No Dia da Terra, Programa Clorofila celebra a natureza com atividades educativas virtuais de preservação socioambiental

A comemoração do Dia da Terra, em 22 de abril, reforça a mensagem global de como é importante proteger o meio ambiente para garantir um mundo melhor para as próximas gerações. Pensando no hoje, em atividades práticas, na coletividade e em como instigar novos hábitos, é que o Programa Clorofila de Educação Ambiental promove a “EcoGincana Clorofila” online para engajar jovens e crianças na adoção dos novos hábitos mais sustentáveis e mais saudáveis, tudo com muita diversão.

“Estamos jogando luz sobre a importância de promover o hábito de pesquisar e inserir as práticas sustentáveis no dia a dia dos pequenos. Aliamo-nos às escolas da região para adaptar a rotina do ano letivo para dentro da casa dos estudantes”, destaca Beatriz Almeida, diretora-adjunta de Marketing da Sobloco, empresa responsável pelo programa. “Depois de ensinar e incentivar os jovens a cultivarem hortas em suas casas, lançamos agora a EcoGincana com uma proposta de torná-los grandes protagonistas em seus ambientes domésticos na adoção de hábitos mais conscientes e sustentáveis. Consumo consciente, desperdício, separação de lixo, alimentação saudável são alguns dos temas dos desafios que foram criados no ambiente digital para unir mentes a favor da natureza”, revela Beatriz.

A história do Clorofila, no entanto, não se retém apenas a essa programação especial. Em Bertioga (SP), o Programa Clorofila de Educação Ambiental completa 29 anos de atividades ininterruptas. A Eco Gincana, por exemplo, é mais um resultado desse esforço e encontra seu público nas escolas da rede pública e particular da cidade, visando promover a educação ambiental dentro dos lares dos alunos.

Todas as atividades da gincana foram pensadas para permitir a prática de atividades dentro de casa, de maneira educativa e, ao mesmo tempo, divertida. São vários tipos de desafios, dentre eles: monitore o consumo de água em casa, separe o lixo, cozinhe e alimente-se saudavelmente, troque ou doe e outras. A programação leva em conta as restrições da pandemia.

Para elaborar a programação, o Clorofila usou da preocupação com a Terra para refletir o papel dos educadores e como engajar os alunos, as escolas parceiras e criar novos influenciadores com consciência sobre preservação ambiental. “Migrar para o ambiente virtual foi a saída encontrada”, explica a educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila, Cristina Peres. “As escolas parceiras continuam vinculadas aos conceitos e às práticas, por meio de atividades online de fácil acesso. Isso fortalece a troca entre alunos e professores”, finaliza.

Como participar

O Programa propõe a cada semana um desfio diferente. Cada professor ou coordenador pedagógico que quiser aderir à Eco Gincana repassa para uma classe de alunos o desafio da semana e recebe deles o material que comprove o cumprimento da tarefa, em forma de fotos, vídeos ou relatos, dependendo do caso. Ao final de um mês, os educadores repassam os materiais dos alunos ao Programa Clorofila. Se é aluno, pergunte da Eco Gincana para o seu professor.

Rosana Parada, coordenadora pedagógica e chefe da divisão de acompanhamento e avaliação da secretaria de educação de Bertioga, adorou a proposta. “A EcoGincana é um excelente material, com temas relevantes, apresentado de maneira lúdica, com desafios a cumprir. O 2º desafio, por exemplo, é superinteressante pois foca no ‘lixo que não é lixo’, incentivando as trocas do que não precisamos mais, a higienização das embalagens e por fim uma produção textual. E por ser um game, onde precisam passar de fase, torna o recurso pedagógico de fácil acesso e compreensão. Estimula a construção do conhecimento e possibilita ao professor um acompanhamento da aprendizagem dos alunos”.

Importante lembrar que a EcoGincana não é uma atividade curricular. “Dependemos da motivação do professor em propor os desafios aos alunos. Nos surpreendemos com a receptividade, atualmente estamos com mais de 200 alunos participando ativamente da gincana”, ressalta Beatriz Almeida.

Sobre o Clorofila

O Clorofila destaca-se pela diversidade das frentes de trabalho, que compreendem a produção e manejo de hortas nas escolas, culinária saudável, cursos para jovens, plantios, oficinas de reciclagem, Prêmio Atitude Ambiental e outras. A aposta é que o professor é o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público que o programa espera formar. Ao longo desses 29 anos, o Programa envolveu diretamente mais de 20 mil alunos, de 25 escolas, dentre estaduais, municipais e privadas, em suas diversas atividades.

Desafio da primeira semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-desafio-1-web/full-view.html

Desafio da segunda semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-2_lixo_b/full-view.html

Desafio da terceira semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-3_lixo_b/full-view.html

Desafio da quarta semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-4_meu-corpo-web/full-view.html

Desafio da quinta semana:

http://www.flipsnack.com/sobloco/eco-gincana-2021_n-5_comer-comer-_1/full-view.html

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!