Férias no Parque da Ciência

Dentro de uma área verde com 725 mil metros quadrados, o Parque da Ciência reúne mais de 20 atrações ambientais, educativas e de lazer para todas as idades.

No primeiro momento, o público poderá visitar os Museus Biológico e de Microbiologia, o Espaço Terra Firme, o Macacário, o Serpentário, o Horto Oswaldo Cruz e a Praça Vital Brazil. A partir de 5 de julho, toda estrutura estará finalizada e pronta para visitação. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, com entrada gratuita, de segunda a domingo, sendo que os museus abrem de terça a domingo.

Programação de férias

O mês de julho será recheado com uma programação especial, com atividades científicas, demonstração de extração de veneno de cobra, histórias sobre as jararacas e suas cores, trilhas pelos caminhos de mata do Butantan e outras atrações.

Confira a programação completa do mês de julho

ROLÊ DE CIENTISTA
É um passeio de volta ao passado no Parque da Ciência. Nesta atividade, os participantes viverão uma experiência lúdica sobre a história do Instituto Butantan a partir de um encontro fictício com dois importantíssimos pesquisadores para a história do Butantan: Vital Brazil e Olga Bohomoletz.

Datas: 05/07 – 12/07 – 19/07 – 26/07

Inscrição: não é necessária para esta atividade

 

PARADA ANIMAL
Nesta atividade, os visitantes poderão conhecer de pertinho diferentes espécies do Museu Biológico. Educadores e técnicos irão guiar um bate-papo sobre os comportamentos e hábitos de cada espécie, os cuidados que recebem no Museu e sobre como podemos contribuir para sua conservação.

Datas: 06/07 – 08/07 – 13/07 – 15/07 – 20/07 – 22/07 – 27/07 – 29/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 nos dias em que a atividade acontece de manhã, e a partir das 14h nos dias em que a atividade acontece a tarde

 

ÁRVORES HISTÓRICAS
O Parque da Ciência, em parceria com a Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Butantan, promove uma caminhada guiada pelo parque para conhecer a história e curiosidades das árvores centenárias.

Data: 06/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h

 

AS JARARACAS E SUAS CORES
A atividade aborda os diferentes padrões de cores e diversidade de jararacas no Brasil. Por meio da produção de materiais artísticos, os visitantes terão acesso à história natural deste grupo de serpentes, poderão identificar alguns padrões de manchas e cores, e ainda diferenciar espécies que se parecem com jararacas, mas não são peçonhentas.

Datas: 07/07 – 30/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 no dia 7, e a partir das 14h no dia 30

 

VIVÊNCIA DA ALDEIA NO BUTANTAN
A Vivência na Aldeia é um projeto social que tem como objetivo a reconstrução de aldeias e a promoção dos conhecimentos tradicionais indígenas e sua cultura. Nesta atividade, serão realizadas as práticas de apresentação de cantos, brincadeiras e iniciação à língua tupi guarani.

Data: 07/07

Inscrição: não é necessária para esta atividade

 

LEONARDO E AS DEFESAS DO ORGANISMO
O público irá conhecer Leonardo, um menino muito alegre e ativo, que tem medo de injeções. Sua irmã Tina irá ajudá-lo a entender o caminho que a vacina faz pela corrente sanguínea e outras formas de mantermos o corpo saudável. Ao final, será apresentado um jogo da memória com os personagens.

Data: 07/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h

Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos acompanhadas por um adulto responsável

 

TRILHA DOS SENTIDOS
Os participantes farão um percurso pela trilha da Figueira Branca e pelo Jardim dos 5 Sentidos. Além de entrar em contato com diversas espécies vegetais, os visitantes vão aprender sobre as adaptações evolutivas das plantas e preservação ambiental.

Datas: 08/07 – 15/07 – 22/07 – 29/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30

Lembretes:

·         Usar calça comprida e sapato fechado durante a trilha

·         Em caso de chuva, a atividade será cancelada

·         Recomenda-se o uso de protetor solar e repelente

·         Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável

 

OFICINA: MISTÉRIOS, MICRÓBIOS E MIL IDEIAS
A atividade consiste em oferecer uma história real sobre uma importante descoberta científica: a assepsia das mãos como técnica sanitária. Entre as práticas é ministrada uma contação de história sobre o tema e, ao término da história, é iniciada uma atividade interativa onde todas as crianças são convidadas para ter uma experiência que envolve observações no microscópio.

Data: 08/07

Inscrição: não é necessária para esta atividade

 

DO VENENO AO SORO
A atividade consiste em uma demonstração de extração de veneno de uma jararaca (Bothrops jararaca) e, em seguida, um bate-papo entre os participantes e o diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto, sobre a relação entre a história do Instituto Butantan e as serpentes, a importância desses animais para o meio ambiente, além de pesquisas para desenvolvimento de medicamentos.

Datas: 09/07 – 30/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30

 

BUTANTAN GIBCON POCKET
Um evento que vai contar com mais de 25 mesas de exposição voltadas ao público que valoriza os artistas brasileiros, quadrinhos nacionais e seus talentos. Essa é a primeira edição do evento que acontece dentro do Instituto Butantan e contará com artistas e quadrinistas expondo artes relacionadas a diferentes temas. O foco principal é homenagear o Instituto e seus 121 anos de história, trazendo elementos como as cobras, vacinas e as personagens Bubu e Tantan, criadas pelo Butantan especialmente para o público infantil.

Datas: 09/07 – 10/07

Inscrição: não é necessária para esta atividade

 

PIC IMUNE
Atividade ao ar livre, baseada na brincadeira Pic-Bandeira, para as crianças entrarem em contato com o funcionamento do sistema imune de uma forma divertida.

Datas: 09/07 – 28/07

Público-alvo: crianças de 8 a 12 anos

Inscrição: não é necessária para esta atividade

 

CAFÉ CIENTÍFICO
A pesquisadora Sônia Andrade participará desse bate-papo sobre o princípio da especificidade do soro por meio da formação do complexo antígeno – anticorpo, demonstrado pela primeira vez por Vital Brazil.

Data: 13/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h

 

MICRÓBIOS EM TIRINHA
A atividade pretende apresentar alguns conceitos da microbiologia de forma lúdica, propondo a criação de narrativas na linguagem das histórias em quadrinhos, com enfoque na difusão de tirinhas científicas.

Datas: 14/07 – 16/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 no dia 14, e a partir das 14h no dia 16

Público-alvo: crianças e jovens a partir de 7 anos, acompanhados por um adulto responsável

 

NADJA, A NAJA: COMO A HISTÓRIA TERMINA?
Uma naja foi encontrada no Brasil, e agora? Nesta atividade, os participantes irão conhecer a história da “Nadja, a cobrinha perdida” e decidirão o seu final por meio de uma oficina de desenhos, além de se aproximar de questões sobre o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil e no mundo.

Data: 14/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h

 

CAMINHOS PELO BOM RETIRO
O roteiro presencial pelo bairro Bom Retiro tem como objetivo apresentar os principais pontos históricos da região a partir da perspectiva da urbanização e da saúde pública na virada do século XIX para o século XX. O tour pretende apresentar subsídios para criar diálogos com relação aos diferentes processos de migrações e imigrações, urbanização, desenvolvimento da saúde e seus equipamentos de apoio.

Data: 16/07

Inscrição: Clique aqui para fazer sua inscrição

Atenção: esta atividade será realizada no bairro do Bom Retiro. O encontro será no hall da Estação da Luz do Metrô

Público-alvo: adultos com interesse em memória, história, cultura e arquitetura.

 

CONHECENDO O MACACÁRIO
A atividade se trata de uma apresentação mediada pelos responsáveis técnicos do Macacário que realizarão uma conversa com os visitantes sobre a manutenção, os cuidados e a importância dos Macacos Rhesus no Instituto Butantan.

Data: 20/07 e 27/07

Inscrição: não é necessária para esta atividade

 

ERA UMA VEZ UMA MEMÓRIA
A oficina visa trabalhar os sentidos e memórias presentes no cotidiano das pessoas por meio de objetos, documentos e fotografias, destacando a importância de salvaguardar as memórias individuais e coletivas, de pessoas e instituições – neste caso, do Instituto Butantan. O público vai entender o que significa a preservação da memória e seu impacto no cotidiano de cada um.

Datas: 21/07 e 23/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30 no dia 21, e a partir das 14h no dia 23

 

ENTRE COBRAS E RATOS
A atividade vai contar e construir histórias com o teatro de fantoches! Os participantes entrarão em contato com algumas questões, passadas e atuais, voltadas à saúde pública no Estado de São Paulo, como a peste bubônica e os acidentes por animais peçonhentos.

Data: 21/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h

 

NA TRILHA DO HORTO OSWALDO CRUZ
Nesta atividade os participantes farão um percurso repleto de descobertas pela Trilha da Figueira Branca, no Horto Oswaldo Cruz. A caminhada é de nível leve, para observar a vida na natureza e aprender sobre sua diversidade morfoclimática: espécies vegetais, animais, microscópicas e características do solo.

Data: 23/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 9h30

Lembretes:

·         Usar calça comprida e sapato fechado durante a trilha

·         Em caso de chuva, a atividade será cancelada

·         Recomenda-se o uso de protetor solar e repelente

·         Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável

 

CAMINHADA HISTÓRICA
A caminhada é uma oportunidade de conhecer a história do Instituto Butantan e de como ela está presente no nosso cotidiano. Em um breve percurso os visitantes irão conhecer edifícios tombados e bater um papo sobre temas como: memória, patrimônio cultural, desenvolvimento científico e vários outros.

Data: 27/07

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h

 

TEATRO DE SOMBRAS – JUDITH, UMA SERPENTE CURIOSA
Essa é a história do encontro de Joana, uma trabalhadora rural, e Judith, uma serpente muito perspicaz. Juntas, elas partem em uma viagem para o Instituto Butantan, descobrindo o que acontece neste lugar tão incomum. A história tem o objetivo de retratar o sistema de trocas de serpentes por soros realizado pelo Instituto, criado para difundir o tratamento soroterápico e auxiliar na produção e pesquisa.

Data: 28/06

Inscrição: na Central de Informações, a partir das 14h

O parque

Além das mais de 20 atrações, o Parque da Ciência também oferece ações educativas. Sua missão é promover a disseminação da memória científica e da saúde pública por meio do vasto acervo do instituto, inspirando o interesse e a curiosidade pela ciência e pela pesquisa por meio de atividades ambientais e de lazer.

O parque conta ainda com uma área para realização de eventos e exposições, o Centro de Difusão Científica e o Centro de Memória, que abriga um grande acervo do Butantan. Os visitantes têm a oportunidade de explorar o espaço aberto do parque, como o Boulevard, que foi totalmente revitalizado e interliga as diversas atrações.

Como a pandemia ainda não acabou, é importante seguir as orientações para visitar o Parque da Ciência, como o uso de máscara em ambientes fechados e a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada dos museus.

Parque da Ciência Butantan – Instituto Butantan
Av. Vital Brazil, 1500

Aberto de segunda a domingo, das 7h às 17h.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!