Grupo Rocambole leva música

O processo de criação de uma música e a consequente diversidade de estilos e gêneros musicais são o pontapé inicial do espetáculo DO SAMBA AO ROCK ‘N’ ROLL do Grupo Rocambole de teatroYmúsica. Com foco na infância e juventude, mas realizado para todas as idades, a montagem cênico musical – textos e direção de Geovane Fermac e direção musical de Vinicius Maganha – estreia dia 10 de junho, domingo, às 14h, no Parque da Aclimação.

Contemplado pela segunda edição do Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, DO SAMBA AO ROCK ‘N’ ROLL, além da sessão no Parque da Aclimação, também fará uma circulação por alguns parques da capital paulista com apresentações no Parque do Carmo (11 de junho, domingo, 14h), Parque Guarapiranga (17 de junho, sábado, 14h), Parque Linear Tiquatira (18 de junho, domingo, 11h) e Parque Augusta (25 de junho, domingo, 14h), entre outros, como os Parques da Independência e Jaraguá, Centro Cultural Vila Formosa e Teatro Flavio Império.

No palco, os atores e músicos Carol Guimaris (flauta e sax), Douglas Alonso (bateria e percussão), Geovane Fermac (baixo), Samira Regina (voz e trombone) e Vinicius Maganha (voz, guitarras e cavaquinho) executam ao vivo 11 músicas originais. O espetáculo conta com orientação artística de Hélio Ziskind (músico e compositor), Fábio Henriquez (ator, cantor e diretor teatral, fundador da Barca dos Corações Partidos) e Maria Eugenia Tita (dançarina e pesquisadora das Danças Brasileiras).

Em DO SAMBA AO ROCK ‘N’ ROLL o “som” e o “silêncio”, elementos base da música, são dois ingredientes responsáveis pelos jogos criados com a plateia durante a apresentação. O elenco do Grupo Rocambole de teatroYmúsica mostra, durante o espetáculo, que é possível fazer música com objetos comuns e até mesmo com o corpo convidando o público presente a “brincar” junto. “A interatividade é o ponto de partida para apresentarmos outros arranjos e possibilidades musicais. Para isso executamos ao vivo diversos ritmos como o Rock, Pop, Forró, Baião, Marcha, Samba, Sertanejo, Tango, Bolero, Valsa, Rap e Funk”, adianta o ator e músico Geovane Fermac.

O ser brincante

A dramaturgia de DO SAMBA AO ROCK ‘N’ ROLL desemboca na diversidade de estilos e gêneros musicais, levantando assim, uma conversa sobre as inúmeras diferenças e o respeito pelas escolhas. “Isso nos permite fazer um paralelo entre a música e a gente e, mesmo que uma música seja diferente, ela não é melhor e nem pior que a outra, ela só é diferente, assim como a gente”, explica o músico Vinicius Maganha.

O espetáculo cênico musical é parte da pesquisa do Grupo Rocambole de teatroYmúsica sobre a criança e o ser brincante. “Buscamos mostrar de forma lúdica os estilos musicais e suas diferenças fazendo um paralelo com as pessoas, que mesmo sendo iguais são diferentes e que o respeito pelo outro é fundamental para um convívio saudável e harmonioso”, pontua Geovane.

Sobre o Grupo Rocambole de teatroYmúsica

Apesar de ser fundado em 2020 como um núcleo de pesquisa em linguagens artísticas com o objetivo de trazer o teatro na sua essência criativa e poética e unir, ou jamais dissociar, a música que é popular e culturalmente do povo, as relações de amizade entre os componentes do coletivo são de longa data.

Em 2006 os caminhos de Vinicius Maganha e Carol Guimaris se cruzam e eles trabalham juntos durante quatro anos na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, na banda Cambaio, um grupo de músicos formado por universitários. Em 2011 é a vez do encontro entre Geovane Fermac e Carol Guimaris, agora na cidade de São Paulo, onde o teatro foi o foco central. O tempo tem dessas coisas. Encontros e desencontros. Acasos e destinos. Mas principalmente o tempo lhe permite escolher. Escolher se quer ir ou ficar. Escolher com quem se quer trabalhar ou quem são seus amigos e parceiros. E foi justamente durante a pandemia (2020), período mais caótico do século, que o tempo proporcionou às amizades dessa história: Geovane Fermac, Carol Guimaris, Vinicius Maganha, Samira Regina e Douglas Alonso a possibilidade de se unir na arte.

Para o Grupo Rocambole de teatroYmúsica, o brincar é fundamental no desenvolvimento do ser. É a partir das brincadeiras que se dá vazão aos movimentos. São as brincadeiras que possibilitam sair do estado de realidade e entrar num estado de imaginação e criação. Rocambole é um misturado de texturas e sabores. É tudo junto e enroladinho. Só provando pra saber.

Serviço:

Do Samba ao Rock ‘n’ Roll

Com o Grupo Rocambole de teatroYmúsica.

45 minutos | Livre | Gratuito.

Dia 10 de junho, sábado, às 14h.

Parque Aclimação – Rua Muniz de Sousa, 1.119 – Aclimação, São Paulo.

Dia 11 de junho, domingo, às 14h.

Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera, São Paulo.

Dia 17 de junho, sábado, às 14h.

Parque Guarapiranga – Av. Guarapiranga, 575 – Parque Guarapiranga, São Paulo.

Dia 18 de junho, domingo, às 11h.

Parque Linear Tiquatira (palco da feirinha) – Av. Governador Carvalho Pinto, s/nº – Vila São Geraldo, São Paulo.

Dia 25 de junho, domingo, às 14h.

Parque Augusta – Rua Augusta, 200 – Consolação, São Paulo.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!