Cultura popular e ludicidade no centro: Brincando na Praça ocupa a Vila Buarque com espetáculos, intervenções e oficinas gratuitas

Nos dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, o Brincando na Praça desembarca no centro de São Paulo, na Praça Rotary, que sedia a Biblioteca Monteiro Lobato, com uma programação cultural gratuita repleta de atividades para a primeira infância e o público infantojuvenil. Realizado pela Muda Cultural em parceria com o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), o evento oferece, a partir das 10h, apresentações de teatro de rua, teatro de bonecos, dança popular, variedades circenses, pintura facial, música ao vivo e oficinas que estimulam a imaginação e o gosto e o fazer artístico.

A iniciativa, que já percorreu diversas cidades do estado, tem como propósito estimular a criatividade, o aprendizado e o senso de coletividade por meio de uma programação que enaltece a cultura popular, a diversidade, a infância, as práticas antirracistas, o cuidado responsável de animais de estimação e do meio ambiente. Nesta edição, pais, mães e responsáveis poderão levar bebês, crianças e jovens da capital paulista para participar de espetáculos que convidam à reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado. 

No sábado (28), os caminhos são abertos com o “Cortejo Voador”, apresentado pela Cia Passarinho Contou. A atração combina circo, música, dança e literatura. Em seguida, às 11h, acontece o “Tambolé”,  espetáculo repleto de histórias, canções, brincadeiras e ritmos populares, como jongo, ijexá e xote, acompanhados de danças tradicionais. 

A diversão continua com a artista Ana Lima, que oferece ao meio-dia pinturas faciais para o público presente. Especialmente para os bebês e crianças de até dois anos, a Cia Mar proporciona às 13h30 a oficina “Pandeirinho”, um embarque na descoberta musical com sons, instrumentos e canções para a experimentação e troca entre as crianças e seus cuidadores.

Às 14h30, a Cia Gravitá chega ao palco com a apresentação de dança acrobática “Sob o Mesmo Teto”, que reflete sobre o cuidado aos animais domésticos. Às 15h, o Coletivo Foca conduz a oficina lúdica “Vestir e Voar”, que instiga o público a explorar o mundo da imaginação e colocar a mão na massa para criar seu próprio “par de asas” na atividade. Para aqueles que querem voltar coloridos para casa, a pintura facial com Ana Lima tem nova sessão às 16h, encerrando o dia.

No domingo (29), a diversão reinicia com o “Circo de Gigantes” apresentado pela Cia. 2 e Meio. A performance explora o universo circense por meio de técnicas de malabarismo, palhaçaria e da brincadeira. Às 11h,  a “Festa Umoja” entrega um espetáculo ao vivo que celebra a música, as danças populares e a cultura afro-brasileira a partir do maracatu de baque virado, o coco e o samba de roda.

Ana Lima comanda ao meio-dia uma segunda sessão de pintura facial, e para os pequenos aventureiros, às 12h30, o premiado espetáculo “A Vida Secreta das Fraldas” na instalação lúdica “Esconderijos” pela Crialudis, que oferece um mundo de brincadeiras e explorações com foco na parentalidade e primeira infância

Iniciando a programação vespertina, às 13h, a Cia Realce apresenta espetáculo “Os Saltimbancos”, clássico de Chico Buarque que segue conquistando diferentes gerações. Às 15h30, o “Planeta Oca” entra em ação, conscientizando sobre a importância do meio ambiente por meio do teatro e da música. O grupo aborda temas como o planeta, a água, o lixo, os biomas do Brasil, os povos originários e muito mais. 

Para encerrar o dia em grande estilo, às 16h, o projeto oferece a divertida  “Caça ao Tesouro”.

A programação do fim de semana também conta com a Caravana Lúdica, que acontece das 11h às 16h e  oferece  “Jogos do Mundo”, uma série de jogos tradicionais e modernos de diversas épocas e países, todos construídos artesanalmente a partir de material reciclado.

O projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O evento também é pet friendly e possui uma estação de hidratação dedicada especialmente aos cães e gatos. 

O Brincando na Praça em São Paulo conta com o patrocínio de Royal Canin e Huggies; apoio da Biblioteca Monteiro Lobato e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e realização da Muda Cultural em parceria com o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – ProAC.


 

Brincando na Praça 

Datas: 28 e 29 de outubro, sábado e domingo.

Horário: a partir das 10h 

Local: Praça Rotary

Endereço: Praça Rotary – Rua Major Sertório, 550 – Vila Buarque.

Classificação livre 

Gratuito

Programação Completa

Sábado

10h30 Cortejo Voador | Cia Passarinho Contou

11h00 Tambolé | Kaique Falabella

12h00 Pintura Facial | Ana Lima

13h30 Oficina Pandeirinho | Cia Mar

14h30 Sob o Mesmo Teto | Cia Gravitá

15h00 Oficina Vestir e Voar | Coletivo Foca

16h00 Pintura Facial | Ana Lima

+ 11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica

Domingo

10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio

11h00 Festa Umoja

12h00 Pintura Facial | Ana Lima

12h30 Esconderijos | Crialudis

13h00 Os Saltimbancos | Cia Realce

14h00 Pintura Facial | Ana Lima

15h30 Planeta Oca

16h00 Caça ao Tesouro 

+ 11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!