Inscrições abertas: Força Meninas lança curso gratuito online para desenvolver meninas como líderes no combate à crise climática 

A plataforma de conhecimento Força Meninas acaba de lançar uma iniciativa que coloca meninas como agentes de transformação no combate à crise climática sob a perspectiva dos marcadores de gênero.

O curso O Futuro É Agora se destina a meninas de 13 a 17 anos e tem patrocínio da ERM Consultoria em Sustentabilidade. Alinhada aos ODS 5 e 13 da Agenda 2030 da ONU, a ação é voltada para o impacto das crises climáticas no mundo e como potências femininas podem trabalhar em estratégias e soluções para garantir um futuro mais inclusivo e sustentável.

Segundo dados da ONU, o período de 2003 a 2018 foi o mais prejudicado por desastres naturais. Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em países em situação de estresse hídrico, conforme estudo da ONU de 2018, e 4 bilhões de pessoas vivem em áreas que sofrem grave escassez física de água por pelo menos um mês ao ano.

Ministrado por Amanda Costa e Sabrina Cabral, o curso acontece de forma remota e assíncrona, com cinco horas de conteúdo inédito idealizado por elas. Além de atividades, as participantes também terão contato, através de entrevistas, com outras jovens lideranças do país.

Amanda é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Foi reconhecida também como pela Forbes Under 30, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial. Sabrina é uma das jovens transformadoras que foram impactadas pela Força Meninas, como ganhadora do prêmio Juntas Somos a Força de 2020. Hoje é líder socioambiental e criadora do Ruma, um projeto que busca o desenvolvimento de lideranças nordestinas sobre assuntos voltados à cidadania e sustentabilidade.

“A partir do olhar da desigualdade em relação à crise climática, criamos este curso que conecta jovens como potências transformadoras compartilhando suas realidades e histórias. O conteúdo foi elaborado por muitas mãos e o resultado é uma conversa disruptiva e repleta de aprendizados. Nós acreditamos que a inclusão de meninas para propor novas soluções e perspectivas é o caminho para um mundo mais sustentável,” comenta Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.

As convidadas são: Anna Luísa Beserra, fundadora do Safe Drinking Water For All, um sistema de filtragem de água coletada a partir de cisternas; Beatriz Diniz, ativista, artista e representante brasileira de políticas públicas para minorias; Ellen Monielle, criadora de conteúdos didáticos sobre veganismo e movimentos ambientais em suas redes sociais; Hamangai Pataxó, líder indígena engajada em sustentabilidade e mudanças climáticas; e por fim, Maria Isabele Farias, estudante de história conhecida por compartilhar conteúdos sobre história e política de forma acessível na internet.

“A ERM apoia iniciativas como essa pelo propósito genuíno de contribuir com o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável e por acreditar, de fato, que cada ação pode ser transformadora rumo a um futuro que podemos e precisamos construir juntos”, afirma Claudia Valentim, gerente de recursos humanos da ERM Brasil.

As inscrições para a primeira turma do curso O Futuro É Agora devem ser feitas até 20 de junho no site da Força Meninas.

Sobre a Força Meninas
Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de novos horizontes para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 45 mil meninas sensibilizadas em 12 estados e 22 cidades no país.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!