Durante o mês de março, quem transitar pela estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás de metrô, operada pela ViaMobilidade, poderá visitar a exposição “Fazendo Arte com Gustavo Rosa”. O projeto nasceu com o objetivo de proporcionar para a comunidade de neuromielite óptica (NMO), doença autoimune rara e debilitante, um momento único para despertar a criatividade e a imaginação por meio de oficinas artísticas. A mostra, que traz informações a respeito da iniciativa, sobre a doença, e composições visuais criadas por meio de técnicas de desenho, pintura e colagem, acontece no mês que marca o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica (27 de março).
Quem transitar pelos 20 painéis dispostos no local, também poderá participar da pesquisa sobre qualidade de vida, que tem por objetivo entender os principais sentimentos que o projeto apresentado gera nas pessoas ao observarem as atividades desenvolvidas por pacientes de uma doença rara. Para participar basta direcionar a câmera do celular para o QR Code que consta em um dos painéis da exposição.
“O propósito do Instituto Gustavo Rosa é preservar o legado do artista por meio de experiências de transformação que contribuam para o pensamento crítico, expressão da criatividade e a formação humanista, com afeto, empatia e inclusão. E esse projeto, em parceria com associações de pacientes, é uma iniciativa neste sentido — que tem proporcionado bem-estar para as pessoas com NMO e seus familiares”, explica Roberta Gabriel do Instituto Gustavo Rosa (IGR).
A iniciativa é uma parceria do IGR com as organizações sem fins lucrativos Comunidade NMO, NMO Brasil, Crônicos do Dia a Dia (CDD) – e conta com o apoio institucional da Horizon Therapeutics, empresa focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos que atendem às necessidades críticas de pessoas afetadas por doenças inflamatórias raras, autoimunes e graves.
Exposição Fazendo Arte com Gustavo Rosa
Estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás: 1 a 31 de março
Av. Santo Amaro – Brooklin, São Paulo – SP, 04567-010