Cartórios podem regularizar CPFs de crianças para cadastro e vacinação contra a Covid-19

Mais de 480 unidades em todo o estado de São Paulo podem realizar a inscrição da 1ª via de CPF e a emissão de 2ª via desses documentos a menores que precisam do documento


A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 está prestes a começar no Brasil e, um dos documentos necessários para realizar o cadastro do menor, e que também pode ser usado para sua identificação no ato da aplicação é o CPF, que pode ser emitido diretamente em mais de 480 Cartórios de Registro Civil, presentes em diversos municípios do estado de São Paulo.



Desde o ano passado, em razão da edição da Lei Federal nº 13.484/17, que transformou os Cartórios de Registro Civil em Ofícios da Cidadania, e de uma parceria firmada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) com a Receita Federal do Brasil, todas as unidades estão autorizadas a fazer a inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).



Para realizar o ato nos 482 cartórios de todo o estado credenciados — consulte a lista na íntegra clicando aqui — é necessário apresentar (1) a certidão de nascimento original da criança ou adolescente; (2) o documento de identificação original (RG e CPF) do responsável; (3) RG original da criança ou adolescente, caso já tenha; (4) comprovante de residência do responsável; além do comparecimento do pai, mãe ou responsável para fazer a requisição.



“A emissão de CPF nos cartórios de registro civil ficou muito mais prática para os pais por ocasião do registro de nascimento de seus filhos. É por meio do registro e da respectiva certidão de nascimento que diversos outros documentos, como a cédula de identidade RG e a carteira de vacinação, podem ser solicitados e obtidos, além de outros procedimentos como matricular a criança na escola e inscrevê-la em programas e benefícios relacionados à transferência de renda”, esclarece a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Karine Maria Famer Rocha Boselli.



A regularização do CPF pelos Cartórios possibilita que os pais dos menores possam inclusive regularizar ou emitir os documentos de seus filhos para a realização do cadastro nos sites e identificação da criança, uma vez que permite ao cidadão sair da unidade já com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online pelo site RegistroCivil mediante entrega de login/senha ao cidadão.



Para que seja possível realizar os serviços, os Cartórios de Registro Civil cobram uma tarifa de conveniência no valor de R$ 7,00 a quem solicitar o serviço. Já os principais serviços relacionados ao CPF em cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.



Sobre a Arpen/SP



Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ArpenSP) representa os 836 cartórios de registro civil, que atendem a população em todos os 645 municípios do estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.













Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!