Japan House São Paulo: Confira a programação do projeto #JHSPONLINE

Como parte da programação da Japan House São Paulo apresentada diariamente nas redes sociais oficiais da instituição, o projeto #JHSPONLINE aborda um conteúdo amplo sobre o Japão de hoje e proporciona acesso a informações, atividades e curiosidades sobre o país. Para a quinzena que se inicia em 19 de abril, os assuntos abordados destacam a minissérie sobre como está a cidade a 100 dias dos Jogos Olímpicos, os mangás e a literatura japonesa, além da continuação dos eventos relacionados ao Shodō e o design de embalagens.

Já no dia 24, às 17h, o “Ciclo de Mangá- Japão nos quadrinhos”, abordará as histórias dos mangás sob duas perspectivas: do visual e da representação da cultura nipônica. Na ocasião, será discutido sobre o que é possível conhecer sobre o Japão, como: elementos geográficos, históricos ou culturais, traços cotidianos ou tradicionais, além dos costumes e práticas apresentadas nas histórias.  Entre os títulos abordados estarão: Genshiken, de Kio Shimoku, que conta a história de um grupo de estudantes colegiais unidos por seus hobbies em comum e suas experiências no mundo dos aficionados. Começa com a introdução de Kanji Sasahara, um calouro tímido e inseguro da universidade de Shiou que decide se juntar a um clube que aprecie de verdade o que ele é: um Otaku; e Arakawa Under the Bridge, de Hikaru Nakamura, que conta a jornada do personagem Kou Ichinomiya que possui uma grande dívida com Nino, que salvou sua vida. Nino rejeita todas as ofertas mundanas de dinheiro e pede para Kou ensiná-la sobre o amor. Desta forma, Kou passa a viver debaixo do rio Arakawa, junto com Nino e diversos personagens excêntricos para passar seus conhecimentos.

A iniciativa “JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” reaparece nessa quinzena no dia 27. O convidado desta vez é Fred Gelli, CEO do tátil design, agência que utiliza o “design como ferramenta de articulação multidisciplinar, capaz de compreender as demandas e desejos das pessoas”. Gelli comenta sobre o design das embalagens premiadas pela Japan Package Design Association.

No mesmo dia, às 16h, o evento “Conversas com o Educativo – Ma no Cinema: Pausas e Intervalos”, discute o termo Ma 間, um elemento cultural muito presente no cotidiano nipônico, que pode referir-se ao espaço vazio ou intervalo de tempo. O encontro apresentará exemplos de trechos de obras do cinema, japonês, assim observando como esse elemento está presente na criação artística, revelando outras maneiras de pensar relacionando o tempo e o espaço no cinema.

Encerrando a minissérie, no dia 28 de abril, às 11h, a JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos, traz o terceiro e último episódio, “Metrópole em expansão”, que destaca a Baía de Tóquio, área que concentra a maior parte das instalações esportivas da atual edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que terá a estreia de esportes populares no Brasil, como o skate e surf. O Ariake Urban Sports Park é o lugar onde acontecem os eventos de esportes radicais como Mountain Bike e Skate, que ambos estreiam no programa olímpico nos Jogos de Tóquio. Explorando a ilha de Odaiba, Piti Koshimura passeia pelos principais marcos da região, como a praia artificial e a famosa Rainbow Bridge, uma ponte pênsil que atravessa o norte da Baía de Tóquio, no Japão.

No dia 29, acontece mais uma edição “Clube de Leitura”, agora sobre o livro “Terráqueos, de Sayaka Murata”, em que a narradora se identifica como extraterrestre e narra o seu convívio com os terráqueos, habitantes da Terra. O romance destaca mascotes imaginários, poderes mágicos e jornadas relacionadas à complexidade da sociedade e seus tabus. O convidado desta edição é o escritor Julián Fuks, ganhador do Prêmio Jabuti (2016), na categoria Livro do Ano de Ficção e Melhor Romance, com a obra “A Resistência”. Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, os encontros do clube trazem livros traduzidos diretamente do japonês para o português, ampliando o acesso dos brasileiros a esse universo literário.

Para fechar a programação da segunda quinzena, o encontro online “Conhecendo Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão”, acontece no dia 30 e aborda pontos em torno das embalagens japonesas conhecidas por serem cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade. Serão apresentados alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens. 

 

Confira abaixo a programação completa entre 19/04 a 30/04:  


Artigo: DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa – Usenfūma

Quando:  19 de abril (Segunda-feira)

Onde: Redes sociais da Japan House

A exposição “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”, em cartaz na Japan House São Paulo, traz uma série de mensagens a partir da arte do shodō, desenvolvida pela artista Shoko Kanazawa, conhecida por inspirar e expressar amor e esperança por meio de seus traços expressivos na arte milenar da caligrafia japonesa. No dia 19, a instituição publica artigo sobre os significados e possíveis interpretações da expressão Usenfūma, que traduzido para o português significa “a chuva lava, o vento lapida”.

 

Vídeo: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  20 de abril (Terça-feira)

Onde: Redes sociais da Japan House

 

No dia 20, será exibido o “Vídeo: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” com a participação de Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori, que comenta sobre a exposição ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’, que celebra o design de embalagens premiadas pela Japan Package Design Association.

Artigo: Karate em Tóquio 2020

Quando:  21 de abril (Quarta-feira)

Onde: Redes sociais da Japan House

Em comemoração ao grande evento esportivo que irá ocorrer em Tóquio este ano, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a instituição destaca o artigo, “Karate em Tóquio 2020”, no dia 21. O tópico aborda a estreia desse esporte na competição que será disputado entre homens e mulheres, classificados em três categorias de peso. A disputa acontecerá no Nippon Budokan, ginásio conhecido como o lar das artes marciais japonesas e que preserva sua arquitetura imponente, trazendo lembranças das históricas competições de judô e datas importantes que ali ocorreram. 

Vídeo: #JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos – “Episódio 2 – Entre o antigo e o moderno”

Quando:  21 de abril (Quarta-feira), às 11h

Onde: YouTube da Japan House São Paulo

No mesmo dia, às 11h, a minissérie #JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos destaca o vídeo “Entre o antigo e o moderno”, que exibe um tour feito pela Piti Koshimura, produtora de conteúdo e autora do blog Peach no Japão, junto com a guia turística Meg Yamagute, onde passeiam por locais importantes no contexto dos Jogos. Entre eles, Nippon Budokan, palco da estreia do judô no programa olímpico durante a edição de 1964; o Palácio Imperial que é a residência oficial do imperador do país; a Estação de Tóquio, dos famosos shinkansen, os trens-bala japoneses que fizeram sua estreia pouco antes dos Jogos Olímpicos de 1964; e o Fórum Internacional de Tóquio, local que recebe as provas de levantamento de peso deste ano. Além disso, Piti apresenta a região onde estão localizados a Vila dos Atletas, o Centro de Mídia e traz os aspectos urbanos dos icônicos bairros de Yurakucho e Ginza.

 

Evento: Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa

Quando:  23 de abril (Sexta-feira), às 17h

Onde:  Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/KanazawaOn

No dia 23, às 17h, a área do Educativo da instituição promove a conversa “Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”. A caligrafia japonesa – que representa a prática disciplinar e visa dar vazão às emoções por meio da escrita – ganha ainda mais destaque pelas mãos da artista Shoko Kanazawa, que desde pequena transmite suas mensagens de amor e esperança por meio de suas obras. A participação independe da visita à exposição e o encontro online discute sobre a expressão dos ideogramas japoneses sob o olhar da artista.

Evento: Ciclo de Mangá- Japão nos quadrinhos

Quando:  24 de abril (Sábado), às 17h

Onde:  Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/CicloManga

 

Vídeo: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  27 de abril (Terça-feira)

Onde: Redes sociais Japan House

 

Evento: Conversas com o Educativo – Ma no Cinema: Pausas e Intervalos

Quando:  27 de abril (Terça-feira), às 16h

Onde:  Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/MaNoCinema

 

JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos / Episódio 3 – Metrópole em expansão

Quando:  28 de abril (Quarta-feira), às 11h

Onde:  YouTube da Japan House São Paulo

Evento: Clube de Leitura – Terráqueos, de Sayaka Murata

Quando:  29 de abril (Quinta-feira)

Onde: Zoom

Inscrições obrigatórias: bit.ly/3qgUSYq

Evento: Conhecendo Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  30 de abril (Sexta-feira), às 17h

Onde: Zoom

Link de acesso: http://bit.ly/EmbalagensOn

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   

Site: https://www.japanhousesp.com.br  

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

  

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.  

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!