em www.bunkyo.org.br.

Serviço:

17º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa

Dias: 17 e 18 de junho de 2023

Horário: 10h às 19h (sábado) e 10 às 18h (domingo)

Local: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo (metrô São Joaquim)

Entrada gratuita – Livre para todos os públicos

Mais informações:

www.bunkamatsuri.org.br / (11) 3208-1755

www.instagram.com/festivalbunkamatsuri/

Realização: Bunkyo.

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka, Zion, Ston e Sakura

Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Instituto Paulo Kobayashi, Hospital Japonês Santa Cruz, Fundação Japão.
Apoio: Café Fazenda Aliança, Nakamise, Alfa Alimentos, Kikkoman, Original Tatamis, Comissão de Jovens Bunkyo, Revista Mundo Ok, Prius.ind, Thikara Sake, jornais Nippon Já e Brasil Nippo.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!