As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, estão com uma agenda diversa para o mês de outubro, com atividades voltadas para a moda, literatura e cultura popular. Confira alguns destaques.
O Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, localizado na unidade Jardim São Luís, recebe o estilista Brabo para uma Oficina de Moda criativa, dia 5, quinta-feira, a partir das 18h30. A marca Brabo br trabalha com peças de roupas e materiais têxteis que seriam descartados, a partir do upcycling e customizações, criando peças únicas e com identidade. Artistas como Ludmilla, Pocah e Ajuliacosta já vestiram as produções da marca.
No sábado, 7, às 11h, a Fábrica de Cultura Brasilândia promove a Oficina de Samba para crianças. A atividade será ministrada pelo bailarino e coreógrafo Diego Nery, passista da escola de samba Mocidade Unida da Mooca. Apresentando detalhes sobre os fundamentos do samba e dos instrumentos de percussão por meio da dança e da música.
Já no domingo, 8, o projeto Da Ponte pro Roots, iniciativa que promove a música e arte nordestina por meio do forró pé de serra, aulas de dança e histórias das tradições nordestinas nas periferias, estará na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. O projeto irá celebrar o Dia do Nordestino (8/10) com uma programação especial com dança e música das 19h às 22h.
A Fábrica de Cultura Diadema recebe o Bloco Eureca do Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR) de São Bernardo do Campo para uma apresentação que mescla os elementos do Carnaval com a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. O encontro inicia a partir das 14h do dia 11, quarta-feira.
Também na quarta, 11, mas na Fábrica de Cultura Brasilândia, às 14h30, o público poderá se divertir com uma Roda de Samba organizada pela equipe de biblioteca para a história do Samba e do Choro através do Mestre Pixinguinha. Os participantes terão a oportunidade de confeccionar os próprios instrumentos com materiais recicláveis. Quem quiser produzir a própria pipa não pode deixar de participar da Oficina de Pipa organizada pela equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Osasco no dia 13, sexta-feira, às 14h30.
No dia 14, sábado, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe o espetáculo Caminho da Saracura, da Trupe Baião de 2, que coloca em cena quatro artistas para desenterrar o rio Saracura, o qual existia no Bixiga, e a memória do Quilombo Saracura (parte formado por pessoas escravizadas) que foi invisibilizado junto ao córrego. Os artistas criaram movimentos, vocabulário e musicalidade próprios para trazer à tona seus corpos d’água, corpos ave e corpos urbanos, em um o cortejo que tem momentos acrobáticos nas pernas de pau, de denúncia e humor. A apresentação será na Arena de Circo a convite do FOLIA, curso de formação livre e desenvolvimento em artes circenses do programa Fábricas de Cultura com sede na unidade.
A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã realiza no dia 17, terça-feira, às 14h, a atividade Libras: um primeiro contato, por meio de um jogo da memória e a obra Livro de Libras: no caminho rumo à inclusão. Os participantes serão convidados a refletir sobre a importância desta língua como ferramenta de inclusão social.
Os interessados na cultura nordestina não podem deixar de participar da Oficina Ciclogravura no dia 19, quinta-feira, às 14h, na Fábrica de Cultura Brasilândia. A equipe de biblioteca ensinará mais sobre essa técnica utilizada em algumas regiões do Nordeste, que faz uso de areia para construir camadas e texturas em garrafas e recipientes, resultando em figuras e paisagens impressionantes.
Na sexta-feira, 20, o Coletivo Baque CT, em parceria com Fábrica de Cultura Osasco, leva para o CRAS Jardim Munhoz o espetáculo musical Brincando no Nordeste, que promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste, ao som de ritmos como ciranda, cacuriá, samba-de-coco e bumba-meu-boi, manifestações culturais que são patrimônios imateriais do Brasil. A apresentação será às 14h.
E o Dia das Bruxas irá agitar a Fábrica de Cultura Capão Redondo com a 8ª edição do Baile de Terror que ocorrerá no sábado, 21, das 18h às 21h. Dentre as atrações confirmadas no evento estão a discotecagem e performance do DJ John, que cresceu na região, mestre de cerimônia com MINA VNT e um concurso de fantasias.
Ainda no Capão Redondo, a equipe de biblioteca realiza a atividade Dor e Cultura, onde será apresentado ao público o zine Triângulo de Ouro, projeto do design, poeta, agitador cultural e organizador do Slam Capão Leo Aguiar. A obra apresenta a história e artistas do Capão Redondo, Jardim São Luís e Jardim Ângela, regiões que já foram conhecidas como “Triângulo da Morte” devido a violência. Após o contato com a obra, o público poderá desenhar e pintar os artistas que conheceram a partir da leitura. A atividade acontece no dia 25, quarta-feira, às 14h30.
E a agenda do mês termina com duas oficinas: no dia 26, quinta-feira, às 15h, quem quiser fazer um rolê de carrinho de rolimã econstruir o próprio, encontrará os materiais necessários na Fábrica de Cultura Jaçanã para desenvolvê-lo e personalizá-lo com estêncil e tinta spray; e na sexta-feira, 27, às 14h, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema ensinará a criar novas histórias em tirinhas a partir de recortes de gibis.
Para conhecer a programação completa das Fábricas de Cultura, acesse o site do programa.
SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
Performance
OFICINA DE SAMBA PARA CRIANÇA
7/10, sábado, 11h às 13h | 6 a 15 anos | Presencial na unidade
Artes Visuais
CICLOGRAVURA COM EQUIPE BIBLIOTECA
19/10, quinta-feira, das 14h às 16h | maiores de 7 anos | Presencial na unidade.
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Performance
8º BAILE DE TERROR COM DJ JOHN + CONCURSO DE FANTASIAS E APRESENTAÇÃO DE MINA VNT
21/10, sábado, das 18h às 21h | acima de 14 anos | Presencial na unidade
Cultura Geral
DOR & CULTURA: TRIÂNGULO DE OURO COM EQUIPE DE BIBLIOTECA
25/10, quarta-feira, 14h30 às 15h30 | maiores de 12 anos | Presencial na unidade
Fábrica de Cultura Diadema
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180
Música
BLOCO EURECA NA FÁBRICA DE CULTURA
Com Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo
11/10, quarta-feira, das 14h às 16h | Livre | Presencial na unidade
Artes Visuais
TCHABUM! CRIE SUA HISTÓRIA E SEU PRÓPRIO GIBI COM EQUIPE BIBLIOTECA
27/10, sexta-feira, 14h às 16h | Livre | Presencial na unidade
Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Cultura Geral
LIBRAS: UM PRIMEIRO CONTATO COM EQUIPE BIBLIOTECA
17/10, terça-feira, das 14h às 15h | Livre | Presencial na unidade
Cultura Geral
ROLEZINHO DE ROLIMÃ
26/10, quinta-feira, às 15h | Livre | Presencial na unidade.
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Núcleo de Moda
MODA CRIATIVA COM BRABO BR
5/10, quinta-feira. das 18h30 às 21h30 | Livre | Presencial na unidade
Dança
DA PONTE PRO ROOTS [DIA DO NORDESTINO]
08/10, domingo, das 19h às 22h | Livre | Presencial na unidade
Fábrica de Cultura Osasco
Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Artes Visuais
OFICINA DE PIPA COM EQUIPE BIBLIOTECA
13/10, sexta-feira, das 14h30 às 15h30 | maiores de 8 anos | Presencial na unidade
Cultura Tradicional
BRINCANDO NO NORDESTE COM BAQUE CT
20/10, sexta-feira, das 14h às 15h | maiores de 6 anos
Local: CRAS Jardim Munhoz – Rua Vereador Sadamitu Omosako, 112 – Munhoz Junior – Osasco/SP
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
Artes Visuais
RODA DE SAMBA: DO CHORO AO PARTIDO-ALTO ATRAVÉS DO MESTRE PIXINGUINHA COM EQUIPE BIBLIOTECA
11/10, quarta-feira, das 14h30 às 15h30 | maiores de 8 anos | Presencial na unidade
Folia
CAMINHO DA SARACURA
14/10, sábado, às 17h | Livre | Presencial na Lona de Circo da unidade
——
Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h
Domingos, das 12h às 17h
*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.
Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos.
*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
——
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.